4 de dezembro de 2010

Linguado ao limão siciliano e alho poro.

Olá amigos leitores, andei pensando o que escrever para todos vocês, e cheguei a uma conclusão, ou seja, ainda não sei. Vamos deixar fluir, como uma boa conversa de velhos amigos. 

Este post pode servir como um conselho, mas como diz a velha máxima, “se conselho fosse bom não seria de graça”. Mas este ditado deve ter sido proferido por algum capitalista selvagem, ou por alguém que não queria nenhum conselho também.

Então não vamos encarar definitivamente nossa conversa de hoje como sendo um conselho, mas sim uma dica. Nossa agora ficou bonito hem! Tenho feito algumas observações, sobre a formação do paladar dos comensais, isto realmente é um assunto que me faz pensar e muito. Não por ter uma formação sociológica formal, mas sim porque é sem dúvidas um assunto muito interessante.

Tenho feito algumas indagações, e ainda estou buscando desvendar as respostas que provavelmente irão demorar ainda a surgirem. Claro para isto necessito da ajuda dos leitores, que é você que parou para ler este poste. De que forma aprendemos a formar uma capacidade distintiva do que é bom ou ruim na gastronomia? Ou ainda, como contribuir com a formação gastronômica e do paladar dos nossos comensais? 

Nossa o Marido Sanduíche regrediu para sua fase de infância que só indaga com “por que”, por que isso, por que aquilo etc. Confesso que ainda não tenho uma resposta, e provavelmente só terei quando obtiver meu próprio restaurante. Mas para ter meu próprio restaurante tenho que ser um verdadeiro Chef, que deverá levar algum tempo.

Mas como pensar não faz mal, tenho pensado que a formação sobre conhecimento gastronômico é fruto de investimento tanto no campo de conhecer e descobrir novos paladares quanto na transmissão familiar do conhecimento. 

Sempre tive a oportunidade de conhecer restaurantes destacados da alta gastronomia, quanto os chamados restaurantes da baixa gastronomia, que influenciaram minha formação culinária. Tudo isto contribui para que eu tenha uma análise critica referente à gastronomia. 

Saber comer é sem dúvidas uma relação direta com a cultura, pois a formação cultural dos alimentos que desenvolvemos é uma construção ao longo de nossas vidas. Então eu peço que cada pessoa que leia este post, reflita um pouco sobre a sua capacidade de aprender e apreender o que é uma boa comida. 

Dito isto, nossa receita de hoje é um prato que foi feito na cozinha do Marido Sanduíche, onde tenho a liberdade total de criar e formar minha identidade gastronômica, afinal de contas certamente um dia você comerá minhas receitas. Mas enquanto isto não é possível, trago uma receita para você realizar.

Linguado ao limão siciliano e alho poro.



Ingredientes:
1 posta de linguado
1 limão siciliano em fatias bem finas
100 g de alho poro
100g de cenoura ralada
50 ml de vinho branco seco
Azeite a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto
Uma folha de papel alumínio para envelopar o peixe.

Modo de preparo:
Em uma vasilha tempere o peixe com sal e pimenta do reino a gosto e reserve por 5 minutos. Abra o papel alumínio e passe um pouco de azeite, coloque o peixe sobre o azeite. Disponha por cima do peixe as fatias de limão siciliano, o alho poro e a cenoura. Faça um envelope com o papel e antes de selar por completo o envelope coloque o vinho e mais um pouco de azeite. Leve ao forno pré-aquecido em 180º por cerca de 15 minutos.

Espero que vocês gostem e possam desfrutar desta receita.
Um grande abraço do Marido Sanduíche. 

Nenhum comentário: