11 de julho de 2010

Mil folhas de salmão defumado e siri

Olá a todos, o Marido Sanduíche está um pouco saudosista, pois meu curso de cozinheiro já está chegando ao fim. Mas não estou triste e sim já com saudades de tudo que eu vivi nesses meses. 

Sou uma pessoa que valoriza muito o ato de aprender, de adquirir conhecimento e, principalmente, viver novas experiências. Esta semana tenho meu trabalho de conclusão. Eu que me formei como sociólogo e defendi minha monografia com 120 páginas é muito estranho produzir um trabalho de conclusão e ter que o comer depois hehehehe. 

O trabalho final do curso é fazer um menu completo com couvert, entrada, prato principal e sobremesa. Eu e meu grupo escolhemos como tema deste trabalho o Rio Grande do Sul. Buscamos desenvolver um cardápio com produtos regionais, como o cordeiro, o pinhão, a cuca, entre outros produtos. Prometo que na próxima semana irei colocar as receitas e as fotos do trabalho. 

Bem, mas minha vida profissional como cozinheiro está apenas começando, esta semana também começo meu estágio em uma das cozinhas mais importantes aqui do Rio Grande do Sul. O restaurante é muito reconhecido e pelo 10º ano consecutivo, ganha como melhor restaurante francês. Sei que é só o primeiro passo, um primeiro estágio, mas o entusiasmo é muito grande.

As coisas estão acontecendo muito rápidas depois que decidi deixar a sociologia e me dedicar à cozinha, estou até assustado com essa velocidade. Espero que no futuro possa ser um bom cozinheiro e vocês possam comer algum prato feito por mim.

Hoje vou apresentar uma receita criada pelo meu professor o Chef Mamadou, é uma entrada fantástica e muito saborosa. Para quem gosta de frutos do mar esta é uma verdadeira maravilha. O nome desta receita chama-se mil folhas de salmão defumado e siri.


Então neste momento vou deixar cada um de vocês com água na boca, pois aqui vai nossa receita de hoje.

Ingredientes:
100g Salmão defumado
80 gramas de siri
1 molho de manjericão
1 molho de ciboulette
30g de cebola picada finamente
80ml de azeite extra virgem
30ml suco de limão
Sal
Pimenta do reino

Modo de preparo:
Cortar 9 discos de salmão e picar os retalhos restantes. Misturar os retalhos com o siri, as ervas picadas, o azeite de oliva, o suco de limão, o sal e a pimenta. Montar em camadas um disco de salmão, o recheio e outros discos por cima, repita o processo no mínimo mais 2 vezes.
Espero que todas(os) tenham gostado de nossa receita de hoje. Garanto que é muito boa e, além disso, impressiona bela beleza do prato depois de montado. Use sua criatividade para fazer a decoração.

Um grande abraço do Marido Sanduíche.

Nenhum comentário: