30 de agosto de 2010

Duo Bistrô

Hoje o Marido Sanduíche não vai dar nenhuma receita. Como assim Marido Sanduíche? Meus caros leitores fiquem tranqüilos, pois vou dar uma grande notícia a todos os amantes da boa gastronomia.

Surgiu em Porto Alegre um grande espaço gastronômico chamado Duo Bistrô, um local descontraído, com ambiente bem decorado, boa música e principalmente um astral incrível.

Mas o que tem o Duo Bistrô em comum com o Marido Sanduíche, bem amigos tem tudo em comum, pois esta semana o Marido Sanduíche assumiu a cozinha no período da noite. Estarei cozinhando nas noites de terça a sábado no Duo.

O Bistrô funciona para o almoço com o Chef Moroni, um grande amigo que fiz no SENACRS. Durante o almoço são servidos pratos como risotos, ala minuta de filé ou salmão, entre tantos outros que para descobri somente indo almoçar lá.

Durante a noite, bem ai fica tudo no comando do Marido Sanduíche. Sou o cozinheiro que vai poder servir vocês. Terei o prazer de sair de trás do blog e poder cozinhar especialmente para você leitor. Pela noite vocês vão encontrar tapioca, escondidinho, os famosos mini risotos, hum! Brusquetas, sanduíches, filezitos, nossa já deu fome no Marido Sanduíche.



Vocês serão recepcionados pela proprietária Fernanda Drumond que não mede esforços para deixar todos em casa. Todos podem ter a certeza que o Duo Bistrô veio para ficar, e principalmente se tornar um point da gastronomia de Porto Alegre. 

A grande novidade é que seu Pet também é muito bem vindo. Ah, peguei vocês hein, queriam dar a desculpa para o Marido Sanduíche que não poderiam ir porque não tinham onde deixar seus pets. Viu até nisso o Duo Bistrô pensou em vocês. Podem ir tranqüilos com seus pets que o local é preparado para recepcionar até seus pets.

Mas o que vocês ainda estão fazendo aqui lendo este post? Caros leitores corram em direção ao Duo Bistrô, seja no almoço, no Happy Hour, ou no jantar, quero ver todos no Duo Bistrô.

O Duo Bistrô funciona na Rua Passo da Pátria, 406, Bela Vista, Porto Alegre

Horário: Terça - Quinta: 10h00min - 22h00min
             Sexta - Sábado: 10h00min – 24h00min
             Domingo: 11h00min – 18h00min

Espero todos lá!
Grande abraço do Marido Sanduíche.

23 de agosto de 2010

SAGGIO LEVA VOCÊ À ITÁLIA

 Faltam poucos dias para finalizar a promoção cultural da Saggio.

Clique no título da postagem ou acesse o link na barra lateral e concorra a uma viagem à Itália ou acesse o link na barra lateral.

Não perca mais tempo.

O Marido Sanduíche recomenda esta promoção.

Muito Boa Sorte e espero que o vencedor seja leitor do Marido Sanduíche.

Um grande abraço
Marido Sanduíche.

20 de agosto de 2010

Jacaré com leite de coco

Caros leitores, hoje com muito orgulho posso dizer que sou um cozinheiro formado. Mas isso não significa que ainda seja um cozinheiro verdadeiramente, pois apenas está começando uma caminhada longa rumo a ser um dia um bom cozinheiro.

Isto tudo é para dizer que esta semana ocorreu minha formatura no curso de cozinheiro do SENACRS. Aprendi muito no curso de cozinheiro, técnicas, ingredientes diferentes, alguns exóticos, aliás, nossa receita de hoje é extremamente exótica. Mas antes vamos conversar mais um pouquinho. 

A profissão de cozinheiro está em evidência, e muitas pessoas acham que é uma vida cheia de flash ou aparecer em revistas famosas. A cozinha é um local quente, onde as pessoas se cortam, se queimam, e tudo em prol dos comensais. 

Quando o Marido Sanduíche começou seu estágio no restaurante Chez Philippe em Porto Alegre, ainda estava realizando o curso de cozinheiro, querem saber quantas horas eu ficava em pé? Ficava de 12 a 14 horas em pé durante o dia. Almoçava e jantava em pé. 

Na verdade meu grande aprendizado no curso de cozinheiro, fora todas as técnicas que aprendi, foi que os chefs ensinaram o tempo todo que para ser cozinheiro temos que ter amor por aquilo que fazemos, e isso confesso que tenho e muito. 

Um dia pretendo ser um cozinheiro e que possa deixar as pessoas encantadas com minhas receitas, mas por enquanto tenho muito e muito que aprender. Acredito que há possibilidade de descobrir e desvendar novos sabores, novas técnicas, e chegarei lá. Sou um pesquisador, um estudante vitalício, pois isto é fundamental para a construção de um cozinheiro. 

