31 de maio de 2010

Tortinha de ganache

Olá a tod@s, hoje vou apresentar uma dica de uma sobremesa para ser feita já pensando nos dias dos namorados. Tenho certeza que vocês vão dizer: Nossa como o Marido Sanduíche é adiantado. Mas não é uma questão de ser ou não ser adiantado minhas amigas(os) é que quero sugerir até o dia dos namorados um cardápio completo. 

Portanto porque não começar pelo fim, ou para muitos que amam doces pelo início, tudo isto é uma questão de olhar. Mas minha intenção é sugerir até a semana dos namorados a sobremesa, prato principal e a entrada, o que vocês acham não é uma ótima idéia. 

Por isso quero que vocês possam agradar a pessoa ama, com um serviço completinho, e claro para quem ainda não tem um(a) namorado(da) vai poder fisgar a pessoa pela boca, ou seja, tenho certeza que todos irão se apaixonar por esta receita que irei sugerir.

Mas para deixar bem claro porque estou iniciando pela sobremesa é que nesta semana tive um intensivo de confeitaria no curso de cozinheiro, ainda bem que não sou diabético, pois almocei doce todos os dias. Então nada melhor que começar invertido esta sugestão para o dia dos namorados. 

Nossa receita de hoje é uma tortinha de ganache, muito fácil de ser feita e que causa uma bela impressão em sua apresentação, além de ser uma delícia de sobremesa. Será a minha sobremesa para o dia 12 de Junho com toda certeza, pois minha esposa é uma chocólatra inveterada, então nada melhor que agradá-la.

Vamos a nossa receita.
Ingredientes para a massa.
250g de farinha de trigo
100g manteiga gelada em cubos
100g de açúcar
1 un de ovo
1 pitada de sal
10ml de água

Preparo: Peneirar a farinha, o açúcar e o sal. Fazer uma cova na farinha, e no centro, colocar a manteiga, o ovo, a água. Usando a ponta dos dedos, trabalhe os ingredientes até ficarem como migalhas ou com consistência de farofa. Adicionar água se necessário, para ajustar a consistência. Não sovar ou trabalhar a massa em demasia. Comprimir com firmeza para formar uma bola, envolver com plástico filme e refrigerar por 30 minutos. Depois abrir a massa em uma forma com o fundo removível e assar por 35 minutos em um fogo de 200 graus.

Cobertura de ganache.
300g nata
150g de chocolate meio amargo

Preparo: esquentar a nata sem deixar ferver. Juntar o chocolate picado. Misturar com uma espátula até obter um creme homogêneo. Adicione o preparo na massa já pronta e leve para a refrigeração por cerca de 1 hora.

Espero que tenham gostado da dica desta dica de hoje.
Um grande abraço do Marido Sanduíche.


3 comentários:

Anônimo disse...

A publicidade do google agora não está mais matando teus textos.

A receita deve ser MARA!!!!!
Abraço

Luis Morais disse...

caraca meu, eu morrendo de fome e vc me aparece com um negócio desse...rsssss meu parabéns pelo blog, muito legal... inclusive estarei seguindo... abraços

Unknown disse...

Adorei a tortinha...qualquer dia desses vou afzer de depois te conto como saiu! :P