22 de outubro de 2009

Lombo de Pescada com purê de cebolas e salada de grãos e cogumelos!

Gostaria de começar esta postagem explicando porque não tenho escrito tão seguido como antes. Primeiro é que estou correndo como nunca aqui em Lisboa, fazendo pesquisa como sociólogo e minha mais recente faceta profissional que é de divulgador cultural, pois já divulguei o show do Seu Jorge e agora da Gal Costa. Com tudo isso tenho andado com o tempo apertadinho hehehe! Mas como diria o ditado popular “saco vazio não para em pé”. Tenho feito minhas criações gastronômicas mesmo assim. O prato que vou apresentar hoje foi uma criação 100% minha. Como diria o Didi dos Trapalhões: “Ai que meda”! Mas podem confiar ficou uma delícia.

Bem como todo cientista maluco, cheguei na frente da geladeira e pensei o que posso fazer de almoço de domingo (como todo “chinelão” só se come bem no domingo claro). Eu tinha uma caixinha de lombo de pescada, cebolas e um vinho moscatel que havia ganhado no Porto em um restaurante (uma longa história que depois conto). Como posso fazer um prato com esses ingredientes? Simples, deveria pegar os lombos e colocar em uma vasilha com limão, sal e pimenta do reino, e pensei vou deixar uns 15 minutos aqui. Agora deveria aquecer um frigideira com manteiga (hum que cheirinho bom de manteiga) e grelhar os lombos. Nossa, estava meio caminho percorrido nessa longa estrada gastronômica (mas que brega, dava uma música sertaneja). Grelhei os lombos, mas e agora deu o desespero, com que molho iria servir o peixe. Cortei uma cebola grande muito bem picadinha, coloquei na frigideira que havia grelhado o peixe e comecei a dourar as cebolas, adicionei o marinado do peixe e para finalizar um cálice de vinho moscatel. Deixei reduzir até a cebola virar um purê encorpado, equilibrei o sal e pronto, era só colocar por cima do peixe.

Mas o mais difícil seria o acompanhamento! Cheguei na dispensa aqui de casa e olhei uma lata de cogumelos e um vidro de grão. Peguei uma saladeira e coloquei o cogumelo, depois lavei o grão de bico em água corrente para tirar o gosto destes grãos em vidro. Juntei o grão ao cogumelo, acrescentei azeite, vinagre, sal e pimenta do reino. Prontinho, nossa que difícil!!

Bom uma ótima quinta-feira a todos.

Fui!

Nenhum comentário: