18 de setembro de 2009

Bacalhau em Portugal!

Quando se pensa em alguma comida tipicamente portuguesa no que você imagina? Claro o famoso e saboroso e delicioso bacalhau! Não me canso de escrever sobre este prato, nem do comer também. Existem muitos tipos de pratos com este peixe seco com aspecto estranho e com um perfume que não é lá muito agradável, mas para completar o bacalhau envolve grandes mistérios em sua existência. O mais clássico é: Alguém já viu cabeça de bacalhau? Todos juntos em coro diriam que não! Mas se existe bochecha de bacalhau é porque saiu da cabeça certo? Certíssimo, pois a bochecha do bacalhau é uma das partes mais saborosas e caras do bacalhau, logo é uma iguaria requintada que poucas pessoas conhecem, mas que se encontra em supermercados aqui.

Umas das especialidades dos portugueses é o Bacalhau a Braz, uma harmonia perfeita entre os seus ingredientes contemplando o sabor com a simplicidade. São iscas de bacalhau envolto em cebola bem fritinha e com um sabor adocicado, misturado a ovos batidos e uma porção de batatas fritas, finalizando com azeite de oliva e azeitonas pretas hummmmm!!!!! Uma delícia de prato.

Um outro prato clássico é o bacalhau à moda do Porto, esse sim a majestade o imperador, o rei dos pratos portugueses, imaginem um lombo de bacalhau grande e bem branquinho, assado no forno ou grelhado no carvão, este meu preferido claro, coberto com muito azeite de oliva cebolas assadas e batatinhas igualmente assadas.


Existem ainda diversos pratos feitos com o bacalhau como o com natas, que é o preferido da Marina. Este infelizmente não detenho fotos, mas não será uma tarefa difícil consegui-las hehehehe! É um bacalhau desfiado temperado com cebola, alho e misturado com nata e levado ao forno até gratinar por completo. Existe ainda o bacalhau espiritual com cenoura, o bacalhau com espinafre etc, etc, etc, etc, etc, etc e tal!!!!!!

A partir do próximo domingo dia 20 chegará a Lisboa a grande malta do Brasil. Malta aqui em Portugal significa “galera” hehehe!A malta que vai chegar começa pelo meu irmão Xandi e minha cunhada Carla, meu grande amigo Maroca (para reforçar a embaixada gremista na Europa) e sua esposa Michele. Na terça-feira a malta fica completa com meus padrinhos Lula e Mirian. Lisboa vai tremer!!!! Vai ser ótimo ter todos conhecendo um pouquinho de onde moro e matando a saudade, além de comendo todos esses tipos de bacalhau que descrevi.

Por motivos de força maior estarei junto a eles pesquisando mais profundamente os sabores portugueses. Isto significa que provavelmente não irei postar meus escritos diariamente, mas será por uma boa causa.


Um ótimo final de semana a todos!



Nenhum comentário: