5 de outubro de 2009

OURO DE PORTUGAL: O VINHO DO PORTO

Um dos vinhos mais elegantes e mais famosos de Portugal é o vinho do Porto. Tivemos a oportunidade de fazer uma visita guiada em um das caves mais conhecidas da cidade do Porto a de Adriano Ramos Pinto. Fundada em 1880 foi o primeiro vinho a ser exportado para fora de Portugal, se estabelecendo no Brasil e depois por toda América do Sul. Eu, Marina, Xandi, Carla, Maro e Michele, fizemos uma visita de aproximadamente 30 minutos com direito a degustação dos principais vinhos produzidos pela Ramos Pinto.

Ali podemos conhecer as diferenças entre os vinhos do Porto e suas especificidades. Os vinhos do Porto variam entre Branco: Dry White este o vinho seco, White este mais doce, mas entre os brancos o mais doce é o Lágrima. O vinhos do Porto tinto divide-se entre duas uvas o Tawny tem idade de aproximadamente 3 anos com cor vermelha e tons alaranjados. Esta variedade de vinho do Porto tem outros tempos de maturação variando de 10 a 30 anos. O mais conhecido dos Brasileiros e mais consumido é o vinho do Porto Rubi que tem 3 anos de maturação em barris, e depois envelhece na garrafa.

Uma das características dos vinhos do Porto tinto é o tempo de envelhecimento, quanto mais envelhecido mais claro ficam suas características, processo inverso ao vinho branco do Porto que escurece ao longo dos anos.

Podemos conhecer também como são plantadas as uvas nos montes que são banhados pelo Rio Douro, que serve de irrigador para as plantações. O processo de plantação e colheita são todos manuais, ou seja, não existe mecanização neste processo.

Esta visita foi paga, pois conhecemos a cave, o museu, e tivemos a degustação, mas quem tiver interesse pode fazer degustações gratuitas em diversas vinícolas que estão situadas na cidade de Gaia, no outro lado do Rio Douro. Recomendo a todos que tiverem a oportunidade de conhecer a cidade do Porto a realizar este passeio.

Para quem quiser explorar mais informações sobre o vinho do Porto da Ramos Pinto podem acessar o site: http://www.ramospinto.pt/

Uma ótima semana a todos!!

Um comentário:

Unknown disse...

Viva o vinho do Porto!!!!