24 de dezembro de 2009

Pizza italiana a melhor do mundo

Hoje pretendo desmistificar algumas das maiores lendas que existem sobre as pizzas italianas. Fui o brigado a comer as mais diversas formas de pizza que vi pela frente, pois esse sacrifício é pensando em você leitor. Não é nada fácil ser o Marido Sanduíche!

Muitas pessoas que viajam para a Itália se decepcionam com as pizzas italianas, mas um dos meus lemas é estar sempre aberto aos verdadeiros sabores e não carregar comigo os sabores que tenho como padrão. O respeito à tradição e principalmente a cultura contribuem para aceitar a essência dos sabores locais. Posso dizer a vocês que a melhor pizza do mundo é a italiana. Se alguém disser a vocês que a pizza italiana não é boa, não acreditem. Se falarem que não tem queijo, bem, essa é a maior razão para não dar ouvidos aos falatórios.

Tive a oportunidade de experimentar todos os tipos de pizza, da massa fina a grossa, a redonda, a quadrada e a enrolada. Todas com muito queijo e muito molho de tomate como base, mas os recheios dependem da região onde você vai comer, comecei em Veneza, depois Florença até chegar a Roma.


 

Em Veneza encontrei uma pizzaria muito pequena, que só tinha lugares para consumir a pizza em pé, era uma pizzaria muito bacana. Havia uma vitrine expondo todos os tipos e sabores de pizzas que ali estavam para consumo. Você escolhe sua pizza, o atendente pega sua fatia e leva ao forno para esquentar. Comi uma com recheio de molho de tomate, queijo, ricota e espinafre e outra fatia de molho de tomate, queijo e muito fungui....hummm. A pizza era crocante com muito queijo uma delícia, maravilhosa.

Em Florença comi pizza em diversos pizzarias, mas privilegiei as pizzas quadradas. Os recheios foram diversos, mas destaco a de molho de tomate, queijo e copa, e a molho de tomate, queijo e salame uma loucura de boa. Essas pizzas quadradas possuem uma massa mais grossa, mas sempre crocantes. Tanto em Veneza quanto em Florença paga-se pelas fatias das pizzas um preço muito acessível em termos italianos, vi fatias de pizza por 1,5 euro.

Em Roma as pizzas são vendidas a quilo, é o maior festival de pizzas que você pode encontrar no mundo sem dúvidas. Em Roma privilegiei as pizzas com sabor marguerita, que não é a mesma que comemos no Brasil. E com um molho de tomate muito grosso e queijo muito queijo.

O mais incrível é que em cada esquina, a cada metro que você caminha encontra-se uma pizzaria, do restaurante mais renomado ao mais simples oferecem a opção de pizza em seus menus. Acho que certamente a partir de hoje as pizzas que eu fizer serão muito melhores das que eu fazia com uma quantidade infinita de ingredientes. Aprendi que as pizzas devem ter molho de tomate muito grosso e bem feito, queijo em abundância e algum outro complemento que combine com pizza. Nunca mais pizza de coração de galinha, ou estrogonofe, ou milho, ou algo desse gênero.
Espero que tenham gostado deste post.

Aproveito para desejar um Feliz Natal a todos e aproveitem à ceia!!! Para quem ainda não sabe o que comer, passem no blog das Avassaladoras Rio para darem uma olhada na minha coluna Planeta Miojo com uma dica fácil para a ceia de Natal.
Um grande abraço do Marido Sanduiche.




15 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom!
Adorei as dicas..

Furdunço disse...

opa bela dica..problema foi q deu fome agora kkkkkkkkkkkk!!!

Pedro Prado disse...

Heeeey...
Amo pizza , mas na minha cidade é super dificil de achar pizzas que não tenham carne!!
Pois é algumas pizzarias tem pizza vegetariana , mas ainda é dificil!!
=)

Pedro Sodré disse...

Em mim tbm huauhasha observando sua descrição sobre as pizzas italianas, eu pude perceber que deve ser realmente algo fora do comum de tão bom q deve ser... vc tem sorte, meu desejo é comer uma dessas =D

Anônimo disse...

Deu fome, fudeu! rs

Anônimo disse...

Manteve um bom menu sugestível a tradição de diferenciação de pratos do natal, além de valorizar uma das culinárias mais ricas do mundo!

Fábio Flora disse...

I love pizza! Mussarela, portuguesa, atum, manjericão... Abraços natalinos e sucesso com o blog!

dé.bochado disse...

otima dica... amo mto pizza, en casa celebramos o natal c uma enorme d calabresa ;)


http://drehluvz.blogspot.com/
http://drehluvz.blogspot.com/
http://drehluvz.blogspot.com/

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Querido amigo avassalador!!!!
é crueldade passar por aqui! Sou louca por pizza!!!!! Até gelada ....
pena que não dá pra comer as imagens!!!!
Super avassalador 2010 pra vc e nossa parceria de sucesso!

Anônimo disse...

Feliz Natal!
Marido Sanduiche!
Continue a nos abastecer de informações gastronomicas maravilhosas no próximo ano.
Abraços do Eraldo de Belém do Pará

Unknown disse...

nossa muito bommmmmmmmmmmmmmmmmm
mario
ai
q blog legal adorei
eusonaosei comofalo parasersegidor maisvaleuseu blog esta meredendo bonsmomentosdeleitura olhaaqui o meu se quizer ate mais felizano novo

Millena disse...

Amo pizza!Seu blog é show demais!

Erich Pontoldio disse...

Ler seu blog na hora do almoço é uma baita sacanagem.

Poseidon disse...

Cara, as pizzas italianas são mara! Sério, mto boas, quando fui pra lá eu comi várias EHUEHUEHUEH Itália tem uma gastronomia ótima, puro preconceito de gente que não se abre a novas experiencias!