15 de outubro de 2010

Magret de Pato ao Molho de Laranja

O Marido Sanduíche esta virando um obcecado. Fiquem calmos meus leitores, pois estou buscando aprimorar minhas técnicas e principalmente busco o conhecimento necessário paras elaborar os pratos.

Hoje vamos desmistificar algumas coisas nesta minha obsessão, pois a receita de hoje exige técnica e principalmente a utilização do paladar. Explico, alguns pratos devem ser servidos de uma determinada maneira para que você possa extrair o melhor do seu sabor. É disso que estou falando.

Todo prato que se vai degustar requer uma doação do comensal, pois antes de dizer que é consumido assim ou assado porque é metido a chique. Você deve experimentar e deixar o sabor levar você.

Por exemplo, como eu já havia falado o salmão deve ser servido mal passado, pois se você passa do ponto seu salmão ficará seco e principalmente sem o verdadeiro sabor.

Outro exemplo é da nossa receita de hoje que é o Magret de Pato (peito do pato), ele deve ser servido mal passado. Assim você irá extrair todos os sabores e que este corte pode lhe proporcionar. Servindo ele mal passado ele não resseca e fica suculento como deve ser um verdadeiro Magret de Pato.

Aprendi tanto no curso do SENACRS quanto no estágio a preparar um verdadeiro Magret de Pato. Ai vocês podem me dizer, nossa, mas como o Marido Sanduíche está metido e passando receitas caras! Eu digo que é uma verdadeira mística isto, pois o preço do quilo do pato não é nenhum absurdo.

Vocês esquecem que eu penso sempre em todos os meus leitores, então vou dar uma dica. Compre um pato inteiro e retire o magret para utilizar para nossa receita de hoje e utiliza as outras partes para outra receita que vou passar posteriormente, que tem como técnica o confit.

Portanto minha grande obsessão é sim aprimorar as técnicas e me deixar levar pelos sabores que cada prato me oferece. Não coma só por comer, aprecie, busque desvendar como e porque foi utilizada determinada técnica. Se informe em relação ao ponto dos alimentos, não seja um comensal que somente come, mas um que questiona.

Mas hoje apresentarei um Magret de Pato ao molho de laranja. Então vamos a nossa receita.




Ingredientes:
4 magret
200 ml de suco de laranja
200 ml de fundo de galinha (caldo)
30 g de mel
2 dentes de alho picado
20 g de cebola picada
Sal e pimenta do reino a gosto
Farinha de trigo quanto baste

Modo de preparo:
Riscar diagonalmente a pele do magret. Temperar com sal e pimenta. Grelhar o magret pelo lado da pele. Reservar o excesso de gordura. Grelhar o outro lado rapidamente. Reservar e manter aquecido. Na mesma frigideira refogar o alho e a cebola. Junte o suco de laranja, o mel e cozinhar até o ponto de calda. Acrescentar o fundo de galinha e reduzir pela metade. Ligar o molho com a farinha se necessário. Ajuste o tempero. Coar antes de servir.

Espero que todos gostem.
Um grande abraço do Marido Sanduíche.



Nenhum comentário: