31 de março de 2010

Festival de receitas de bacalhau

Olá amig@s leitores. Sei o quanto estou devendo meus posts, mas estou correndo um monte para melhor informar vocês. Hoje vou disponibilizar algumas receitas para todos que irão comer bacalhau na Sexta-Feira Santa possam se inspirar.

Quando pensei em pesquisar receitas de bacalhau, logo pensei em dar alguma coisa não tão comum quanto estamos acostumados a consumir aqui no Brasil. Nossa primeira receita é um bacalhau chamado Zé do Pipo muito consumido em Portugal; depois o tradicional bacalhau ao forno; ainda apresento o bacalhau com natas, um verdadeiro manjar dos deuses; por último o bacalhau à Gomes de Sá, muito consumido no Brasil, porém acredito que esta receita é fantástica.

Bem, hoje o principal não é meu texto, mas sim as receitas que estou disponibilizando. Que todos tenham uma ótima Páscoa, muito bacalhau, muito chocolate e, principalmente, muito amor.


Bacalhau à Zé do Pipo

Ingredientes:
1 kg de Lombo de bacalhau
2 cebolas médias
1 litro de leite
750 g de purê de batata
4 colheres de sopa de azeite
1 xícara de maionese
1 folha de louro
Azeitonas pretas
Pimenta do reino
Sal

Preparo:
Depois de demolhado, corte o bacalhau em postas e coza-o em leite. Descasque e pique as cebolas. Ponha uma frigideira com azeite no fogo e refogue a cebola. Junte o louro e um pouco de leite do cozimento do bacalhau. Tempere com sal e pimenta. Escorra o bacalhau e coloque as postas em uma forma refratária. Despeje a cebola e cubra completamente com maionese. Ponha o purê de batata e leve ao forno para gratinar. Quando estiver dourado, retire do forno, enfeite com as azeitonas pretas e sirva.



Bacalhau no forno

Ingredientes:
4 postas de bacalhau
1/2 L leite
2 dentes de alho
Azeite
Pão ralado

Preparo:
Demolhe o bacalhau no leite durante uma noite.
Passe o bacalhau por pão ralado e disponha-o num pirex com o azeite fervido com os alhos. Leve ao forno a 180º durante cerca de 25 minutos.



Bacalhau com natas

Ingredientes:
Bacalhau demolhado: 500 g
Batata: 2 kg
Nata: 200 ml
Leite: 200 ml
Queijo mozzarella: 200 g
Ovo: 4
Sal: a gosto

Preparo:
Numa panela cozinhar o bacalhau já demolhado; na mesma água cozinhe as batatas descascadas, depois se desfia o bacalhau e esmagam-se as batatas com a ajuda de um garfo; à parte batem-se as natas em conjunto com as gemas e uma pitada de sal; depois de batidas as natas, acrescente o leite. Num recipiente apropriado misturam-se as batatas esmagadas, o bacalhau desfiado e as natas já batidas; depois de misturados os ingredientes, colocam-se em um refratário e cubra com o queijo mozzarella ralado, leve ao forno até gratinar.



Bacalhau à Gomes de Sá

Bacalhau: 750 g
Azeite
Batata: 500 g
Cebola média: 3
Louro: 1 folha
Ovo: 2
Salsa: 1 ramo
Alho: 2 dentes
Sal
Azeitona

Preparo:
Cozinhar as batatas com pele, aferventa-se o bacalhau depois de demolhado e desfaz-se em pequenas lascas. Numa panela coloque bastante azeite, as cebolas cortadas em rodelas, os dentes de alho e louro; leva-se ao fogo a cebola e doure acrescente o bacalhau e as batatas cortadas grosseiramente, deixando saltear. Retire do fogo, coloca-se numa travessa que possa ir ao forno, onde fica cerca de 10 minutos. A travessa deve ser larga para tostar tudo por igual. Servir com rodelas de ovos cozidos, azeitonas e salsa picada.



Um grande abraço do Marido Sanduíche

Um comentário:

Viviane disse...

Olá Leonardo

Tudo bem com você?

Eu sou a Viviane Cavalcante, do Cyber Cook. Estou lhe escrevendo para dizer que o Marido Sanduíche será citado em nossa sessão recem criada chamada "Aqui tem Comida da Boa", onde nossa equipe irá regularmente fazer a indicação de blogs que tratam sobre culinária e que tenham a qualidade necessária para que possamos indicá-los aos nossos visitantes.

Para nós é um grande prazer poder realizar esta indicação, pois só assim atingimos nosso objetivo principal que é divulgar a culinária de boa qualidade para todos na web.

Caso você deseje colocar o selo em seu blog, acesse este link e cole o código do selo escolhido em seu blog. Lembre-se que este endereço é exclusivo para o seu blog, pois nele tem o link que aponta para a página do Cyber Cook que está a indicação.

Parabéns e, qualquer dúvida, entre em contato comigo direto pelo Suporte Cyber Cook, sem problemas.