13 de novembro de 2009

Dia 11 de novembro dia de São Martinho: Castanhas e água-pé!

No último dia 11 de novembro foi o dia de São Martinho, que é comemorado com muita castanha e água-pé. São Martinho é conhecido como o Santo dos bons bebedores e do bom tempo fora de época, conhecido como verão de São Martinho. Mas este ano não foi tão bom assim, acho que ele andou esquecendo do tempo. São Martinho é conhecido também pela sua generosidade.

Segundo reza a lenda: "De acordo com a lenda num certo dia frio e chuvoso de Outono, em Amiens, França, o soldado Martinho percorria a cavalo um determinado caminho. Numa das voltas do trajecto dá com um mendigo a pedir. Apiedando-se do homem, Martinho não tendo mais nada que oferecer pega na sua espada e corta em dois o seu manto, estendendo uma das metades ao pobre, para que se protegesse do frio. Quase de imediato, cessou a chuva, começando a brilhar o Sol e ficando um inexplicável clima de Verão. Este acto de solidariedade, bem como a morte de Martinho ocorreram no mês das brumas (Novembro), período anual do vinho novo e das castanhas, ao qual ficou para sempre associado*".

As carrocinhas de castanha estão em toda a cidade por todos os lados, é muito fácil identificar onde elas estão, pois basta seguir a fumaça que vem das churrasqueiras fixadas nos carrinhos dos vendedores. As castanhas têm um aspecto de uma avelã grande. Quando assadas elas se abrem, assim ficam mais fáceis de comer, pois elas têm uma casca dura. Seu sabor como diria meu vô Zé “parece uma batatinha doce”. Na verdade lembra mesmo, mas sua consistência é mais firme que uma batatinha doce. Adorei o sabor das castanhas e elas assadas na brasa fica com gostinho defumado com um sabor adocicado no fundo, contrastando com o sal que se coloca para faze-las

As castanhas são assadas na brasa com sal grosso e fica uma maravilha acompanhadas pelo água-pé. O água-pé é uma bebida que só se bebe no dia de São Martinho, pois é quando é feita a primeira prova do vinho. Uma delícia! Neste dia as filas para comprar as castanhas são constantes, as pessoas aglomeram-se em filas quilométricas para adquirir suas castanhas quentinhas e saborosas.

Castanha, água-pé
Segundo me contaram, a tradição de comer as castanhas e tomar água-pé vem das provas feitas do vinho nas áreas rurais, pois quando se faz a primeira prova do vinho havia a necessidade de comer algo e como é no meio do outono e as castanhas estão em abundância, comiam-se as castanhas para não se ficar bêbado. Posteriormente esta tradição urbanizou-se e todos aderiram às maravilhas que são as castanhas e o água-pé. Confesso que eu a Marina e nosso grande amigo Paulinho comemos muitas castanhas e tomamos um garrafão de 5lts desta bebida, no início parecia não ter muito álcool, mas na verdade tem e muito! Nossa é realmente muito bom!

*Informações obtidas no site do SAPO no dia 13 de novembro de 2009.

Um comentário:

mãeetia disse...

sobre as receitas e manjares , sem comentários , só babamos .eu tanto quanto a tia Lela.


sobre o visual do blog , perfeito !apetitoso também. chic muito chic!