9 de março de 2010

Gastronomia é cultura

Olá amig@s leitor@s, hoje vou dar uma dica de leitura, muito interessante, sobre a história da gastronomia. Este livro que estarei indicando é de duas especialistas no mundo da gastronomia.

O livro é que tem o título “Gastronomia no Brasil e no mundo” é escrito pela historiadora Dolores Freixa, professora universitária e guia de turismo cultural, e pela Guta Chaves jornalista gastronômica. Ambas buscam traçar uma linha histórica a partir da gastronomia. Partem de uma conceitualização da cultura gastronômica, passando pela pré-história, Europa medieval, a Renascença, as Expansões Marítimas, até chegar à influência da gastronomia francesa e a gastronomia de hoje. Chegam, também, ao Brasil – Colônia – Império – Século XX – Cozinha típica e regional. A finalização do livro é sobre a globalização.

Podemos literalmente viajar a través da linha do tempo com o livro e descobrir literalmente a gastronomia. O texto é leve, mas o conteúdo é denso, é bem escrito e claro com muitas curiosidades que aguçam o leitor. Além do projeto gráfico que é lindo! Fiquei fascinado com esta leitura e recomendo a todos os meus leitores que se possível dêem uma lida neste livro (estarei disponibilizando a bibliografia completa do livro no final do post).

Muitos devem estar pensando, mas como o Marido Sanduíche me sugere um livro que se refere à história da gastronomia e não um livro de receitas. Já vou esclarecer as dúvidas. Sugiro livros que você possa conhecer culturas relacionadas à gastronomia, pois cozinha também é conhecimento e, claro, cultura.

Você também pode utilizar a internet como fonte de pesquisa, aguçar sua curiosidade, para saber origens dos pratos, dos temperos, em que contexto cultural surge determinadas culturas gastronômicas. Assim quando for fazer uma jantar ou um almoço para amigos, família, você poderá iniciar um ritual de explicação e embasamento do seu prato, explicar para estas pessoas como surgiu a receita, de onde são oriundos os temperos.

Posso dizer que é muito bacana ter a possibilidade de viajar pela história, por suas culturas através da gastronomia. Existe uma infinidade de títulos de livros, revistas e jornais especializados em gastronomia.

Mas como vou ler e pesquisar se você, Marido Sanduíche, não parou de escrever? Ah então não seja por isso, boa pesquisa e uma ótima leitura. Na próxima semana estarei novamente dando mais uma dica bacana de livro.

Bibliografia de hoje:
FREIXA, Dolores; CHAVES, Guta. Gastronomia no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro: SENAC Nacional, 2008.

Um grande abraço do Marido Sanduíche.

2 comentários:

Anônimo disse...

Querido amigo avassalador...Marido Sanduiche...
Adoramos suas receitas e essa postagem esta maravilhosa! de fato , sou capaz de identificar um lugar por sua mesa...pelo tipo de ervas e temperos.. pela bebida enfim.. tudo que compõe uma refeição fala de toda historia de uma civilização... amamos!
Venha nos visitar tb.
bjkinhas
Sucesso!

Breno Raigorodsky disse...

Quem sabe o gajo possa me ajudar na procura que faço por alguma empresa ou alguém que faça e venda - artesanal ou industrialmente - enchidos (embutidos) cuja origem gastronômica seja Portugal. Por mais que procure não encontro. Por mais que se faça linguiça portuguesa e paio, não encontro. Por mais que se conheça alheiras, não encontro.
Obrigado pela atenção.