Adoro comer e principalmente experimentar, o Marido Sanduíche tem algumas restrições alimentares como qualquer pessoa, tipo...........calma.........ham...... já vou me lembrar.............. ah, lembrei! Fígado e arroz doce. Nossa que restrição hein, Marido Sanduíche! Mas se tiver que experimentar o sabor de um patê de fígado terei que fazer. A formação de um bom cozinheiro passa pela não restrição alimentar, bem nesse quesito largo com pontos hehehehehe.

Mas é obvio que o Marido Sanduíche é famoso, mas não do jeito que vocês imaginam, minha fama é de comilão e de uma pessoa que não rejeita nada. Cá pra nós (mas não vão espalhar hein!), sou assim mesmo hehehehe! Peço segredo, por favor, pois já não querem mais me convidar para comer na casa de ninguém.
Bem tudo isto para apresentar uma receita que é uma delícia! Mas também Marido Sanduíche depois desse discurso como vamos confiar em você? É verdade caros leitores. Mas garanto que vão gostar. 

Hoje nossa receita é um jacaré com leite de coco. O que? Jacaré? Li isto mesmo? Sim, você não se enganou, só podia ser o Marido Sanduíche a sugerir este prato.



Desde já digo que o jacaré que foi utilizado nesta receita é de cativeiro, pois o Marido Sanduíche é defensor e mantenedor da natureza. 



Então vamos a nossa receita, Jacaré com leite de coco.

Ingredientes
1 e ½ kg de jacaré
2 limões
700g de aipim-mandioca
1 cebola grande picada
3 tomates picados sem pele e sem semante
2 dentes de alho
150ml de azeite
½ maço de coentro picado
400ml de leite de coco
Sal a gosto
Pimenta do Reino a gosto

Modo de Preparo
Corte o jacaré em pedaços pequenos lave-os com água e deixe-os de molho no suco de 02 limões. Tempere com alho, pimenta-do-reino, limão e azeite. Deixe marinando por 2 horas. Depois de 2 horas, esquente uma panela, frite o jacaré, a cebola, e o aipim-mandioca. Depois adicione o tomate picado. Coloque metade do leite de coco e deixe reduzir, vá colocando aos poucos o restante do leite de coco. Regule o sal e deixe cozinhar por aproximadamente 45 minutos. O ponto é quando o aipim-mandioca estiver macio. Finalize com o coentro. 

Um grande abraço do Marido Sanduíche

17 de agosto de 2010

Tiramissu Clássico

Olá a todos! Neste mês de agosto o blog Marido Sanduíche está completando um ano de vida. Estou muito feliz, pois em pouco tempo de existência o blog obteve várias conquistas. O blog Marido Sanduíche surge no ano de 2009 em Portugal sem nenhuma pretensão era somente para informar aos amigos mais próximos minhas aventuras gastronômicas pela Europa.

Passou-se um ano e quem diria que no dia 18 de agosto de 2010 estarei me formando como cozinheiro, e totalmente apaixonado pela profissão. É muita ironia da vida, ou quem sabe, destino. Na verdade não acredito em destino e sim que o que move as pessoas é a paixão por algo. 

O blog despertou em mim uma vocação que deixei guardado por anos, pois a cozinha sempre foi algo que pesou na minha vida, mas como existe toda uma pressão social no Brasil por se ter um diploma de ensino superior fui levado a isto sem saber muito se realmente queria ser um sociólogo.

Claro que quando entrei na faculdade me apaixonei pelo universo intelectual, trabalhei na área, fiz trabalhos interessantes, mas faltava algo, não me sentia completo profissionalmente. Acho que o blog Marido Sanduíche foi o ponto inicial para poder dar uma guinada na minha vida.

Não foi fácil decidir largar uma profissão em prol de outra, vivi alguns conflitos grandes entre o certo e o indefinido. Mas tive total apoio de duas pessoas que sem elas não teria dado esta reviravolta em minha vida. Minha esposa Marina e meu sogro. Se fiz o que fiz de largar a profissão de sociólogo e entrar de vez em uma profissão nova, mas que me dá muito mais prazer e felicidade devo a eles.

Penso que na vida não conquistamos nada sozinho, e ter a gratidão é sem dúvida nenhuma o reconhecimento que somente conseguimos conquistar nossos objetivos e sonhos com o auxílio de pessoas. 

O blog foi uma pequena semente plantada que hoje faz parte de mim e que cresce a cada dia assim como eu. E nessa caminhada ainda curtinha, foi vocês leitores que fizeram o blog crescer e ter conquistas. 

Em um ano o blog conquistou a parceria das amigas Avassaladoras, uma parceria que deu certo e que vem a cada semana se fortalecendo com a coluna Planeta Miojo no blog das Avassaladoras. Só tenho a agradecer as amigas Avassaladoras pelo voto de confiança que depositaram no Marido Sanduíche, espero um dia poder cozinhar para as amigas.

O Marido Sanduíche teve seu blog publicado no Cyber Cook do site terra, onde teve um especial sobre bacalhau. Fomos destaque neste site, na qual tive grande orgulho, pois é um site especializado em gastronomia.

Também fomos tema de uma matéria da Rádio Elo FM de Belo Horizonte, onde o Marido Sanduíche ganhou um programa espacial.

O blog Marido Sanduíche fechou uma parceria com o site Click Boom, onde agora você pode ler o conteúdo do Marido Sanduíche. Com o Click Boom estamos iniciando nossa parceria, e já tenho muito que agradecer a motivação para melhorar a cada dia o blog e meus textos. 

Conquistamos também a possibilidade de divulgar a promoção das Cozinhas Saggio. Fomos escolhidos para promover a campanha “Sua Cozinha Toda Saggio” “A Saggio leva vocês à Itália”. Esta promoção está disponível ainda no link ao lado. Foi uma grande conquista do blog Marido Sanduíche, pois se trata de uma empresa que tem uma grande fatia de mercado no ramo de cozinha. 

Ainda é muito pouco tempo para dizer que o blog é um sucesso, mas sem dúvidas o blog esta aos poucos crescendo e adquirido novos leitores.

Claro que o Marido Sanduíche deixou o principal agradecimento para vocês leitores, pois o blog não seria nada se não tivesse leitores. Agradeço de coração a cada comentário, elogio, crítica, dicas que vocês deixam. Espero que daqui há um ano eu possa contribuir ainda mais com vocês. 

Mas como este é um blog de receitas vamos apresentar uma receita clássica italiana, para deixar todos com água na boca. Nada melhor que uma sobremesa tradicional para comemorar nosso aniversário de um ano.
Bem então vamos ao nosso Tiramissu Clássico.


Ingredientes:
500g Mascarpone
05 Ovos
07 Col. de sopa açúcar de confeiteiro
01 Pitada de sal
200g Biscoito champanhe
04 Xícaras de café forte e frio
100ml de vinho Marçala ou Izidro R
02 Col. de cacau em pó sem açúcar.

Modo de preparo:
Fazer uma gemada (bem clara e cremosa) com 5 col. de sopa de açúcar e as 5 gemas. Adicionar o vinho Marsala durante esse processo. Bater as claras em neve com 1 pitada de sal e o restante do açúcar. Incorporar o mascarpone à gemada. Incorporar as claras em neve à gemada, sem misturar intensamente. Reservar refrigerando.

Montagem:
Embeber os biscoitos no café sem deixar encharcar. Num recipiente próprio (ou em taças), colocar uma camada de biscoito alternando com outra de creme. Repita duas vezes, finalizando com creme. Polvilhar cacau antes de servir.

Abraços a todos os leitores de um ano de Blog Marido Sanduíche!

10 de agosto de 2010

Risoto Alla Milanese

Olá a todos! Depois de uma semana de frio intenso ainda não congelei, pois não foi fácil transpor esse tempo que não passou dos 10 graus. É incrível como algumas coisas acontecem no frio, um dos fenômenos é o aumento da fome, bem isso para o Marido Sanduíche não é devido ao tempo, já que como o ano inteiro sem o menor problema de temperatura.

Vocês leitores que não sabem o que é frio, ou tem a sorte de não ter durante um período longo, digo que não sou muito adepto deste frio intenso. Claro que o frio tem suas vantagens, uma sopinha, um cozido, uma feijoada, mas também quem disse que essas comidas são exclusividades do frio né, basta ter um bom ar condicionado para dar conta do calor.

Não sei se vocês notaram, mas não sou lá muito do frio, vamos tentar fazer uma forcinha para ver o lado bom do frio hum, hum! Esperem que ainda estou pensando..... ah lembrei, estrutura para o frio, nossa agora dei uma dentro, só que caros leitores o sul do Brasil não tem estrutura para o frio, bem ai voltamos a estaca zero novamente.

Vamos tentar mais uma vez, imagine aquela noite fria, como fez esta semana em Porto Alegre que chegou a 5 graus, uma lareira quentinha, um copo de vinho, e, hum delícia, um queijinho, que delícia. Bem delícia para quem tem lareira em casa né que aqui no RS deve ser 10% da população, neste caso faço parte dos outros 90% que não tem lareira.

