9 de abril de 2011

Filé bardeado ao molho de alcaparras

Nossa que saudade que eu estava de vocês meus caros leitores, já fazia algumas semana que não escrevia. Espero que todos estejam com saudades deste amigo sanduíche! Mas vou explicar o porquê do meu sumiço
.
No último dia 25 de março minha esposa defendeu sua tese de doutorado, e eu estava totalmente dedicado a deixar suas refeições ainda mais prazerosas, pois era a maneira mais efetiva que poderia ajudar. Nossa também é graças a ela que hoje vocês podem ler o blog Marido Sanduíche. 

Vocês lembram como surgiu o blog, foi em 2009 quando a Marina e eu fomos morar em Portugal. Marina estava fazendo seu estágio de doutorado, conhecido por doutorado sanduíche. E foi daí que surgiu o pseudônimo de Marido Sanduíche. 

Estou muito orgulhoso pelo doutoramento de minha esposa Marina. Agora ela parte para uma nova fase de vida, pois estará realizando um pós-doutorado júnior.

Logo após sua defesa do doutorado resolvi fazer um prato especial para ela, pensei em alguma coisa que não fosse original, mas sim clássica da gastronomia. Mas este prato deveria ser também surpreendente, pois o momento que estávamos comemorando era totalmente especial. 

Foi quando pensei em fazer um filé bardeado com um molho de alcaparras. Nada original é claro, mas o sabor deste prato sem dúvidas traz uma originalidade incrível.

Este prato foi aprovado pela minha Doutora em Antropologia, assim como ela foi em sua banca. 




Bem então vamos a nossa receita de hoje.

Ingredientes:
4 medalhões de file
8 fatias de bacon
2 colheres de sopa de óleo
Sal e pimenta do reino a gosto
Barbante

Modo de preparo:
Envolva o medalhão de filé com duas fatias de bacon e depois amarre com o barbante. Coloque sal e pimenta a gosto, mas lembre que o bacon já contém sal.
Esquente o óleo em uma frigideira, frite os medalhões e reserve.

Molho:
500ml de creme de leite fresco
50g de alcaparras
500g de fundo bovino
Sal e pimenta do reino a gosto
1 cálice de espumante

Modo de preparo:
Na mesma frigideira que você fez os medalhões, coloque a espumante para deglaciar o fundo da frigideira, quando reduzir este espumante, coloque o fundo e deixe reduzir pela metade. Quando estiver reduzido o molho adicione o creme de leite fresco e deixe encorpar. Acrescente as alcaparras e corrija o sal e a pimenta.
Retorne os medalhões para este molho para aquecer.

Nós aproveitamos para brindar o doutorado e a comida com um espumante.

Abraços do Marido Saduíche.


Um comentário:

♥ κєκєl ♥ disse...

Olá
Você sabia que LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), que é o idioma em que os surdos se comunicam, é a segunda língua oficial do Brasil?

Com objetivo de expandir a língua de sinais um grupo de professores e alunos da escola Lauro Müller em Florianópolis criou o BLOG VEJO VOZES e por conta disso estamos aqui lhe convidando para fazer parte da nossa história.

Se você entende que nosso país precisa de educação com qualidade e que a inclusão é um direito de todos, venha nos conhecer. O endereço é:

http://eeblmlibras.blogspot.com/

Abraços fraternos

PS. Encontrei vc na comunidade Dicas para Blog no Orkut