10 de setembro de 2010

Carne Braseada com Gratin Dauphinois

Olá a todos os leitores, vocês já passaram por algum período da vida de vocês que nada parecia dar certo, bem eu vivi isto durante uma boa parte da vida. Mas hoje posso dizer que estou me realizando profissionalmente.

Muitas pessoas têm medo da mudança, ou melhor, se conformam com suas pacatas vidas e fazem delas rotinas chatas e recursivas. Nunca fui uma pessoa medrosa com relação à mudanças. Sempre olhei a vida com possibilidades infinitas e principalmente sem medo de fazer as coisas. 

Bem, desde que decidi mudar de profissão as portas estão se abrindo de tal forma que estou até um pouco assustado. É incrível que quando estamos felizes fazendo o que gostamos as portas se abrem.

Tudo isto para dizer que além de ser o cozinheiro do Duo Bistrô em Porto Alegre, fui chamado este final de semana para realizar um evento para um seleto grupo de amigos. Não havia ainda encarado um evento sozinho dando a cara a bater. Mas posso afirmar que foi ótimo, uma experiência incrível.

Por si só ser cozinheiro envolve toda uma adrenalina, na qual sou fissurado, pois conseguir orquestrar toda a cozinha para a saída dos pratos por ordem de chegada não é uma tarefa nada, mais nada fácil. 

Este jantar que o Marido Sanduíche fez foi todo empratado, nossa que adrenalina, conseguir mandar tudo na mesma hora para que todos os participantes pudessem iniciar o jantar ao mesmo tempo. Ufa, que sufoco, mas acho que passei pela prova de fogo.

As pessoas presentes elogiaram muito o desenvolvimento do jantar. Caros leitores não esqueçam que estou cozinhando profissionalmente a menos de 6 meses, então, estas angústias são válidas hehehehe.

O melhor de tudo é sem dúvida, é a velha máxima, “quando fazemos o que gostamos, as portas se abrem”. Então terei que abrir ainda muitas portas, pois estou amando a profissão de cozinheiro.

Então hoje apresento o prato principal do Jantar que fiz. De entrada foi servido um Capuccino de Cogumelos, prato principal Carne Braseada com Gratin Dauphinois, de sobremesa sorvete com ganache e raspas de limão. 


Carne Braseada

Ingredientes:
50ml óleo vegetal
2Kg carne
20g de alho
120 de Mirepoix Bordelesa (Alho poro, salsão, cebola, cenoura)
100g extrato de tomate
30g farinha de trigo
100ml vinho tinto seco
500g caldo de carne
Sal, pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Condimentar a carne com sal e pimenta. Esquentar uma panela com óleo e selar bem a carne. Retirar da panela e reservar. Na mesma panela refogar o alho, o mirepoix e o extrato de tomate. Acrescentar a farinha de trigo e refogar. Deglaciar com o vinho e reduzir. Adicionar o caldo de carne e voltar a carne para a panela. Cozinhar até a carne estar ao ponto.

Gratin Dauphinois

Ingredientes:
800g batatas
250ml leite
300ml nata
3 dentes de alho
50g manteiga
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:
Descascar as batatas e cortar em fatias finas. Cozinhar as batatas com o leite, a manteiga, sal, pimenta do reino até que estejam AL dente. Dispor as batatas em uma forma refratária com o líquido do cozimento, temperar com sal e pimenta a cada camada. Acrescentar alho picado e assar até que fique dourado.


Espero que todos gostem da nossa receita de hoje.
Um grande abraço do Marido Sanduíche.




Nenhum comentário: