14 de janeiro de 2011

Risoto de camarão e alho poro

Olá a todos os amigos leitores. Hoje vou falar de uma marca de panela que é considerada a melhor do mundo a Le Creuset. Uma panela de ferro fundido que é revestida de esmalte e chega a temperaturas altíssimas, sem dúvida nenhuma ela facilita muito seu trabalho.

Ela é ideal para exercer técnicas de cozinha que necessitam rapidamente de muito calor para a cocção de alimentos. Sua vantagem em obter temperaturas elevadas faz com que você possa atingir objetivos técnicos que você não conseguiria com outro modelo de panela.

Quem gosta de cozinha provavelmente deve saber de qual panela estou falando, pois hoje é a panela da moda, descoberta pelos brasileiros. Virou modinha fazer coleção destas panelas como formas de distinção. Por exemplo, eu possuo uma Le Creuset então logo sou um conhecedor de gastronomia, mesmo não sabendo cozinhar um ovo. Logo se eu não possuo uma Le Creuset, bem, não faço parte de um seleto grupo de vulgos cozinheiros.

Para resumir o que estou falando vou contar em breves palavras o que aconteceu comigo. No último natal ganhei uma caçarola da Le Creuset de presente e mais 4 mini panelas da mesma marca que são para serem levadas ao forno. Só que uma delas veio quebrada da loja. Passado o natal fui fazer a troca desta que havia quebrado. Cheguei na loja e a atendente não quis trocar a panela, alegando que da sua loja jamais um produto sairia quebrado. Bem argumentei que eu havia ganho de natal e este tinha vindo quebrado. Para encurtar a história a pessoa não quis trocar, sempre com toda a desconfiança que eu queria dar uma de esperto e enrolar a loja, como se eu tivesse quebrado a panela. E para terminar a pessoa que estava me atendendo perguntou:

- Tu colecionas essas panelas?.

HAHAHA!

O que eu disse para ela foi o seguinte:

- Panela não se coleciona se utiliza, eu sou cozinheiro e não colecionador.
Como vocês podem ver cozinhar esta na moda, ter alguns utensílios caros é motivo de distinção. Isto é uma inversão de valores, devemos ter materiais que facilitem nossas vidas, que saibamos para que aquilo serve, e, principalmente, saibamos extrair o que de melhor estes materiais tem a nos oferecer. Panelas não servem para se distinguir ou ser mero produto de colecionador.

Nada contra quem coleciona, mas se quiserem dar para alguém que vai saber utilizar o Marido Sanduíche se prontifica a receber doações.

Então para celebrar os bons produtos e para extrair o que de melhor podemos obter, hoje apresento um risoto de camarão e alho poro, que foi a receita que inaugurou a minha panela nova, de marca, mas uma panela.


Ingredientes:
1 xícara de arroz para risoto
1 litro de fundo de legumes (caldo de legumes)
½ cebola bem picadinha
1 dente de alho
400g de camarão médio
1 cálice de vinho branco seco de boa qualidade
1 alho poro
4 colheres de sopa de manteiga
Parmesão a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto.
Suco de 1 limão

Modo de preparo:
Faça o fundo de legumes (caldo de legumes) e deixe bem quente para ser utilizado. Em uma panela risotera ou frigideira, coloque duas colheres de manteiga e branqueie a cebola e o alho poro. Depois acrescente o arroz e frite ligeiramente. Coloque o cálice de vinho e deixe secar. Depois vá acrescentando o fundo aos poucos. Mexa sem parar, este é o segredo do risoto. Faça isto por 15 minutos, depois acrescente o camarão e deixe por mais 5 minutos. Desligue o fogo e coloque o restante da manteiga, o parmesão e o suco do limão. Regule o sal, a pimenta e sirva.

Espero que tenham gostado e aproveitem esta receita.
Um grande abraço do Marido Sanduíche.

Um comentário:

Carmen Raquel disse...

Oi Leonardo, como estão vcs??? Manda um beijo pra vcs...
Vou fazer este risoto de camarão, só que não tenho nenhuma panela de "marca", hehhehe;)

Carmen Raquel