22 de fevereiro de 2010

Os tomates e a novidade

Hoje será um dia de contar uma grande novidade para todos os leitores do Blog Marido Sanduíche, mas antes tenho que falar um pouquinho da minha trajetória. Lá vem o Marido Sanduíche fazendo mistério, vocês devem estar pensando. O que será? Ele inventou uma nova receita? Ele vai viajar? Ele conheceu algum restaurante? Hum! Nada disso.

Como todos já devem ter percebido sou um amante da culinária, mas nunca tive coragem de me dedicar a esta atividade, pois sou sociólogo de formação e mestrando em ciências sociais. Desde quando fui para Portugal comecei a pensar mais seriamente em me dedicar à cozinha, mas foi em agosto de 2009 que surgiu o Marido Sanduíche. O blog era uma forma de me realizar um pouco postando minhas receitas, minhas experiências gastronômicas e algumas curiosidades sobre o mundo da gastronomia.

Quando me dei conta e, claro, incentivado pela Marina, minha esposa, resolvi pensar seriamente em me dedicar exclusivamente à gastronomia. O ano de 2009 foi de muitas reflexões. Eu comentava de minhas pretensões para algumas pessoas e só ouvia que eu estava indo para o caminho certo. Nunca fui um cara acomodado, ou com medo de mudanças, já fiz de tudo na vida. Já fui militar, empresário, vendedor, motorista, sociólogo, divulgador cultural, então pensei porque não ser cozinheiro? E foi ai que começou a busca pela minha verdadeira vocação.

Agora então vou dizer qual a grande novidade de 2010 para meus leitores. O Marido Sanduíche orgulhosamente tem o prazer de comunicar que foi aprovado em um dos melhores cursos de gastronomia do país. Participei de uma seleção com outros 300 inscritos, disputando 90 vagas no curso de Cozinheiro do SENAC e fui aprovado.

Estou muito feliz e entusiasmado com minha escolha profissional, pois não é para qualquer um abdicar de uma formação para encarar um universo complexo e disputado dentro de uma realidade ainda desconhecida. Mas tenho convicção que vou agregar o conhecimento como sociólogo e principalmente de pesquisador para me tornar um chefe de cozinha.

Quem ganha com essa minha escolha também é você caro leitor, pois irei compartilhando minhas novas experiências gastronômicas com todos. Claro que o blog Marido Sanduíche irá passar por melhorias. A principal mudança será uma coluna dedicada a dicas de leitura sobre o universo gastronômico. Uma coluna semanal mostrando o dia a dia do curso de gastronomia, com tudo que envolve o aprender dessa profissão. E claro todas as receitas que eu aprender, eu vou passar para vocês. Podem esperar, pois uma das minhas maiores bandeiras é a socialização do conhecimento, logo vocês leitores do Marido Sanduíche estarão sendo abastecidos de informação, conhecimento, receitas, dicas etc.

Mas como o blog não vive sem receita, vou postar uma que é ótima para servir de entrada. Tomate recheado com mussarela de búfala é simplesmente uma delícia.


Ingredientes.

1 tomate médio por pessoa
1 mussarela de búfala para cada 2 tomates
Azeitonas
2 dentes de alho
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

Preparo
Lave bem os tomates. Retire na parte superior do tomate uma tampa. Com uma colher retire as sementes do seu interior. Lave o interior do tomate. Em um pilão amasse o alho junto com o sal, a pimenta e o azeite. Depois regar o interior dos tomates com este preparo. Por último divida a mussarela ao meio e coloque dentro dos tomates. Pique umas 3 azeitonas por tomate e coloque por cima da mussarela. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 15 minutos.

Caso não você não encontre ou esteja fora do seu orçamento substitua a mussarela de búfala por qualquer outro queijo cremoso.

Um grande abraço do Marido Sanduíche.

17 comentários:

Esther Saldanha disse...

Os cursos do SENAC são realmentemuito bons, parabéns =D.
Voce parece realmente empolgado com a nova ideia, isso é deveras muito bom ^^.
Espero que sejas ótimo cozinheiro.

Seu blog é muito bacana =D
Essa eeitade tomate com queijo dá água na boca de guloso como eu X]

Unknown disse...

