18 de agosto de 2009

Bacalhau crocante com purê de batata doce


Quando pensamos em Portugal qual a primeira comida que nos vem à cabeça? Se você respondeu bacalhau está no caminho certo. Pois é sem a menor sombra de dúvida a principal fonte de alimentação dos portugueses, que marca muito sua cultura seus hábitos alimentares.

Todo dia é dia de bacalhau em Portugal, e isso não um trocadilho, mas sim uma realidade muito saborosa. Os restaurantes portugueses seguem uma rotina para apresentar suas deliciosas receitas do bacalhau, por exemplo, segunda é dia de bacalhau a braz, terça o bacalhau com natas, na quarta bacalhau espiritual, na quinta bacalhau com espinafre e na sexta bacalhau na brasa. Isto não quer dizer, que nas ementas não sejam apresentadas outras opções de bacalhau, muito pelo contrário, pois as ementas apresentam uma vasta variedade de opções com bacalhau. Todos os estabelecimentos comerciais do ramo de restauração têm em suas ementas bacalhau, do mais requintado restaurante ao mais “pé sujo”, você pode apreciar uma ótima receita de bacalhau.

Bem então hoje venho apresentar uma das minhas invenções com o bacalhau, pois é muito fácil poder desenvolver receitas com o bacalhau em Portugal pelo preço que se paga. Fiz uma receita com bacalhau empanado no forno e purê de batata doce. Eu que adoro contrastes adorei a receita, pois o sabor forte e acentuado do bacalhau contrasta com a leveza do purê de batata doce. Experimente, ficou uma delícia, um sabor leve, mas ao mesmo tempo marcante. Eu recomendo.

Todos tenham um grande dia!


Receita.


Bacalhau

1 kg de bacalhau.

Farinha de rosca.


Refogado

2 cebolas.

1 dente de alho

Sal

Azeite de oliva


Purê de Batata doce

2 Batatas doces.

Leite

Sal.

Pimenta.

Azeite de oliva.


Bacalhau.

Desalgue o bacalhau por 24 horas trocando a água a cada 4h. Aqui em Portugal eles retiram totalmente o sal do bacalhau, fazem este processo por aproximadamente 48h e utilizam o leite para o desalgue. Este processo vai fazer com que você tenha que corrigir o sal de sua receita.

Após este processo você deve passar o bacalhau na farinha de rosca até ficar uma camada bem espessa de farinha. Disponha em uma forma e leve ao forno pré-aquecido em uma temperatura média de 200 graus. Quando a farinha ficar dourada é o ponto de retirar do forno e servir.


Purê de batata doce.

Descasque as batatas e leve a cozer em uma panela com água, até que as batatas fiquem macias para poder amassar.

Retire a água e amasse as batatas. Coloque em uma panela, um fio de azeite e em seguida as batatas já amassadas, acrescente um pouco de leite e regule o sal. Bata até ficar uma mistura leve. Acrescente pimenta do reino moída a gosto no final deste processo.


Cebolas refogadas.

Refogue as cebolas junto com o alho e o azeite de oliva, quando as cebolas estiverem com uma cor dourada está pronto. Regule o sal a gosto.

Um comentário:

Unknown disse...

Amor
Estava muuuuuuuito bom esse bacalhau!!!! Como todos!!!!
Te amo!!!
Sua degustadora preferida