3 de maio de 2010

Jantar italiano: Risoto e Brusqueta

Olá amig@s, já sei que tem muitos leitores reclamando da minha ausência, mas é por uma boa causa garanto a todos. A correria anda grande e os conhecimentos que estou adquirindo no curso aos poucos estão sendo assimilados. Estou adorando o curso de gastronomia do SENAC, mas este terá um post especial mostrando algumas fotos de pratos que estão sendo produzidos pela turma da manhã de cozinheiro do SENAC.

Hoje vou apresentar uma receita muito fácil de fazer e que fica fantástico apreciar como entrada ou tira gosto. Durante o ano passado com minha residência fixada em terras lusitanas tive a oportunidade de ir para a Itália em uma viagem inesquecível. Lá entrei em êxtase com a gastronomia, muitas lojas, armazéns, butiques, enfim muitos estabelecimentos especializados em venda de temperos, massas, embutidos etc, etc, etc, etc. Foi em Veneza que comprei vários temperos para massa e um pacote de preparo para risoto, este era chamado de milanês. Uma combinação de cogumelos secos, abobrinha, cebola tudo seco e temperado.

Algumas curiosidades cercam esta viagem, pois eu e Marina iríamos passar 10 dias na Itália, eu já com a perspectiva de comprar temperos levei roupas que poderiam ir ficando pelo trajeto, chegaríamos por Veneza depois iríamos para Florença e terminaríamos em Roma. Bem para resumir a história quando chegou o final da viagem no dia de ir embora deixei praticamente todas as roupas em Roma e acondicionei meus temperos dentro da mochila, então vocês podem imaginar o quanto de tempero comprei.

Chegando novamente em casa em Lisboa resolvi não fazer o risoto que havia comprado, pois deixaria para fazer em minha terra natal Porto Alegre. Chegamos ao Brasil e não tive oportunidade de fazer o risoto. Mas agora, passados três meses da nossa chegada ao Brasil resolvi fazer uma janta para meu irmão e minha cunhada. Nada melhor que fazer um risoto trazido diretamente da Itália.

Mas como o risoto era seco, ou melhor, desidratado, resolvi fazer de entrada umas brusquetas para acompanhar. Então vou apresentar a receita de brusqueta que fiz, já que para fazer o risoto foi só seguir as instruções da embalagem, claro que o Marido Sanduíche precisou de uma assessoria da minha cunhada que tem nacionalidade italiana.



Então vamos à receita de brusquetas. O ideal para fazer as brusquetas é um pão italiano, mas se você não encontrar assim como eu, pode ser uma baguete. Cortamos a baguete em diagonal e reservamos. Iremos precisar de tomates maduros, sem pele e sem semente. Corte o tomate em cubos e reserve. Precisamos de folhas de manjericão e queijo parmesão ralado na hora. Ainda necessitaremos de dentes de alho.

Em uma frigideira aquecida torramos o pão, depois dele torrado passamos o dente de alho cortado ao meio. Coloca-se os tomates por cima e rala-se o queijo parmesão na brusqueta, coloque uma ou mais folinhas de manjericão e regue com azeite.



Pronto uma receita rápida, fácil e simplesmente saborosa. Você ainda pode colocar outros ingredientes do seu gosto como um combinado de folhas verdes, pode ir ser feito com anchovas em conserva, bem ai fica a critério de cada um.

Um grande abraço do Marido Sanduiche e até a próxima com mais novidades, receitas, curiosidades.

Um comentário:

Carol Jardim disse...

O risoto ficou lindo! E a apresentação dos pratos também. Preciso comprar alguns pratos bonitinhos para as minhas fotos. =)
Até a próxima receita!
Carol