19 de outubro de 2009

Camarão para Angélica



Na última quarta-feira recebi uma convocatória para cozinhar na despedida de uma grande amiga que fizemos aqui em Lisboa a Angélica. O jantar iria se realizar na casa de um outro amigão nosso o Walter que mora aqui em Portugal em Amadora Este, uma cidadezinha vizinha a Lisboa. O jantar seria para umas dez pessoas, logo fiquei imaginando qual seria o melhor cardápio, o mais saboroso e simples possível.

Como o grupo que iria se reunir para a despedida da Angélica era muito bom de garfo, resolvia apresentar um jantar com uma pequena entrada e um prato principal. De entrada servi cogumelos recheados com camenbert e camarão, e de prato principal servi um macarrão com molho de camarão.

Assim conseguiria fazer uma harmonia de sabores relacionando-os entre si, na entrada e no prato principal. Posso dizer que foi um grande sucesso o jantar. O melhor dos jantares é poder compartilhar com pessoas legais o espírito que a cozinha proporciona. Estar em torno do fogão contando histórias, trocando informações de viagem, de novas culturas, isso é muito bom e enriquecedor. Mas onde estava a Angélica e o Geraldo no momento da foto? Estavam perdidos em Amadora Este...hehehe.

As despedidas são sempre triste, pois são pessoas que gostamos, que criamos vínculos, que estão partindo. E em especial a Angélica que foi uma das pessoas que me incentivou a criar o blog, por isso hoje escrevo em homenagem a esta amiga. Mas o jantar não foi nada triste viu, foi muito alto astral, com pessoas muito alegres.

Bem mas voltando à receita... na tarefa de realizar o jantar fui ousado, pois existem alguns pratos que corremos riscos em fazer para um grande número de pessoas. O macarrão é um deles, pois ele tem seus segredo para que não fique passado, eu particularmente detesto macarrão passado, para mim tem que ser servido mais que “ao dente”. Mas felizmente teu tudo certo no jantar.

O Molho... para termos um molho a altura de um macarrão os ingredientes tem que ser de qualidade, por isso busquei trabalhar com tomates pelados italianos e camarão fresquinho.

E para nossa entrada utilizei o melhor creme de camenbert que o mercado pode oferecer e claro um camarão grande, graúdo o chamado VG (Verdadeiramente Grande).

Então chega de rodeios e vamos à receita.

Entrada:

Cogumelos Paris graúdos

Camarão grande

Creme de camembert

Azeite

Sal

Pimenta do reino

Limão

Lavar os cogumelos e retirar o miolo. Lavar os camarões adicionar um suco de limão, sal e pimenta do reino e deixar marinar por 10 minutos no máximo. Depois colocar o creme de camenbert dentro dos cogumelos e adicionar o camarão por cima dos cogumelos. Para finalizar colocar mais um pouquinho de creme de camenbert por cima dos camarões e regue com um fio de azeite. Leve ao forno por cerca de 15 minutos.

Prato principal

Macarrão de sua preferência

3 Latas de tomate pelado italiano

500g Camarão

1 dente alho

1 cebola média

Sal a gosto

Suco de 1 Limão

Pimenta do reino a gosto

Água fervente

Preparo do Molho

Lavar bem o camarão, depois preparar um marinado com limão, sal, pimenta do reino e deixar por no máximo 10 minutos neste preparo. Depois faça um refogado com a cebola e o alho, após coloque as latas de tomate pelado e deixe aprimorar o molho, vá regando com água fervente para que não seque. Quando o molho já estiver pronto adicione os camarões e deixe aproximadamente 15 minutos para que possam cozinhar e está pronto.

Nenhum comentário: