2 de outubro de 2010

Tartar de Filé

Olá a todos, hoje o Marido Sanduíche vai revelar uma grande angústia de um cozinheiro. Você sabe utilizar ervas, temperos e condimentos? Pois é isso uma grande preocupação minha. Vocês conhecem a expressão cada macaco no seu galho? Bem tenho estudado bastante sobre este assunto ultimamente.

Tenho buscado me informar e estudar muito para que eu possa aprimorar meu conhecimento e consecutivamente agradar ao paladar dos comensais. Nunca superestimando a capacidade degustativa dos comensais, pois aprendo muito com eles também.

Você sabe para que serve o alecrim, alfavaca, bouquet garni, cúrcuma, tomilho? Meus caros leitores seus problemas acabaram, buscarei desvendar estes sabores e suas utilizações para que vocês possam fazer melhor uso destas ervas e especiarias.

Então aqui vai. 
Alecrim é uma erva aromática do Mediterrâneo. Fica perfeito você utilizar com berinjela, patês, coquetel de mariscos, minestrone e sopa de tomate, batatas, couve-flor ou tomates, omeletes, ovos recheados, cozido de carne, assado de porco, frango, peixes grelhados e cozidos, marinados, molho branco para legumes, molho bolonhesa, suco e saladas de frutas. 

Alfavaca: é o melhor tempero para peixes e carnes.

Bouquet Garni este você já deve ter ouvido algum grande Chef falar, pois é o mais utilizado pelos chefs. Quem não conhece este praticamente está a margem da cozinha heheheh. Mistura de 5 ervas, acondicionadas em um saquinho de pano para serem colocados na panela e retirados antes de servir. Usado em cozidos de carnes, legumes, sopas e frutos do mar e principalmente para os fundos.

Cúrcuma: raiz da planta da família do gengibre. Utiliza-se para sopas e macarrão, picles e maionese, na cobertura de saladas, pratos a base de ovos, frango grelhado ou frito, peixes e frutos do mar, para colorir pães e bolos. 

Tomilho: aromatizante de sabor intenso deve-se utilizar com parcimônia. Utiliza-se em patês, caldo de carne e galinha, cogumelos, cebolas e batatas, ovos fritos e mexidos, carne de porco, vitela, coelho e cozidos, peixes gordurosos, cozidos, recheios e molhos escuros. 

Você encontra muito mais informações nos site da ABAGA (Associação Brasileira de Alta Gastronomia). O mais importante é se informar, pois assim você saberá utilizar da maneira mais correta todas as ervas. Dessa forma você estará se diferenciando no momento de cozinhar e tratará bem seus comensais e principalmente respeitando o paladar deles. 

Mas como o Marido Sanduíche não vive sem receita, hoje apresento um clássico da cozinha francesa e nada melhor que uma receita de um francês. Aqui fiz uma receita do Chef Olivier Anquier. 



Tartar de Filé.
Ingredientes:
500 gramas de filé mignon moído
1/2 cebola picada
2 (duas) colheres de sopa de alcaparras bem picadas
2 (duas) colheres de sopa de salsinha bem picada
2 (duas) gemas de ovo
1 (uma) colher generosa de mostarda de dijon forte
3 (três) colheres de sopa de ketchup
3 (três) colheres de sopa de molho inglês
Pimenta Tabasco a gosto
Pimenta do reino e sal a gosto.

Modo de preparo.
Após picar todos os ingredientes, misturar em uma tigela a gema de ovo com a mostarda, depois todos os ingredientes líquidos e para terminar os sólidos.
Corrigir o tempero.

Um grande abraço do Marido Sanduíche.

Nenhum comentário: