1 de outubro de 2009

Francesinhas do Porto

Esta semana tive a oportunidade de conhecer a cidade do Porto em Portugal. O Porto é uma cidade incrível, que mantém uma relação forte com o rio chamado Douro que banha toda a cidade. Estou me sentindo um grande traidor após esta viagem, pois acho que gostei mais do Porto do que da minha Lisboa, mas peço que ninguém espalhe esta confissão. As variedades gastronômicas são imensas por lá, seus azeites, as azeitonas, frutos do mar, seus vinhos do Porto, que são incríveis e terão uma postagem especial, pois tive a oportunidade de fazer uma degustação em um Cave e aprender sobre os mistérios deste vinho tão conhecido e tão saboroso.

Mas hoje quero escrever sobre a Francesinha, uma deliciosa comida tipicamente do Porto.

Saí de Lisboa com a idéia fixa de experimentar esta comida típica do Porto, mas não tinha a menor idéia de como ela era realmente. Eu tinha procurado me informar e principalmente havia tido recomendações de um amigo português nascido na cidade do Porto que eu não poderia ir lá sem comer a Francesinha. Foi uma grata surpresa comer a Francesinha, é realmente uma delicia!

Existe uma grande oferta de Francesinha nos restaurante, praticamente todos que passei pela frente oferecem este prato. Fui obrigado, por conta de melhor poder informar a vocês meus leitores, comer duas vezes este prato, para tirar a prova dos nove. Apresento as duas variações das Francesinhas que experimentei.

Pensem em um grande sanduíche: pão de forma com presunto, queijo, bife, dois tipos de lingüiça (uma forte e outra mais suave) fechada com outra fatia de pão. Por cima de tudo quatro fatias de queijo formando um pacotinho, e para finalizar um ovo frito por cima de tudo. Tudo coberto com um molho muito picante de piri-piri (molho típico português feito com pimenta malagueta). E ainda acompanha batatas fritas.

A outra era parecida, mas melhor da que comi pela primeira vez. Mesmo princípio: pão de forma, presunto, queijo, bife, duas fatias finas de paio picante, e os dois tipos de lingüiças, mas nesta o ovo frito vinha dentro do pacotinho de queijo. Nesta Francesinha o molho era mais suave, mas com pimenta também. Também acompanhava batatas fritas.

Este prato pode parecer uma bomba nuclear (segundo meu amigo e companheiro de viagem Maro). Mas é o contrário, pois os sabores dos ingredientes se harmonizam dando um toque magistral entre si. Uma verdadeira delícia!

Quem tiver a oportunidade de conhecer a cidade do Porto não pode sair de lá sem comer esta maravilha da Francesinha.

Ah, as piadinhas em comer a Francesinha guardem para vocês hehehehe!!!!!

Uma ótima quinta-feira!

3 comentários:

Unknown disse...

Era muito melhor do que podíamos imaginar...só de ver as fotos já fiquei com água na boca!!! Lembra do gosto???
Beijos e te amo meu marido sanduíche!!

Unknown disse...

Leonardo,

Estou indo para Porto e gostaria de saber onde posso comer esse prato.

Você lembra o nome ou endereço?

Obrigada.

Teresa disse...

Realmente, a Francesinha é um arraso nos sabores. Passei o dia a caminhar em Porto e ela deu um verdadeiro nocaute na minha fome.