25 de julho de 2010

Carré de Cordeiro com Molho de Bergamota

O Marido Sanduíche está em ritmo frenético. Tudo isto porque estou trabalhando em uma das cozinhas mais famosas de Porto Alegre. Minha primeira experiência como cozinheiro está sendo fantástica.

O aprendizado que estou tendo na cozinha do restaurante onde estou trabalhando é sem dúvidas uma escola. Para quem há um ano era sociólogo e não tinha a menor idéia de como funcionava uma cozinha profissional, até que estou me dando bem. Ainda estou desvendando um universo totalmente novo, mas certamente o Marido Sanduíche vai dar o que falar. 

Não o Marido Sanduíche não está sendo arrogante ou prepotente, vocês já me conhecem e sabem que não sou assim. Mas é que quando descobrimos a nossa real vocação isto dá força e faz acreditar em um ótimo futuro na cozinha. Com tudo isto só queria dizer que estou realizado na cozinha.

Mas vamos deixar de lado toda esta conversa e vamos falar de receita. O Marido Sanduíche hoje vai apresentar, conforme o prometido, uma receita que demorou um mês para ficar pronta. Mas como assim? Mas estava demorando para o Marido Sanduíche escrever suas loucuras! Não! Não, é loucura. Na verdade é que a receita de hoje é um carré de cordeiro com molho de bergamota (mixirica).

Esta receita foi tema do meu trabalho de conclusão de curso no Senacrs. Quando propus esta receita não sabia do desafio que estava criando, pois até chegar no ponto perfeito do molho, olha levou certamente um mês. Na primeira vez que fui fazer o molho, nossa ficou extremamente estranho hehehe! Na segunda vez ficou ácido, na terceira ralo, na quarta gorduroso etc. 

Até que lá pela sétima vez deu certo, mas ai, também, ficou fantástico! O molho se casou perfeitamente com o cordeiro. Nunca comprei tanta bergamota (mixirica) na minha vida inteira, como nas últimas semanas, para testar este molho. Mas confiem no Marido Sanduíche, pois vale muito fazer a receita.


Participem da promoção SUA COZINHA TODA SAGGIO, basta acessar o link ao lado e concorra a uma viagem a Itália. Amanhã um post exclusivo da promoção!

Então sem mais demoras vamos à receita!

Ingredientes:
2 kg Carré de cordeiro
2 uni suco de limão
4 dentes de alho
Sal
Alecrim
Zimbro
Louro
Pimenta do Reino

Modo de preparo:
Fracione o carré. Coloque em marinada com sal, alho picado, alecrim, louro, zimbro, as pimentas e suco de limão. Deixe descansar por 24 horas. Polvilhe sal nos pedaços após retirar da marinada e leve ao forno até estar no ponto.

Molho:
600 ml de suco de bergamota (mixirica)
100 ml vinho branco
300 ml de caldo de carne
30 g de manteiga gelada
30 g farinha de trigo
70 g açúcar
Sal
Pimenta do reino
Alecrim

Modo de preparo:
Em uma panela faça um caramelo. Adicione o suco da bergamota e o vinho branco e deixe ferver por alguns minutos. Adicione o alecrim. Acrescente o caldo de carne e deixe ferver por mais alguns minutos. Com a manteiga e a rarinha você vai misturar uma na outra e depois colocar no molho para engrossar. Finalize com o sal e a pimenta.

Um grande abraço do Marido Sanduíche!

Um comentário:

[~] Sensei► disse...

Eu realmente fico de cara com a variedade dos blogs brasileiros.Principalmente os que,além de serem completamente diferentes dos que eu costumo ler,prendem minha atenção até o ponto final.Nunca pensei em ler ou saber como é provar pratos gastronômicos sofisticados,mas a sua maneira de ver isso tudo mudou meu ponto de vista.Parabéns,e obrigado.
http://deathecator.blogspot.com