21 de dezembro de 2009

Vitrines Italianas

Uma das maiores surpresas na viagem à Itália foram as vitrines que encontrei. Meu Deus do céu, lá vem o Marido Sanduíche me confundindo novamente. Mas esse blog não é sobre gastronomia? Fiquem calmos meus leitores, não virei estilista, muito menos consultor de moda! Mas a Itália é tão chique e eles são tão gastronômicos que nos dão o privilégio de comer com os olhos através das vitrines dos restaurantes, das confeitarias ou das lojas especializadas em produtos de gastronomia.

A sensação que tive era que sempre estava com fome, ai as pessoas que me conhecem podem proferir em coro “mas tu ta sempre com fome”. Não espalhem pra ninguém, mas eu diria que é verdade, estou sempre com fome, ou pelo menos pensando em comida. O mais impressionante era que mesmo já tendo feito uma refeição, ao passar em frente a uma dessas vitrines lá vinha a vontade de comer novamente. É incrível a capacidade e a alegria com que os italianos tratam da comida.

A idéia não é fazer com que fiquem com ódio de mim ou que queiram me linchar na minha chegada ao Brasil, mas quero simplesmente que vocês possam ter um pouco da sensação que tive por lá, então vou descrever e apresentar as fotos que retratam um pouco essa relação entre as vitrines e a fome constante que desperta nas pessoas.

Começarei a falar das vitrines de pizza que encontramos por todos os lados em todas as formas, essas vem acompanhada com um cheirinho de lenha e de queijo. Basta começar a passear pelas ruas na Itália para ver que todo imaginário formado sobre as pizzas italianas ficam concretizadas na sua memória. Imagine uns 10 discos de pizza expostos em uma vitrine com uma apresentação de dar água na boca, claro você entra e come todas que agüentar. As pizzas terão um post exclusivo para elas.


Agora os chocólatras de plantão, o que falar de todas as variedades de chocolate que encontrei? Vou especificar somente um pouco e deixar vocês se deliciarem com as fotos. As trufas cobertas com cacau em pó, os chocolates com avelãs e amêndoas, os de 100% cacau, de frutas, em barras, bombons, enfim uma enormidade de variações sobre o mesmo tema. Só de escrever e me lembrar já dá saudade.


Existem as vitrines que deixam você literalmente vesgo, pois não sabemos para onde olhar, com tamanha variedade de produtos que estão expostos. Panetones, marrom glacês, chocolates, torrones, doces, frutas secas e cristalizadas. Nossa tudo em seu devido lugar, harmonizando um visual incrível, e é claro que neste momento já estou ficando com fome.

Para finalizar, as lojas especializadas em massas e produtos a fins. Estas são sem dúvidas as mais cheirosas, pois os temperos para massas e risotos fazem delas as mais enlouquecedoras para o olfato. O perfume de mangericão, pimentão seco e pimentas, dá aos lugares um destaque impressionante para o aumento da sensação de fome.


A conclusão que cheguei é que quero me tornar italiano..hehehehe. Brincadeira a parte, mas a quantidade destas lojinhas que vendem os mais diversos produtos é o sonho de qualquer pessoa que goste de cozinhar ou somente comer, no meu caso são os dois. Aproveitem as fotos para salivarem um pouquinho e não me roguem nenhuma praga, por favor...hehehehe.

Amanhã começo a postar sobre a saga da desmistificação das comidas italianas. Como primeiro post as melhores pizzas do mundo realmente são italianas.

Um grande abraço do Marido Sanduíche.



21 comentários:

Anônimo disse...

Continue a falar da Itália nas próximas postagens Marido Sanduiche.
Este belo universo gastrônomico é preciso que seja dividido com seu leitores.
Estou aguardando ansioso por mais comentários gastronomicos.
Abraço

Macaco Pipi disse...

MUITO BOM!
PIZZA!!

Fernanda Santiago Valente disse...

o seu blog foi um achado, também amo comer, amo cozinhas... e essas vitrines encheram os meus olhos. pizza, chocolates, temperinhos que nã podem faltar... hum.
além de gostar de comida, vc escreve muito bem. adorei.