Nem sabia que tu eras de Porto Alegre, mas sim meu amigo. Guns se apresenta aqui, em terra gaúchas, no dia 18 de março... os ingressos estão um pouco salgados :D
sauhsuhashuashua

mas nada demais, daa pra pagar, pqe tá valendo a pena.

Unknown disse...

Que maravilha!!! Meus parabéns! De promotor cultural da noite lisboeta a gran chef!!! Adorei a noticia!

Erich Pontoldio disse...

Nada mais gratificante do que fazer o que gosta e tem prazer ... siga em frente pois vc com certeza tem um excelente futuro

Rodrigo disse...

É a partir de grandes escolhas q se obtem grandes sucessos, parabéns pela escolha, escolheu mto bem, comida!!!!
brincadeiras a parte, mto bom blog, informativo e completo.

Alexandre Terra disse...

mt bom......alem de escrever mt bem, tem sempre umas dicas otimas.....ate covardia eu ler seu blog agora no fim da tarde q bate aquela fome! rsrsrs

parabens!

http://alexandreterra.blogspot.com/

Rodrigo Neves disse...

bem legal seu blog , receitas otimas!

Guilherme Bayara disse...

Parabens!

Tomou a decisão correta mesmo!
Seguir nossa paixão é sempre bom.

Adorei a receita! Me deixou de água na boca

vαnessα ~ disse...

GOstei muuuito do blog, dos artigos e voltarei mais vezes :)
Parabéns.

:*

Naya Rangel disse...

Meus parabens pela sua escolha, quando fazemos algo de que gostamos com amor, o sucesso é consequência!

Hmmm... essa receita deu água na boca!

Abraços!

ibere disse...

Parabens pelo ingresso, e felicidades no novo curso, vai gostar com certeza... bem , eu me arrisco de vez em quadno e tenho uma bela receita de risoto e de caixote de frutos do mar, com fotos, se quiser ver qualqeur hora...
essa semana fui num restaurante e vi varios legumes muito macios mas assados por fora, vi um tomate parecido com esse teu, mas sem o queijo...era mais meio tomate, sem sementes e com temperos , ervas por cima e foram ao forno otimos! hoje comi um tartin de bananas com sorvete de creme, muito bom tambem...
venha fazer uma visita la, faz tempo
Ibere
http://ibererestivo.blogspot.com

Monique Premazzi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Monique Premazzi disse...

Eu faço curso de Hotelaria no SENAC, sempre que estou lá fico olhando as coisas que os alunos de gastronomia fazem. Acho incrível quem tem essa paixão por culinária, é realmente muito legal. Que bom que você foi aprovado, você deve esta louco de satisfação e não é pra menos.

Adorei a receita, deve ficar muito bom mesmo. Ainda mais eu que AMO tomantes KKKKKKKKK Alias, obrigada pela visita no meu blog, você será sempre bem vindo. BEIJOS

Sequelanet disse...

Gostei da sua história, bem interessante! Ás vezes, encontramos nossa paixão por acidente! hehe

P.S: ative o perfil do blogger para "público", tive que encontrar o seu blog no google para poder retribuir o comentário! rs
abs

Pobre esponja disse...

Deve ser bom.
Uma vez, vi na televisão uma receita de Tomate recheado com calabreza. Até hoje babo de pensar.
Sociólogo... putz, você é um cara cabeça, parabéns!

abç
Pobre Esponja

Xica Inbox disse...

Blog de dar água na boca!!
Te sigo com gosto... hehehe
Siga-me tbm

http://marciadenardi.blogspot.com/

ibere disse...

Leonardo meu caro,
vou te dar uma ideia: ja que vai estudar numa escola tao boa, nao se restrinja a apssar receitas... PASSE OS FUNDAMENTOS para nos...!
por exemplo, um aluno que sabe os fundamentos de matematica não precisa decorar formulas...ele sabe que nao pode dividir por zero, saber que uma fração é uma divisao, etc.
Um cozinheiro que conhece os temperos e os ingredientes nao precisa ficar so decorando receitas, fale pra nos, queais tipo s de alimentos combinam com o que, que temperos combinam com certos alimentos, quais nutrientes podem se combinar ou quais dificultam a digestao !
NOS PASSE OS FUNDAMENTOS !!!!

Vou tentar fazer a receita do tomate! voced tem receita de slada de leguminosas? tipo lentilha, grao de bico, ervilha, milho...com curry?
Ibere
http://ibererestivo.blogspot.com