14 de agosto de 2009

Risoto de cogumelos e aspargos


Lá vem ele novamente apresentando uma receita de cogumelo, mas que falta de criatividade! Que nada, é que os cogumelos em Portugal são realmente muito baratos e como tenho predileção por coisas baratas e boas, então lá vai mais uma historinha acompanhada de uma receita.

Existe um supermercado chamado Pingo doce aqui em Lisboa, todo o mês eles disponibilizam um encarte de algum tipo de receita. Claro que estou fazendo uma coleção de receitas, inclusive acho que terei que levar uma mala só de receitas para o Brasil em meu regresso. Estou tentando aos poucos, com certo sacrifício dar conta de realizar todas as receitas que recolho no supermercado, mas não é uma tarefa lá muito fácil, hehehe. Mas a receita que vou apresentar é uma variação desta receita do Pingo doce, quando a realizei tentei manter a essência, mas baratear o custo. Somente peguei a idéia da receita do Pingo doce, então não posso ser acusado de plágio de receita, faço a citação corretamente da origem da idéia, nossa isso realmente é vício de escrita cientifica hehehe.

Existem diversos tipos de cogumelos a disposição aqui, o cogumelo Paris, cogumelo Pleutotos e os cogumelos Portubello. Utilizarei o cogumelo Paris nesta receita, pois é o mais barato e mais comum.

Para que um risoto fique realmente bom deve-se comprar um arroz de boa qualidade, eu utilizo um arroz chamado carnaroli que tem uma grande quantidade de amido, fundamental para fazer um bom risoto. Um outro elemento fundamental para o risoto é o vinho, que só para variar, é muito barato também aqui em Portugal. Normalmente se utiliza vinho branco em risotos, mas eu adoro fazer novas experimentações e utilizei o vinho do Porto que deu um toque adocicado a esta receita. Fundamental é a verificação do sal neste caso, pois o vinho do Porto é doce.

E para finalizar o prato se utiliza aspargos que dá um sabor todo especial ao risoto.

Receita:

1 lata de aspargos

1 cebola pequena

1 dente de alho

1 litro de caldo de legumes fervendo. (normalmente utilizo uma cebola e um dente de alho para fazer o caldo)

200g de cogumelo Paris (que é o cogumelo mais comum, mas você pode utilizar uma variedade maior de cogumelos, certamente irá ficar delicioso)

1 xícara de arroz para risoto (esta é uma medida para duas pessoas)

1 cálice de vinho de sua preferência (eu utilizo vinho do porto, pois dá um ar adocicado para o prato)

20g de manteiga

40g de queijo parmesão

Sal a gosto.

Modo do preparo.

Refogue a cebola o alho e os cogumelos, acrescente o arroz. Frite tudo por cerca de 5 minutos. Adicione o cálice de vinho de sua preferência e mexa sem parar, vá colocando aos poucos o caldo de legumes, mas não esqueça de sempre mexer o risoto, pois este processo faz com que o arroz libere amido, que dará a consistência cremosa ao seu risoto. Após cerca de 20 minutos de cozedura, desligue o fogo, adicione os aspargos picados a manteiga e o queijo parmesão. Deixe descansar por aproximadamente 5 minutos e sirva.

2 comentários:

Unknown disse...

Nardo... to adorando a ideia do blog!! Principalmente as receitas... continua postando essas delicias... bj

Unknown disse...

volta logo!