28 de junho de 2012

Sopa francesa de cebola

Olá a todos os amigos sanduíches, em primeiro lugar gostaria de agradecer a todos os leitores, pois batemos uma marca significativa de amigos no facebook atingindo, dois mil amigos sanduíches. O Marido Sanduíche fica muito feliz por termos juntos chegado a essa marca, só tenho a agradecer a todos.

Amigos aqui no sul segue o inverno não tão rigoroso, mas nem por isso menos apetitoso. A receita de hoje é a famosa e saborosa sopa de cebola francesa. Confesso que não é uma receita muito fácil, pois exige paciência para que o resultado seja satisfatório. Para os amantes da boa sopa essa é sem dúvidas a mais famosa , diria que é a sopa das sopas, você amigo sanduíche vai se surpreender com seu sabor e perfume. Mas preste muita atenção à receita, siga passo a passo para obter um resultado satisfatório, neste caso todos os itens são fundamentais para podermos ter a melhor sopa de cebola já feita.

Essa receita foi retirada do livro da escola mais famosa de gastronomia do mundo a Le Cordon Bleu.




Então vamos a nossa receita de hoje.

Ingredientes:

45g de manteiga
1 cebola roxa cortada em rodelas
400g de cebola branca cortada em rodelas
1 dente de alho 25g de farinha
200ml de vinho branco
1,5 litros de caldo de carne ou água
1 colher de sopa de xerez

Croûtes:
12 fatias de baguette
200g de queijo gruyère ralado

Modo de preparo:

Derreta a manteiga em fogo brando numa panela grande. Adicione as cebolas e deixe refogar, cerca de 20 minutos, mexendo frequentemente, até ficarem brilhantes e douradas. Adicione o alho e a farinha e deixe cozinhar, mexendo sempre, durante 1 a 2 minutos. Adicione o vinho branco e mexa o preparo até incorporar a farinha e obter um caldo liso. Deixe cozinhar suavemente, sem parar de mexer, até levantar fervura. Incorpore então o caldo de carne ou a água, mexendo energicamente. Deixe ferver por 40 minutos e incorpore o xerez, retifique o sal e a pimenta. Para preparar as baguettes corte em fatias e torre dos dois lados. Sirva a sopa em tigelas individuais aquecidas e adicione fatias do pão torrado. Polvilhe com o queijo e gratine no forno. Sirva de imediato.

Um grande abraço do Marido Sanduíche.

2 comentários:

Anônimo disse...

Hummmm parece uma delícia =))

Sara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.