2 de setembro de 2010

Guacamole

Olá a todos os leitores. Hoje vou dar uma dica de uma série de livros que estão nas bancas de todo o país. Chama-se “Cozinha do Mundo”, serão 20 exemplares cada um referindo-se a um país, com sua culinária característica.

Não caros leitores isto não é um jabá, ou muito menos estou sendo patrocinado pela Editora Abril, se bem que eu ficaria muito feliz com isto hehehehe. Mas quem sabe um dia ainda chego lá, né. 

Esta é uma coleção que vale a pena fazer parte de sua biblioteca. Mas você está brincando, Marido Sanduíche? Desde quando quem gosta de cozinha deve ter uma biblioteca? Muita calma nessa hora. É que para ser um cozinheiro ou um amante da gastronomia deve-se conhecer e aprender muito. Não basta copiar receitas, deve-se conhecer a história de cada receita, dos produtos e tudo que envolve a gastronomia.

Minha biblioteca, por exemplo, esta crescendo a cada dia e não vai parar de crescer. A possibilidade do universo gastronômico faz com que haja uma gama de bibliografia que possibilita vocês desvendar todos os sentidos da boa comida. 

Mas voltando a coleção de livros que estão nas bancas é uma série dividida em países até agora já foram lançados 4 livros: Itália, França, Portugal e México. A cada semana um livro de cada país está nas bancas.
Cada livro é recomendado por um grande chef de renome internacional. Este chef faz a apresentação, ou melhor, o prefácio do livro. Os livros apresentam a história de cada país, aproximando o leitor da cultura local. Destacam-se os produtos que cada país tem como identidade gastronômica, consecutivamente suas receitas.

As receitas apresentadas possuem uma dica de harmonização de vinho. Ao final dos livros uma série de vinhos e bebidas dos países afins, assim com dicas um glossário, explicando cada termo e cada tempero utilizado nas receitas.

Meus amigos leitores será que fui convincente que é fundamental ter uma biblioteca em sua casa para poder conhecer melhor a gastronomia e suas especificidades? Sim Marido Sanduíche, vamos começar e ler muito sobre a gastronomia. 

Sabe o que acontece, a maioria das pessoas somente copiam receitas, e isso não é uma boa, pois a possibilidade que o conhecimento nos traz é poder desvendar e reinventar sabores, claro dentro de uma lógica. Um bom cozinheiro se faz pela capacidade de conhecimento gastronômico. Porque se fossemos comente reprodutores não seríamos capazes de interpretar e desvendar novos sabores.

Portanto nossa receita de hoje é Guacamole, uma receita mexicana. 



Então vamos à receita.

Ingredientes:
2 unidades de tomate sem semente em jardineira.
1 unidade pimenta dedo-de-moça sem semente e a cartilagem branca interna, picada.
½ maço de coentro picado
1 unidade abacate firme em cubos pequenos
1 unidade de limão (suco)
1 unidade de cebola média picada
3 colheres de sopa azeite de oliva
Sal a gosto.

Modo de Preparo:
Misturar o abacate, o tomate, a pimenta, o coentro, a cebola, o azeite de oliva, o sal. Ajuste o tempero e adicionar o suco de limão. Não mexer em demasia, pois pode virar um purê.
Sirva com nachos. 


2 comentários:

SurfOnLine disse...

Salve!! Fala aí Leonardo. Aqui é o jairo (dadá) lá do Imbé. Volta e meia eu entro aqui no teu blog. Velho, massa a receita da tua guaca-mole.

Na minha receita eu tiro a casca do tomate e coloco 2 dentes de alho (se o abacate for grande). E ultimamente tenho preferido bater o abacate em vez de cortar. Mas é uma receita fácil, barata, prática e que cai bem de aperitivo.

Abraço aí velho. E continua atualizando sempre!!

♥♥NaNnA BeZeRrA♥♥ disse...

Delícia!!! E se tiver bastante pimenta, então, fica perfeita!!!
Eu tb gosto de comer com o abacate amassado...rsrsr
Seu blog é todo delicioso!!
Fiquei freguesa!
Abraços
e estamos juntos!