19 de novembro de 2010

Frango recheado com queijo gruyère e molho de espumante.

Meus amigos leitores, o Marido Sanduíche tem feito da sua cozinha um verdadeiro laboratório gastronômico, para agradar vocês que representam o sentido das minhas receitas. Tenho buscado desenvolver todos os sentidos que um bom prato pode nos proporcionar.

O fascinante da cozinha é a possibilidade de estar em contato com uma verdadeira alquimia. Utilizar temperos, fundos, especiarias, tudo isto sem medo de errar. Na cozinha o erro faz parte de uma variável que na maioria das vezes vai estar presente na constituição de um bom prato.

Infelizmente vou ter que confessar que erro e erro muito. Mas é isto que me fascina, pois quando eu busco um sabor eu não desisto dele. Mesmo quando é uma receita consagrada, eu procuro sempre dar meu toque, para que se tenha a possibilidade da transformação.

Não acho que uma receita tenha que ter identidade própria, quem deve ter identidade é quem realiza esta receita. Você ir a busca sua identidade é o principal, dar seu toque, modificar, acrescentar, ou revolucionar.

Hoje nossa receita eu aprendi a fazer com um dos grandes Chef que o Rio Grande do Sul tem, observei algumas vezes a receita, depois participei da realização dela e quando, fiz em casa dei um toque pessoal. Espero que o Chef não fique muito brabo comigo.

Hoje vou apresentar uma receita de frango recheado com queijo gruyère com molho de espumante.




Ingredientes:

2 peitos de frango
Sal e pimenta branca a gosto
300g de queijo gruyère ralado
100g de castanha de caju picadas grosseiramente
50g Manteiga
Papel alumínio para enrolar

Modo de preparo:

Abra o peito do franco na sua lateral e vá dando contornos de filé. Tempere com sal, pimenta branca a gosto. Coloque o queijo gruyère ralado dentro deste frango juntamente com as castanhas de caju. Abra o papel alumínio passe manteiga bem no centro. Disponha o peito de frango sobre o papel e enrole como se fosse um rocambole. Leve ao forno pré-aquecido em banho maria a 180º por cerca de 40 minutos. Retire o papel alumínio e reserve.

Molho de espumante:

400 ml espumante brut
400 ml de creme de leite fresco
200 ml de fundo de legumes
Sal, pimenta branca

Modo de preparo:

Faça uma redução do espumante pela metade em uma panela. Acrescente o fundo de legumes e deixe ferver por 5 minutos. Depois coloque o creme de leite fresco e corrija os temperos com sal e pimenta. Disponha o frango que você havia reservado dentro deste molho e deixe por mais 5 minutos. Sirva com uma guarnição de sua preferência.
Eu servi com um purê de ervilhas e arroz branco.

Espero que todos tenham gostado.
Um grande abraço do Marido Sanduíche.