Sem limite. disse...

estive na italia a um tempo atras, e sem duvidas foi o lugar da europa onde eu comi melhor.... mto bom tua ideia do blogger bem criativo

Unknown disse...

Com certeza conhecer um outro país, outra cultura e outra culinária deve ser algo realmente fascinante. Me deu até fome de ler e ver essa sua postagem. parabéns pelo blog voltarei mais vezes

G. S disse...

Ah, que tentação.. pizza, chocolates *_* Tesão de país e suas tentações!
Belo blog, gostei dos posts. Parabéns (;

Vestibulando disse...

Olá
Adoramos o seu blog, é interessante e pode ter certeza que não ficaremos com "ódio" de você, se continuar a expor a culinária de outros países, principalmente da Itália, que tem muita influência gastrônomica no Brasil.

Visite nosso blog
www.blog.maisestudo.com.br

Abs

MaisEstudo

Giu Pereira disse...

Obrigada pelo comentário no meu blog! Adorei o seu blog, amo culinária, e pensei até em fazer um blog misturando publicidade e receitas simples. Por exemplo, falar da história publicitária do leite condensado e colocar uma receita de pudim, ou brigadeiro, sei lá.. quem sabe eu nao faça isso no meu blog atual mesmo.. como acabei de começar, vou esperar um pouco pra ver como as coisas andam e o que atrai os leitores.
Dei uma olhada nas suas receitas e fiquei com agua na boca.. adoro fazer essas exprimentações com cozinha! Enfim, belo blog mesmo! Parabens e muito sucesso!

Ps: ganhou mais uma fan! rsrs
Abraço!

Inforblog disse...

Já me deu fome... kkk.
Belo blog amigo! Ótimas postagens.
Um abraço!
Inforblog

Fábio Flora disse...

Essas vitrines – especialmente as de doces – me fizeram lembrar as de Orlando, nos Estados Unidos. Hummm! Abraços e sucesso com o blog!

Unknown disse...

Retribuindo a visita!

Pena que na Irlanda não tem dessas coisas gostosas !
A alimentação eh a base de batata, nada criativa...
Eu tenho tentado inovar, mas meu namorado que è irlandês ainda tem muito que acostumar o paladar a experimentar receitas novas !

Marcos Vinícius disse...

q bom
www.atualizadof5.blogspot.com

Renato Tarantelli disse...

Eu gsotaria de saber cozinhar da mesma forma que sei comer. [RS]

Parabens pelo blog.

Abraços,
Renato Tarantelli
http://woblinks.net

Vc curte rock? disse...

Você provou os sorvetes italianos? Dizem que são os melhores do mundo.

Da próxima vez que vc for pra Itália, traz umas caixas de 5 litros pra mim!

abraço forte

Silvio disse...

Isto não é uma vitrine. É uma tentação!

Belas imagens.

Web Ar Condicionado disse...

Uma vitrine assim me fez alterar o cardapio do almoço.
Falando em cardapio, tenho uma receita para te passar, nos proximos dias te envio.
Conheci seu site por um comentario que vc fez no meu blog.
Boas festas e um Feliz 2010.
Abraço

Unknown disse...

E os quilos a mais depois de tanta orgia gastronômica??? Hahaha...falei com a Alexandra, vamos ficar ai!

Arquiteta Carla D'Amico disse...

Isso que tu estás cheio de tanto comer massa... imagina se não tivesse... Agora, imagina eu por lá... socorro!!! Beijinhos, Carla

Adriana Resende disse...

Ai...adoro estas lojas de temperos e pimentas...ai ai...

Grande abraço e Feliz Natal !!!

Anônimo disse...

Nossa só delicias italianas, ótimo este seu especial de posts natalinos e italianissimos...

JASMINE TIGER disse...

não fiquei nem um pouquinho de inveja kkkk pois breve estarei conhecendo a italia
bacio