16 de março de 2010

Peixe com legumes

Meus amig@s leitores, o curso de gastronomia está a pleno vapor. O curso ainda esta somente na parte teórica que, particularmente, considero fundamental para quando formos para a prática. Tivemos até agora disciplinas de relações interpessoais, serviço de restaurante e boas práticas, estou aprendendo muito com todo este mundo novo que é a gastronomia.

Marido Sanduíche você não está fazendo um curso de gastronomia? Não deveria estar com a mão na massa, literalmente? Sim, mas quem disse que teoria e prática andam em lugares diferentes. Para que uma formação seja completa ela deve ter teoria para que posteriormente venha dar sustentação à prática. Ah, e claro que quando estivermos tendo as aulas práticas na cozinha também serão teóricas.

Bem como ainda não entrei nas aulas práticas, ou melhor, passei longe da cozinha até aqui, vou postar uma receita ainda da minha cozinha de casa. Aquelas receitas do Marido Sanduíche, que você já se acostumou. Mas que vergonha, como assim leitores acostumados? Quero que vocês me contestem, critiquem, elogiem às vezes, mas quero leitores muito críticos, então nada de estar acostumado hem.

Brincadeira querid@s leitores. Vocês devem achar que o Marido Sanduíche não sabe mais escrever né! Só escreve com arroba, é que estou politicamente correto agora, para falar em gênero, que chique fiquei, mas isto é uma das vantagens que a internet nos proporciona.

Chega de rodeio se não vocês me matam. Vou apresentar um prato que fiz no final de semana, um peixe grelhado em cama de vegetais acompanhado de arroz com açafrão. Hum, que delícia. Garanto a tod@s que ficou muito bom, e claro recomendo que façam.



Nesta receita utilizo um molho de pesto por cima do peixe. O que eu utilizei é seco, somente hidrato com azeite. Não posso recomendar este, pois trouxe da Itália, mas você pode comprar o pesto já pronto, ou fazer com manjericão fresco, fica a critério de quem for fazer a receita.

Ingredientes

Para o peixe:
4 filés de abroteá
1 limão siciliano
1 dente de algo
Farinha de trigo
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Azeite

Para os legumes:
3 cenouras
2 beringelas
Azeite
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Orégano

Para o arroz:
1 xícara de arroz
2 xícaras de água
1 colher de sopa de óleo
Sal a gosto
1 colher de cafezinho de açafrão

Modo de Preparo do Peixe:
Temperar o peixe com suco de limão, o dente de alho ralado, sal e pimenta do reino a gosto. Deixar descansar por 15 minutos. Depois dos 15 minutos, dê uma secada no peixe com um papel toalha e envolva o peixe na farinha de trigo bem de leve. Imediatamente aqueça uma frigideira e com um fio de azeite grelhe o peixe. Doure dos dois lados e reserve.

Modo de Preparo dos Legumes:
Corte a cenoura em cubos, repita o processo com a berinjela. Em uma panela coloque azeite para aquecer e primeiro coloque as cenouras em cubo e frite, depois acrescente a berinjela. Quando a berinjela refogar, acrescente o sal e a pimenta do reino a gosto. Desligue o fogo e acrescente o orégano para que possa somente perfumar seu refogado. Reserve.

Modo de Preparo do Arroz:
Em uma panela aqueça 1 colher de óleo e dê uma fritada no arroz, acrescente duas xícaras de água revendo. Coloque o sal, e 1 colher de cafezinho de açafrão. Cozinhe aproximadamente por 20 minutos em fogo bem baixo.

Montagem do Prato:
Em um prato faça uma cama com os legumes e coloque o peixe em cima desta cama. Por cima do peixe coloque o molho de pesto.

Ou use sua imaginação e monte o prato a seu gosto. Espero que tenham gostado desta receita, pois é muito fácil e saborosa de ser feita.

Ainda esta semana, mais uma dica de livro e mais uma receita para vocês.
Um grande abraço do Marido Sanduíche.



2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom seu Blog!

Vou fazer certo esta receita!

Um abraço do primo!
Eduardo Bento

Anônimo disse...

Obrigado pelo convite.