6 de agosto de 2010

Sorvete de doce de leite com cuca e purê de caqui

Conforme o prometido e quando o Marido Sanduíche promete é lei, hoje vou apresentar a última receita da trilogia que venho mostrando. É a sobremesa que fiz em meu trabalho de conclusão. Mas como não foi fácil terei que contar a saga da sobremesa.

Como assim Marido Sanduíche? É que aqui no Rio Grande do Sul as sobremesas são extremamente tradicionais, pudim de leite, laranja, pão, ou, sagu, arroz de leite, ambrosia etc. Mas não queríamos cair no tradicional, pois existem tantas outras possibilidades que queríamos enlouquecer e inovar.

Pesquisamos livros, receitas antigas das avós, e a internet que hoje é uma fonte de pesquisa muito rica de possibilidades. E isto não foi um processo lá muito fácil até chegarmos à receita escolhida. Encontramos diversas possibilidades dentro de um universo imenso de receitas.

Mas uma em especial nos chamou a atenção. Era uma cuca com purê de caqui e sorvete de doce de leite. Encontramos em um blog muito interessante. Só que vamos combinar é uma receita muito estranha, vocês não concordam? Sabia que iriam concordar.

Só que antes da banca, ficamos testando a receita cada item de uma fez, separadamente. Primeiro fizemos o sorvete seguindo a receita original que encontramos. Resultado pavor, apreensão, pois não deu certo, não ficou como queríamos. Conversa vai, orientação se foi, até que chegamos a um ponto em comum, mudar a receita do sorvete. Eis ai que nossas vidas mudaram. Executamos uma receita tradicional de sorvete base e acrescentamos o doce de leite. Querem saber como ficou? Somente no final deste post. 

Depois do sorvete testamos a cuca que deu certo, porem só teve um pequeno probleminha queimamos, pois esquecemos no forno, mas quem comeu jura que ficou boa, mesmo queimadinha. Então como havíamos acertado a massa essa, mesmo um pouquinho passadinha, não experimentamos mais, deixamos para fazer somente no dia da prova final.

E finalmente o purê de caqui, testamos e testamos até chegar no ponto ideal. Querem saber se fizemos a receita encontrada? Claro que modificamos para se adaptar ao que queríamos. 

Resumindo pegamos a idéia das receitas, mas modificamos e adaptamos as nossas necessidades, acertamos as medidas, inovamos em alguns aspectos, para que no final de nossa banca fossemos elogiados pela apresentação do prato e principalmente pela combinação de sabores.

O mais legal da gastronomia é a possibilidade de criar em cima de receitas, assim a inovação e a surpresa com que nos deparamos possa gerar resultados positivos. Então quem puder criar ou inovar nesta receita sinta-se totalmente à vontade para fazer isto.



Vamos a nossa receita de hoje. Cuca com purê de caqui e sorvete de doce de leite.

Cuca
60 ml Leite Integral
10 g Fermento Biológico Seco
45 g Açúcar
150 Farinha de trigo
25 g Manteiga
1 ovo

Farofa para a cuca
30 g Manteiga derretida
60 g Farinha de trigo
30 g Açucar

Modo de Preparo
Misture o leite morno com o fermento e metade do açúcar. Junte uma xícara de farinha e mexa até ficar homogêneo. Cubra com filme plástico e deixe crescer em local aquecido por 30 minutos. Em seguida, peneire a farinha e o açúcar restantes com o sal e adicione aos poucos à massa crescida. Acrescente a manteiga e os ovos. Amasse bem e transfira a massa para uma superfície enfarinhada. Sove-a por 10 minutos. Volte a massa para o bowl e cubra com filme plástico. Deixe crescer por mais 30 minutos em local aquecido. Unte a assadeira, abra a massa sobre ela. Para a farofa peneire a farinha com o açúcar e misture a manteiga derretida. Mexa com a ponta dos dedos até obter uma farofa e espalhe sobre a massa. Asse (180ºC) por 45 minutos. Deixe esfriar e desinforme.

Purê de caqui
6 caqui
70 Conhaque
60 Açucar
2 Cravos
1 pau de canela
1 anis estrelado

Retire a polpa das frutas e ponha em uma panela com o conhaque, o açúcar cristal, o cravo e a canela. Cozinhe até obter um caldo mais ou menos homogêneo, mexendo de vez em quando. Coe numa peneira grossa.

Sorvete de doce de Leite
500 Leite
300 g Doce de leite
6 Gemas
75 g Açúcar
350 Nata

Crocante para o sorvete
50 g Açúcar
150 g Castanha de caju

Colocar o leite para ferver. Depois do leite fervido acrescente o doce de leite. Fazer uma gemada com gemas e açúcar. Adicionar aos poucos o leite na gemada, misturar bem e voltar ao fogo médio para fazer creme. Reservar. Bater a nata até ponto de chantilly. Incorporar o creme reservado e congelar. Retirar do congelador após três horas, bater até ficar cremoso e congelar de novo. Repetir o processo três vezes.
Para o crocante leve ao fogo o açúcar até derreter levemente, junte as castanhas trituradas e deixe por mais cinco minutos, até obter um caramelo duro. Despeje sobre uma bancada de mármore ou granito untada e deixe esfriar. Em seguida, passe o rolo para que o crocante fique quebrado. Adicione no sorvete após a última batida.

Se deliciem com a receita e um grande abraço do Marido Sanduíche.



2 comentários:

Érica Cypriano disse...

Adorei seu Blog, parabéns!!! Hummmm fiquei até com fome

Visite um blog diferente... que vai falar de temas e dicas picantes, sexys e sensuais...
faça parte você tbm, mande suas perguntas para segredosdamaca@yahoo.com.br e continue acompanhando, cada dia uma novidade e um SEGREDO REVELADO!!!
http://segredodamaca.blogspot.com/
E ESSE É MEU BLOG
http://ericacypriano.blogspot.com/
BEIJOS

Anônimo disse...

Devev ter um gosto terrível..