10 de fevereiro de 2011

Escondidinho uma mania nacional

Olá a todos os leitores, hoje vamos descobrir juntos a magia de um prato chamado escondidinho. Você sabe de onde vem este prato que hoje faz parte do cardápio de restaurantes renomados e também dos botecos de norte a sul do Brasil?

Esta é uma comida tipicamente pernambucana que se espalhou por todo o Brasil, e ganhou uma diversidade de ingredientes. Quem imagina o escondidinho logo pensa em uma comida pesada é 100% popular não é? O prato originalmente é feito com carne de sol, purê de aipim (mandioca ou macaxera) e manteiga de garrafa, e coberto com queijo coalho.

Hoje você encontra este prato das mais variadas formas, nos mais variados locais. No restaurante francês onde o Marido Sanduíche trabalhou era uma das entradas mais requisitadas pelos comensais. Fazia tanto sucesso que se tornou a entrada número um do restaurante. Não se espantem caros leitores, mas isto realmente é verdade.

O que levaria uma comida tão regional a tomar proporções nacionais? Bem poderíamos supor que seu sucesso está ligado aos seus ingredientes que dão harmonia e sabor a uma comida simples e extremamente brasileira.

As suas variações podem ser o grande sucesso deste prato, pois o próprio nome leva a você descobrir o que realmente se esconde por debaixo de um purê. O escondidinho pode ser feito de carne de sol ou charque, carne de panela (este eu faço no Duo onde sou Chef), ou ainda pode ser de frango, camarão, bacalhau e etc. A sofisticação do escondidinho pode chegar ao seu ápice quando é feito com confi de pato, bem ai é realmente outro nível hehehehe!

Mas alguns segredos são necessários para que seu escondidinho não seja só mais um no meio de tantas receitas que encontramos. Então o Marido Sanduíche vai resolver esse problema e dar algumas dicas.

Bom, o primeiro segredo é utilizar sua criatividade. Nossa, Marido Sanduíche isso realmente foi uma baita dica! Mas como vocês são debochados hehehe. Olha que eu choro. Mas agora a grade dica que fará toda diferença em seu prato. Quando fizerem o purê para cobrir o escondidinho vocês devem peneirar este purê, pois é incrível a diferença de textura que irão obter. Agora sim isso pode-se chamar isso de uma dica.

Mas então aqui vai a receita do escondidinho do Marido Sanduíche.


Ingredientes.

500g de mandioquinha ou batata baroa
400g de charque, carne seca ou carne do sol
250g cream cheese
150g de queijo gruyèr
1 cebola
2 dentes de alho
Sal
Pimenta do reino
Nós moscada

Modo de preparo:

Primeiro tire o sal do charque deixando-o de molho por pelo menos 24 horas. Depois cozinhe o charque. Desfie a carne e reserve. Cozinhe a mandioquinha e logo em seguida faça um purê e acrescente o cream cheese, tempere com sal, pimenta e a nós moscada. Faça um refogado da carne desfiada com cebola e alho.
Em um potinho você vai colocar no fundo a carne, cobrir com o purê e depois colocar o queijo gruyèr ralado por cima. Leve ao forno pré-aquecido até que o queijo gratine.

Espero que todos gostem desta receita que hoje virou mania no Brasil.
Um grande abraço do Marido Sanduíche.

3 comentários:

Unknown disse...

como faço pure com a mandioquinha?
assim como pure de batata?
tem que cozinhar mto até "derreter"?

Leonardo Bento disse...

Olá
Para fazer um pure de mandioquinha é o mesmo processo que o de batata.
Cozinhe com casca retire a casca ainda com a mandioquinha quante. Esmague ainda quente.
Um grande abraço

Andy A. disse...

esse blog é um atentado ao regime kkkk
seguindo seu blog, me segue também :

http://andyantunes.blogspot.com/