30 de outubro de 2009

Despedida do Walter: Uma viagem de Portugal à Itália para um uruguaio que regressa ao Brasil!

Como gremista e um grande admirador de churrasco me sinto parte da república cisplatina, ou seja, um pouco uruguaio. Então porque não prestar uma homenagem a um amigo brasuguaio? Mais um amigo se foi, depois da Angélica uma querida amiga que fizemos aqui em Lisboa, agora chegou a vez do nosso amigo Walter retornar ao Brasil. Na última terça-feira dia 27 de Outubro os anfitriões do jantar de despedida do Walter foram o Maurício e a Andressa, que nos proporcionaram uma gastronomia intensa e saborosa.

Nossa aventura gastronômica tem início com uma sardinha feita na panela de pressão, incrível o sabor que estas sardinhas ficaram. As sardinhas são feitas em panela de pressão com cebola bem picadinha, tomate, alho, um copo de azeite, um copo de vinagre e um copo de vinho. Uma delícia para ser saboreada com um bom vinho tinto e os famosos pães portugueses. Não satisfeitos o casal proporcionou uma bela polenta recheada com queijo e um molho combinado de carnes: vaca, porco e chouriço. Mas não pensem que polenta é um prato fácil de ser feito, pois requer um tempo de 40 minutos para que ela fique perfeita, assim com ficou, e um desprendimento físico incrível.

A polenta ficou um creme, macia e saborosa, com o molho combinando perfeitamente com ela. Posso dizer que foi uma noite internacional (não sei porque, mas não gosto desta palavra, mas tudo bem), pois a despedida era para o Walter que é uruguaio, a comida tinha entrada de sardinhas - nada mais português - e o prato principal era polenta – para brasileiros e sulistas nada mais italiano. E para completar o cardápio havia uma deliciosa torta (tarte para os portugueses) de nozes, uma coisa de louco, maravilhosa!




Foi realmente uma noite ótima! Pena que o Walter já regressou ao Brasil, e deve estar rumo à Pelotas, sua nova morada (claro que durante toda a noite não foram esquecidas as piadinhas sobre Pelotas). O Walter não vai escapar de ser nosso guia gastronômico no Uruguai, pois irei cobrar sem dó uma parrilla com tudo que se tem direito. Vamos sentir muito a falta do Walter, pois ele é um grande amigo que fizemos aqui em Lisboa. Um grande parceiro para passeios, para comer e bater papo, uma pessoa muito especial! Bem posso fechar este post dizendo que a comida foi ótima, as companhias melhores ainda e o que fica são as amizades consolidadas.



Amanhã a descrição da nossa maior orgia gastronômica em Portugal (e olha que a semana foi intensa)! Um abraço a todos!

Nenhum comentário: