18 de setembro de 2010

Profiteroles

Atenção! Atenção! Por motivos de saudosismo o Marido Sanduíche adverte: Quem tem saudade hoje não pode ler a coluna, pois corre o risco de enfartar. Essa foi boa né! Mas é que a receita de hoje é certamente para quem gosta de saudade.

Sabe aquele doce que a avó da gente faz, ou certamente, um dia fez? Sim meus amigos leitores, hoje vamos falar um pouquinho de tradição, do saudosismo, das lembranças mais marcantes. 

Todo mundo tem uma imagem gastronômica da infância, certo? Eu sabia vocês devem estar pensando, nossa aquele arroz doce, pudim de leite, sagu, brigadeiro, bolo de chocolate, hum que delícia!

Certamente as imagens da nossa infância estão muito ligadas também com o cheiro de determinadas coisas, o meu, por exemplo, é com o churrasco de domingo, e claro com os doces que minha avó fazia. 

Como é bom ter lembranças da família reunida no café da tarde comendo bolo de milho, com café com leite, ou aquele sonho quentinho que é envolvido com açúcar e canela, nossa que água na boca. São estas lembranças que, obviamente, o Marido Sanduíche mais tem da infância.

Não poderia ser diferente, pois não é a toa que me tornei um cozinheiro, pois todas as imagens da minha infância estão ligadas à comida. É muito engraçado, pois a receita de hoje é simples, porém tem todo um requinte que eleva a um patamar de nobreza. 

Estou falando dos profiteroles, eu particularmente acho fantástico. Seja com recheio de sorvete, cobertura de ganache ou culi de alguma fruta, não tem quem não goste. São macios, e crocantes ao mesmo tempo, um bolinho ou quem sabe um sonho. Não importa a definição na verdade, pois o que importa é que eles podem fazer nós termos recordações fantásticas de momentos agradáveis em nossas vidas.

O que o Marido Sanduíche está querendo trazer para vocês é que independente da receita, ou a definição que damos para as coisas, o importante são as lembranças. Isto faz de uma receita sua eternização, e principalmente sua passagem histórica.



Então como já disse anteriormente nossa receita de hoje é o profiteroles.

Massa base profiteroles

Ingredientes.
250ml leite
100g açúcar
75g manteiga
Sal
Casca de limão
150g farinha de trigo
4 un. ovos

Modo de preparo:
Ferver o leite com a casca de limão, a manteiga, o sal e o açúcar. Acrescentar a farinha toda de uma vez. Bater até desgrudar do fundo da panela. Mexer a massa em uma bancada enquanto esfria um pouco. Transferir a massa para um recipiente, adicionar os ovos um a um, incorporando com uso de batedor de mão por completo. Coloque a massa em uma manga de confeitar, faça pequenos colinha em uma forma untada. Leve ao forno pré-aquecido em 180 graus, até as bolinhas crescerem.

Para o recheio use sua imaginação, mas sugiro sorvete de creme com uma calda de chocolate.

Um grande abraço do Marido Sanduíche.

Um comentário:

Carol disse...

Eu adoro profiteroles, desde a novela Cobras e Lagartos eles caíram no gosto do brasileiro, pelo menos só passei a conhecer depois da novela mesmo e são deliciosos, estava doida atrás de uma receita simples, obrigada, agora acho que vou me arriscar a fazer. Abs