8 de setembro de 2009

Comidas de rua em Praga – República Tcheca.

Na semana passada eu e a Marina fomos comemorar nosso primeiro ano de casados em Praga, pouco chique!!!!! Escolhemos este país por sua história e por sua cultura. Estudamos muito sobre a capital da República Tcheca, mas apesar de termos buscado muitas informações, a surpresa foi muito grande com o que encontramos por lá! Uma das cidades mais fantásticas que já conhecemos.

É uma cidade romântica, linda, iluminada, colorida, cultural e principalmente gastronômica. Iniciarei hoje uma série de postagens contando histórias sobre as comidas e das cervejas de Praga, mas especificamente das comidas de rua que foram nosso prato principal.

Chegamos a Praga no sábado dia 29 de agosto pela noite, fomos direto para o nosso Hostel descansar. No dia seguinte já descansados, saímos para explorar a cidade de Praga. Foi amor à primeira vista! Entramos em uma das principais avenidas da cidade chamada Naródine (lá tudo é Naródine, que significa República) uma rua com muito comércio e um imenso calçadão. Mas eu não tinha a menor idéia do que estava por vir, seguimos nosso passeio, conhecemos umas das portas da cidade velha com uma bela torre que fica ao lado da prefeitura de Praga. Continuamos nossa caminhada passando por essa porta, ficamos estarrecidos com as informações nas placas turísticas, pois não entendíamos nada, mais nada mesmo do que estava escrito nelas, na verdade eu acredito que nem os Tchecos entendam de verdade essa língua, cá pra nós eles devem fingir só para deixar os turistas perdidos hehehehe.

Bem, mas o mais chocante não foi as placas mais o que encontraríamos diante dos nossos olhos na praça principal da cidade velha em Praga!!! Imaginem eu e a Marina chegando nessa praça, paramos boquiabertos, ficamos alguns segundos observando como se estivéssemos perante uma obra de arte, paralisados, nós olhamos e falamos: Meu Deus do céuuuuuuuuuuuuu! Vocês devem estar pensando, nossa devia ser realmente linda a praça. Claro a praça era fantástica, mas o que realmente nos paralisou foi a fumaça que saia do entorno da praça. Como assim? Bem é muito fácil de deduzir agora, havia uma dúzia de barraquinhas fazendo churrasco de lingüiça e para nossa surpresa com lenha. Aquela fumaça parecia uma sinfônica muito bem orquestrada por um maestro Tcheco, o perfume que saia parecia francês da melhor qualidade, como poderíamos nós imaginar que o pampa gaúcho estava personificado nas praças de Praga, através de barraquinhas de madeira com churrasqueiras em suas fachadas.

Ali me deu vontade de sentar e chorar muito!!!!! Falei a Marina que queria pedir asilo político, pedir nacionalidade tcheca, mesmo nunca tido ninguém na minha família que tivesse sequer um mísero DNA tcheco. Senti-me em casa, integrado, mesmo que a língua fosse um empecilho, nada que uns 10 ou 15 anos não me fizesse estar integrado com esse pormenor.

Nessas barraquinhas no estilo acampamento farroupilha, são feitas as mais diversas variedades de lingüiças e salsichas sobre um braseiro de lenha, assim como pernil de porco inteiro no rolete, uma coisa incrível, maravilhosa. Posso dizer que comi o melhor e mais saboroso “salchipão” da minha vida rsrsrsrsr!

Bem amanhã conto como são essas lingüiças os sabores e seus acompanhamentos.

Que todos tenham um ótimo dia!

Nenhum comentário: