29 de dezembro de 2009

Portugal: um sabor que nunca esquecerei

É com grande pesar que o Marido Sanduíche vem a público comunicar que está deixando Portugal após um ano. No próximo dia 08 de Janeiro estou desembarcando na minha cidade natal Porto Alegre, onde, o percurso do blog Marido Sanduíche terá sua continuidade, e espero que mantenha o mesmo sucesso obtido em terras lusitanas.


Como todos sabem o Marido Sanduíche surgiu em Agosto de 2009 para compartilhar com as pessoas minhas aventuras gastronômicas pela Europa. Quero assegurar aos meus leitores a garantia que no Brasil o blog continuará sendo abastecido de receitas, curiosidade, dicas e locais bacanas para comer. Em cada local que eu for, em cada cidade, em cada restaurante, bar, boteco, lá estarei com um bloquinho na mão e uma máquina fotográfica, registrando tudo para depois repassar para você leitor.

Bem, vamos ao que interessa e como este blog tem por objetivo falar de culinária e tudo que envolve o mundo gastronômico vou falar de alguns pratos que ficarão na minha memória.

Quero começar falando do que mais vou sentir falta, claro que só podia ser ele, o bacalhau. Aprendi muito com o bacalhau aqui em Portugal. Nossa, mas ele vai voltar e ir direto para o analista, pensam vocês. Ai, mas será que ninguém me entende? É que vivenciando a importância que os portugueses dão ao “Rei” dos peixes, deu para perceber a relação de tradição que Portugal tem com o bacalhau. Por exemplo, existem datas festivas que só se come bacalhau. Então para relembrar alguns pratos que comi vou destacar alguns: Bacalhau na brasa, assado, à moda do Porto, a Braz, com natas, com grão de bico, à moda do zé do pipo, espiritual, os pasteis......etc.etc.etc.etc.


A sardinha claro não poderia faltar, quando vi a primeira sardinha achei que era uma tainha pelo tamanho, claro é um exagero meu, mas sem dúvidas eles dão ração especial para as sardinhas, pois são enormes. A cena que não sairá da minha cabeça serão as festividades de Santo Antônio. Nesta festa Lisboa ficou debaixo de fumaça das churrasqueiras assando sardinha. Umas das festas mais magníficas que já presenciei, tanto em termos de festa quanto em termos de gastronomia.


As sobremesas não poderiam faltar, com todos os doces conventuais a base de ovos, que realmente são os melhores doces que já comi, isto para quem gosta de doces de ovos. Posso destacar alguns, mas já estarei cometendo injustiças, pois para mim todos são maravilhosos. Doce de ovos moles, travesseirinho da periquita, ovos queimados, toucinho do céu, fradinho.....hummmmm


Vou destacar outro doce que posteriormente terá uma postagem exclusiva porque este é sem dúvida a maior tradição de Lisboa, que são os Pastéis de Belém. São divinos, espetaculares, irresistíveis e impossível comer só um. Mas os únicos pastéis que podem ser chamados de Belém são os da confeitaria que leva o nome do Bairro. Os pastéis são feitos com uma massinha folhada e muito crocante e recheados com um creme de ovos e baunilha, nossa é só o que posso dizer.


Por fim não me esquecerei dos cafés de Portugal, um dos melhores cafés que já tomei. Ir até a confeitaria Brasileira e tomar uma bica no fim de tarde de sol, é um programa maravilhoso.

Poderia ficar horas e horas escrevendo das minhas experiências aqui em Portugal, mas vou acabar cometendo grandes injustiças com toda vasta gastronomia lusitana, então termino meu texto agradecendo a cidade de Lisboa pelo acolhimento e por ter me dado oportunidades de conhecer, viver e principalmente plantar uma semente que é o Marido Sanduíche.

Ficarei por volta de duas semanas sem escrever devido a minha volta ao Brasil, então neste período espero que todos os leitores me aguardem com grandes novidades para 2010. Desejo um ótimo ano novo, com muita saúde e paz.

