8 de outubro de 2009

Bacalhau Grelhado na Brasa!

No último dia 20 Setembro tive o privilégio de receber meu irmão Alexandre e minha cunhada Carla, meus dindos Lula e Mirian, e meus amigos Maro e Michele. Sem dó e nem piedade coloquei uma meta para receber eles, a de dar um “fartão” de bacalhau nessa turma. Claro que não tive êxito, pois quem toma fartão de bacalhau? Eu que já estou a quase nove meses em Portugal não tive essa capacidade, nem terei podem acreditar, nunca ficarei farto deste peixinho.

Nossa maratona começa no dia 20 de Setembro, eu, Marina, Xandi, Carla, Maro e Michele rumamos em uma só direção. Levei-os ao “João do Grão” um dos restaurantes mais conhecidos e renomados da cidade de Lisboa. Só que tinha uma tarefa dura a ser realizada, apresentar o bacalhau ao Maro, pois meu grande amigo nunca havia ficado frente a frente com um bacalhau, seria sua “desvirginação” perante este peixe, seu primeiro ato junto ao sagrado bacalhau. Minha primeira meta havia sido atingida com êxito, pois o Maroca gostou do bacalhau. Bem minha segunda meta era deixar meu irmão enlouquecido com todas as variedades de bacalhau que a ementa nos apresentava, confundi-lo, deixa-lo realmente desnorteado, pois conheço seu potencial gastronômico. Olhem meus leitores o que posso falar neste primeiro momento foi que realmente o derrubei com as variedades que o João do Grão nos proporciona. Mas apesar das inúmeras variedades fizemos uma opção pelo bacalhau grelhado na brasa, uma das coisas mais deliciosas que já comi.

O prato era composto por um lombo de bacalhau graúdo que se desfazia em laminas grossas e muito branquinhas, grão de bico e batatas ao murro, muito azeite, muito alho e muitas azeitonas. O bacalhau grelhado fica com uma casquinha crocante, um sabor de churrasco incrível. As batatas ao murro, não são chamadas assim à toa, pois são assadas no forno e depois de prontas são esmurradas para serem servidas, ficam maravilhosas.

Na terça feira dia 22 de setembro meus padrinhos chegaram imaginem o que fizemos? Claro, fomos novamente ao João do Grão, repetimos a dose novamente com o bacalhau grelhado na brasa. Estou muito frustrado com minhas intenções de dar um “fartão” de bacalhau em todos, mas ainda terei mais uma chance será nesta sexta feira dia 9 de outubro. Pois querem saber onde vou almoçar com meu irmão? Mas é obvio no João do Grão!!!!

Um comentário:

Unknown disse...

Vamos sentir muita falta de bacalhau, de muuuuuuuuito bacalhau!!
Beijos