4 de março de 2010

Ainda uma simples panqueca

Atenção! Atenção! Atenção! Nossa, mas o Marido Sanduíche deve ter enlouquecido mais uma vez? Não meus caros leitores, mas cai na realidade com o início das aulas de gastronomia.

Meu primeiro dia de aula no SENACRS foi uma aula inaugural com quatro dos melhores chefes que tem no Rio Grande do Sul, o chefe Felippe Sica, chefe Floriano Spiess, chefe Marcelo Schambeck e o chefe Gérard Durant, e quem coordenou essa conversa foi a Bete Duarte chefe de redação do caderno gastronomia do jornal Zero Hora. Para os leitores fora do Brasil este é o maior jornal do Sul do Brasil.

A dinâmica funcionou de uma forma muito descontraída, poderia resumir que foi um bate papo muito enriquecedor. Claro que saí com fome desta primeira aula, até ai nenhuma novidade para o Marido Sanduíche. Mas fora a brincadeira, tivemos a oportunidade de conhecer e ter dicas de grandes chefes de cozinha. Confesso que saí muito entusiasmado com o desafio que virá pela frente na carreira de cozinheiro. Tenho a consciência que será um caminho muito duro, mas que com muita dedicação, tesão, trabalho, humildade e principalmente respeitando minhas limitações chegarei a ser um cozinheiro no futuro.

Como sempre deixei claro para todos os meus leitores, eu não possuo nenhuma técnica e muito menos, grandes conhecimentos teóricos da gastronomia. Para compensar esta falta de conhecimento teórico estou lendo muito sobre gastronomia e principalmente sobre a história da gastronomia no mundo e no Brasil. No próximo post prometo que será dedicado a falar de alguns livros que tenho lido.

A experiência de estar ali na frente desses grandes chefes foi fantástica, tirei grandes lições para meu futuro. Bem minha grande meta agora é fazer um trabalho de campo. Para quem não conhece este termo, esclareço com prazer: é ir direto na sua fonte de pesquisa. Assim só me resta uma alternativa que é ir ao restaurante dos chefes e experimentar o que de melhor existe na gastronomia do Rio Grande do Sul.

Agora vamos a nossa receita. Quem não gosta de panquecas que jogue a primeira pedra.
Hum, não deveria ter feito essa pergunta! Mas todo caso lá vai.


Ingredientes

2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de leite
2 ovos
2 colheres de chá de óleo
Sal

Leve todos os líquidos ao liquidificador e depois acrescente a farinha e os ovos, coloque sal a gosto e bata tudo. Deixe descansar por cerca de 30 minutos.
Coloque aproximadamente uma concha na frigideira antiaderente e frite-as dos dois lados.

Recheio.

400g de carne moída
2 dentes de alho
½ cebola picada
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
1 colher de sopa de manteiga
Azeite

Modo de preparo

Derreta a manteiga e coloque um fio de azeite para que não queime. Acrescente a carne moída e frite até ficar bem sequinha. Coloque a cebola e o alho e continue fritando, quando a cebola e o alho ficarem transparentes, acrescente o sal a gosto e a pimenta do reino a gosto. Pronto, agora recheia as panquecas e coloque em um refratário. Cubra com queijo parmesão e leve ao forno médio pré-aquecido até que o queijo gratine.
Acompanhe com sua salada preferida.

Um grande abraço do Marido Sanduíche.

4 comentários:

Cá Maiah disse...

Nossa vc leu os pensamentos dessa humilde leitora rs
Faz uma semana q to dizendo q quero comer panquecas rs............
Uma receita simples, mas mto boa.
Adoro demais rs..........

Sandra disse...

Olá Leonardo,

Muito bom o teu blog. Já estou te adicionando aos meus Favoritos!! A aula inaugural foi realmente muito boa e as demais aulas da semana também. Estou muito contente em te ter como colega no SENAC-RS. Espero que tenhamos um semestre gastronômico inesquecível. Um abraço.

Monique Premazzi disse...

Certo, primeiro essa receita me deixou morrendo de fome -mais do que já estou, sim-.
ENTÃAAAAAO, EU VOU FAZER CURSO DE GASTRONOMIA NO SENACRJ, ALIAS PRETENDO KKKKKKKKK To louca pra aprender a cozinhar e espero que você consiga muito sucesso na sua futura carreira :D

Ronaldo Alves disse...

Adorei o blog...
vou testar as receitas e postar no meu blog.

http://pondoaprova.blogspot.com/

Parabéns