9 de dezembro de 2009

Batatas criativas

Sabe aquele dia que você vai ao supermercado faz um grande compra, chega em casa guarda tudo no armário e quando vai pensar na janta nada do que você comprou agrada. Um dia desses aconteceu isto comigo. Confesso que estava querendo fazer algo diferente, não queria ter muito trabalho, mas ao mesmo tempo queria alguma coisa saborosa, com uma cara de elaborado, pois sou adepto das invenções e experimentações na cozinha.

Não poderia fazer nada que demorasse, pois estava cansado, já era demasiado tarde e, principalmente, eu já estava com muita fome, que confesso que é quando saem as idéias mais malucas na minha cabeça. Pensei em fazer um prato parecido com o ratotuille, mas me faltavam alguns ingredientes e claro tempo para realizar a receita completa. Então pensei porque não fazer uma releitura deste prato utilizando ingredientes parecidos, mas inovando para dar dinâmica e rapidez ao prato.

Eu tinha comprado um saco grande de batatas então peguei umas cinco descasquei em meia lua e reservei em um pirex, depois peguei duas cebolas descasquei e cortei em meia lua também e coloquei junto às batatas. Havia uma lata de cogumelos na dispensa abri e coloquei com caldo por cima de tudo. Descasquei quatro dentes de alho e coloquei inteiro no pirex, cortei tomates cerejas ao meio e também coloquei junto aos outros ingredientes. Por último reguei tudo com azeite e lascas de manteiga, sal a gosto e pimenta do reino. Deixei no forno médio por volta de 35 min. O resultado foi magnífico, ficou extremamente saborosa, uma verdadeira delícia.



O perfume que ficou a cozinha foi incrível, pois a mistura da cebola, alho e cogumelos deram um toque fantástico ao prato e claro as batata absorveram todos estes sabores. O caldo que se formou a partir do azeite foi fundamental para o sucesso do prato.

O bacana destas experimentações na cozinha é a liberdade que se tem, pois a partir desta idéia pode-se enlouquecer e cada um dar seu toque pessoal. Como utilizar mais vegetais, colocar um vinho branco, alguma especiaria diferente, bem fica a critério de quem for fazer a receita. O importante é que não existem regras, só uma idéia base. Portanto quem quiser uma comidinha rápida, saborosa, e com uma cara de elaborada pode ter a certeza que este prato que apresentei aqui cumpre todos os requisitos. Este prato pode ser principal ou um belo acompanhamento. Então o que está esperando, mãos-a-obra!

Um abraço a todos do Marido Sanduíche.

12 comentários:

dé.bochado disse...

hun, parece ótimo... esse lance d comprar umas par d coisa e chegar na hra da janta nada servir acho q jah aconteceu c todos nós neh rs

eu particularmente vo no pratico, bata frita rebocada c catchup ;)

http://drehluvz.blogspot.com/

Luis Valensi disse...

da hora seu blog!

parabens!

[ ]'Luis

http://luisvalensi.blogspot.com/

Anônimo disse...

A culinária deve ser criativa sempre reinventada, com novos pratos e também renovar os antigos, novas formas de fazer e decorar, o povo antes de comer com a boca come com os olhos.

BLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.com.br
www.twitter.com/rubenscorreia

Os Confundidos disse...

Cara... são exatamente 11hs:38min, e minha barriga está roncando... e me deparo com o seu blog!!!
Nossaaa...
e pensar que só vou almoçar de 13:00!!!
rsrsr
.
Muito bom seu blog!!
Parabéns!!!
.
"Prentendemos nos achar e nos perder
em meio aos confundidos e, confundir aqueles
a quem nos interessa confundir."
.
http://osconfundidos.blogspot.com/

Alexandre Bento disse...

Vapt vupt, batata é sempre bom.

Anônimo disse...

Querido amigo avassalador... essa vou testar pessoalmente no fim de semana( geralmente nem acendo a fogueira sem a minha secretaria, mas essa parece ser bem facil!)

Kustomiza disse...

mnha mnha mnha, mas que delicia!!! hun, quer dizer, parece neh mas é q vc descrevendo eu achei q já estava sentindo o sabor!!! rsrsr

Adorei esse blog, vou voltar sempre, principalmente antes do almoço!!

Estou seguindo!!
Me segue tb
http://www.kustomiza.blogspot.com/

Com água na boca
um abraço
Ana

O Escritor de Sonhos disse...

Seu blogue está delicioso!

Vou segui-lo de perto, pois minha felicidade gastronômica assim o exige!

Vou experimentar essas batatas ASAP!

Um abraço!

Anônimo disse...

seu blog e massa

Anônimo disse...

será que ta bom?
parece q sim

Marcos Vinícius disse...

O blog é bom só não gostei por que deiza agente com fome e agente não tem onde comer isso. XD

www.atualizadof5.blogspot.com

Fábio Flora disse...

Você tem um um quê de Julie Powell, a "seguidora" de Julia Child. Abraços e sucesso com o blog e as receitas!