17 de março de 2011

Pargo vermelho no forno

Olá amigos sanduíches! Podem falar mal do Marido Sanduíche, pois eu andava desaparecido sem dar sinal de vida. Mas é que o ano recém vai começar, literalmente. E prometo que não ficarei mais tanto tempo sem escrever.

Então para começar o ano hoje vou falar um pouquinho sobre a criatividade, algo que não pode faltar em um cozinheiro, ou melhor, diria que é o requisito numero um de um bom cozinheiro.

Para as pessoas que cozinham profissionalmente esta questão é fundamental, pois muitas vezes estamos atrelados a um cardápio que pode nos levar a escravidão, e ao ócio criativo. Eu Marido Sanduíche acredito muito em um cardápio que possa explorar a criatividade do chef de cozinha. Mas não é tão simples assim.

Tenho algumas certezas em minha vida e uma delas é que a gastronomia lida muito com questões criativas. Por isso eu tenho convicção que o menu confiança acaba criando uma relação total entre o chef e o comensal. 

Quando eu tiver meu restaurante vocês podem ter a certeza que o sucesso será garantido, pois venho observando muito as relações com o cliente. O cliente busca conforto, qualidade, atendimento e principalmente algo que os diferencie do outros clientes. O comensal quer ter a sensação que o prato foi feito exclusivo para ele e isto o torna diferente perante um grupo social. 

O que quero dizer é que os cozinheiros não precisam estar atrelados a um cardápio fechado e sim confiar em seu potencial de gerar e proporcionar criatividade para os seus comensais.

Nossa receita de hoje será um pargo vermelho com limão siciliano.




Ingredientes:
1 Pargo Vermelho
1 bulbo de funcho
1 molho de endro
2 limões sicilianos
Azeite de oliva
2 dentes de alho amassado
Sal e pimenta do reino a gosto
400g de batata bolinha
1 alho poro

Modo de preparo:

Abra pequenos orifícios na parte lateral do peixe e coloque fatias do limão siciliano. Salgue o peixe, coloque pimenta e esfregue o alho. Dentro do peixe espalhe o funcho fatiado e o alho poro. Sobre o peixe disponha o endro. Ao lado na forma coloque as batatas bolinhas previamente salgadas. Regue tudo com azeite. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido em 180º por 20 minutos. Retire o papel alumino e volte ao forno por mais 20 minutos.

Espero que todos gostem desta receita.
Um grande abraço do Marido Sanduíche.

3 comentários:

Andréa Potsch disse...

Delícia de peixe!
Passei aqui para conhecer seu blog e também para convidar você e seus leitores a participarem da promoção do Aromas e Sabores.
abçs

www.culinariasaborecor.com disse...

Te achei no twitter e vim conhecer o blog, amei, ja estou te seguindo tbem. beijinhos

http://culinariasaborecor.blogspot.com

Unknown disse...

Amei o blog. Parabéns!
Já estou seguindo.
Só uma perguntinha...
Onde encontro um pargo vermelho aqui em Porto Alegre?
Bjos