Um grande abraço do Marido Sanduíche.

17 comentários:

Vc curte rock? disse...

Nunca experimentei esses pastéis de belem. Mas como eu adoro tudo que vai ovo e açúcar, já assumo um compromisso público:

Não morro sem provar esse doce antes!

bom regresso ao Brasil

Tarcio Brandão disse...

Ai que deu água na boca.. rss

By Coisas Esotéricas disse...

heheh, pode crer que esses pais e uma DELICIA!

heheh gostei do teu blog!

feliz 2010! ja sou seu seguir!
me siga tbm!

Abração!

Unknown disse...

lá vem vc acabar com a minha dieta, hunf... fiquei com vontade dos pastéis de Belém...

Inez disse...

Caramba fiquei com vontade de comer doces portugueses, são deliciosos.

Gutt e Ariane disse...

Tem gente que vai no Habibs e sai satisfeito com o pseudo "pastel de belém" que eles teimam em oferecer! Uma heresia gastronômia dar ao nome de pasteu de belém àquela masa murcha e insossa! ¬¬

Eu já tive o prazer de provar do autentico pastel de belém e posso traduzir literalmente sua descrição!! Aliás, não posso, pq me faltariam palavras!! ; )

Los 3 Filmes disse...

também tive o prazer de provar o verdadeiro pastel de belem e não "aquilo" que o Habib's serve e é muito diferente realmente quando puder da uma passada lá http://espacoso.blogspot.com/ se gostar podemos pensar em alguma parceria.forte abraço

Andressa Deronsio disse...

Ótimo blog, parabéns!

Alexandre disse...

Teu blog dá água na boca! hehehe

Eu entendo vc, bacalhau ja me deixa doido, imagina de Portugal! rsrs

Abraço!!

Vanessa Lee disse...

Eu de dieta e lendo seu post... ai, ai, ai! rsrsrsrs É sério: fiquei com fome/gula. Estou conhecendo agora seu blog e já gostei! (Tbm amo comida!)
Mesmo aqui, já acho bacalhau tudo de bom! Apesar de os pratos aqui serem mais batata que bacalhau... Já qto aos pastéis de Belém, se eu já sou louca pelo do Habib's (que sei que não devem ser nem 1/100 do original), imagina os legítimos...

ai, ai, ai... acho que vou ter que atacar a geladeira...

Pobre esponja disse...

Cara, por incrível que pareça, prefiro sardinha à Salmão. Gosto não se discutre, se bem que estamos aqui meio que para isso.

Fellipe disse...

tipo jow uma ajudapara vc espero que seja util:
Aqui vai um tutorial passo a passo mostrando como passar seu blog no blogger para um dominio profissional gratis , com isso vc ganha mais visitas e o google indexa mais rapido: http://www.artilhariadigital.com/2009/11/tutorial-configurando-um-dominio-cocc.html

Lígia Guerra disse...

Oi Leonardo,

Amei o seu Blog, parabéns!
Amo cozinhar, receber amigos em casa... Acredito que essa seja uma forma especial de amar as pessoas.
Quando puder visite o meu Blog:
http://ligiaguerra.blogspot.com
Beijos,
Lígia Guerra

Carol Jardim disse...

Olá, Leonardo,
visito o seu blog de vez em quando e adoro, pena que não será mais transmitido de Portugal, particularmente, um dos lugares onde comi melhor (poderia passar a vida inteira à base de bacalhau e daqueles doces).
Comecei um blog sobre comidas também, mas um pouco diferente. Será que podemos trocar links?
Um abraço e até a próxima,

Carol Jardim

Millena disse...

Eta blog que dá fome...rrrsss
Amo cozinhar.

Erich Pontoldio disse...

Nunca estive em portugal mas meu pai q passou 20 dias por lá disse q come-se muito bem

Tia Maria disse...

Se gostas de doces portugueses, não percas o nosso blog.

coisasdocescomacucar.blogspot.com

E tambem adorámos o teu.

Cumprimentos.