22 de outubro de 2010

Vatapá ou Comida de Ogum

Olá a todos os amigos leitores. Hoje vou falar um pouquinho sobre a diversidade gastronômica que existe no Brasil. Quando se cantou “um país abençoado por natureza” tenho a certeza que não era somente pelas riquezas naturais, mas por toda uma abundância de produtos que temos.

Seja de peixe, carnes, aves, produtos agrícolas, cereais, laticínios, frutas e verduras. As possibilidades de utilizações de produtos na culinária são infinitas, ou seja, realmente somos um país abençoado.

Existe uma linha dentro da gastronomia que prioriza os pratos regionais, respeito muito esta linha, mas porque não podemos estar no Rio Grande do Sul e comer uma comida baiana ou estar em São Paulo e saborear um típico churrasco gaúcho. Na verdade existe uma grande resistência em aceitar a possibilidade de se estar em um Estado e apreciar as comidas de outros Estados. 

Hoje em Porto Alegre encontramos restaurantes como o Boteco Natalício ou o Dona Zefinha ambos do mesmo proprietário Eduardo Natalício que nos propiciam receitas tipicamente nordestinas, com uma qualidade invejável. 

O Marido Sanduíche tem alguns amigos em São Paulo que dizem que comeram churrascos muito melhores que em churrascarias gaúchas. Porque não admitir esta possibilidade e aceitar que fazemos parte de um único país.

Por isso hoje vou postar uma receita baiana. Vatapá ou Comida de Ogum.



Ingredientes:

400g pão dormido
100g bacalhau cozido e desfiado
300g cebola ralada
200ml de azeite de dendê
40g de camarões secos inteiros
100g de camarões secos moídos
60g de castanha de caju moída
60g de amendoim moído
1 colher de chá de gengibre ralado
200ml leite de coco
Fundo de peixe ou caldo de peixe
Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de Preparo:

Molhar o pão com água e em seguida espremer para tirar o excesso de água. Passar por uma peneira. Adicionar o leite de coco. Refogar a cebola e os camarões secos moídos, o pão com leite de coco, o gengibre e o bacalhau. Cobrir com o fundo de peixe. Cozinhar, mexendo sempre, até que comece a se soltar do fundo da panela. Ajustar o tempero e servir. 

Um grande abraço do Marido Sanduíche.

3 comentários:

Dentro da Bota disse...

hun.... que saudades do Brasil....


Saluti di Roma

Gi!

Marta disse...

Olá! Gostei muito do seu Blog, parabéns!
Já estou te seguindo, e aproveitando para divulgar
os meus sites...
Abraços!
Siga-me,
Tem sorteio de Natal por lá!
http://www.martas-bgfs.com
http://www.brilhosgifs.com

Anônimo disse...

a apostila do senac tá bombando nesse blog.