Mas tem a neve Marido Sanduíche, claro ai você imagina uma janela você com o chocolate quente, enroladinho em um cobertor, nossa como a imaginação voa né nestes momento. Ai! minha cabeça, está sangrando. Mas o que aconteceu Marido Sanduíche? Nada só cai do sofá e bati com a cabeça sonhando hehehehe!

Sabem por quê? É que a neve na verdade o mais perto que chega de Porto Alegre é uns 300km de distância. Se alguém da secretaria de turismo lê esse meu texto, bem ai o Marido Sanduíche vai para a chapa e vira misto quente.

Tudo isto é uma brincadeira claro! Nem tudo, hehehehe! E para aquecer seu inverno quem sabe um Risoto Alla Milanese? Sabia que vocês iriam gostar. Então vamos a nossa receita de hoje.



Risoto Alla Milanese
 Ingredientes:
240 g Arroz arbóreo
1 colher de sopa cheia de açafrão
40 g de manteiga
750 de caldo de carne
20 g de cebola picada
120 ml vinho branco
30 ml de azeite de oliva
30 g de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:
Refogar a cebola no azeite. Juntar o arroz e refogar. Acrescentar o vinho e deixar evaporar. Colocar o fundo aos poucos, mexendo constantemente. Juntar o açafrão e cozinhar até AL dente. Finalizar com queijo parmesão e manteiga bem gelada.

6 de agosto de 2010

Sorvete de doce de leite com cuca e purê de caqui

Conforme o prometido e quando o Marido Sanduíche promete é lei, hoje vou apresentar a última receita da trilogia que venho mostrando. É a sobremesa que fiz em meu trabalho de conclusão. Mas como não foi fácil terei que contar a saga da sobremesa.

Como assim Marido Sanduíche? É que aqui no Rio Grande do Sul as sobremesas são extremamente tradicionais, pudim de leite, laranja, pão, ou, sagu, arroz de leite, ambrosia etc. Mas não queríamos cair no tradicional, pois existem tantas outras possibilidades que queríamos enlouquecer e inovar.

Pesquisamos livros, receitas antigas das avós, e a internet que hoje é uma fonte de pesquisa muito rica de possibilidades. E isto não foi um processo lá muito fácil até chegarmos à receita escolhida. Encontramos diversas possibilidades dentro de um universo imenso de receitas.

Mas uma em especial nos chamou a atenção. Era uma cuca com purê de caqui e sorvete de doce de leite. Encontramos em um blog muito interessante. Só que vamos combinar é uma receita muito estranha, vocês não concordam? Sabia que iriam concordar.

Só que antes da banca, ficamos testando a receita cada item de uma fez, separadamente. Primeiro fizemos o sorvete seguindo a receita original que encontramos. Resultado pavor, apreensão, pois não deu certo, não ficou como queríamos. Conversa vai, orientação se foi, até que chegamos a um ponto em comum, mudar a receita do sorvete. Eis ai que nossas vidas mudaram. Executamos uma receita tradicional de sorvete base e acrescentamos o doce de leite. Querem saber como ficou? Somente no final deste post. 

Depois do sorvete testamos a cuca que deu certo, porem só teve um pequeno probleminha queimamos, pois esquecemos no forno, mas quem comeu jura que ficou boa, mesmo queimadinha. Então como havíamos acertado a massa essa, mesmo um pouquinho passadinha, não experimentamos mais, deixamos para fazer somente no dia da prova final.

E finalmente o purê de caqui, testamos e testamos até chegar no ponto ideal. Querem saber se fizemos a receita encontrada? Claro que modificamos para se adaptar ao que queríamos. 

Resumindo pegamos a idéia das receitas, mas modificamos e adaptamos as nossas necessidades, acertamos as medidas, inovamos em alguns aspectos, para que no final de nossa banca fossemos elogiados pela apresentação do prato e principalmente pela combinação de sabores.

O mais legal da gastronomia é a possibilidade de criar em cima de receitas, assim a inovação e a surpresa com que nos deparamos possa gerar resultados positivos. Então quem puder criar ou inovar nesta receita sinta-se totalmente à vontade para fazer isto.



Vamos a nossa receita de hoje. Cuca com purê de caqui e sorvete de doce de leite.

Cuca
60 ml Leite Integral
10 g Fermento Biológico Seco
45 g Açúcar
150 Farinha de trigo
25 g Manteiga
1 ovo

Farofa para a cuca
30 g Manteiga derretida
60 g Farinha de trigo
30 g Açucar

Modo de Preparo
Misture o leite morno com o fermento e metade do açúcar. Junte uma xícara de farinha e mexa até ficar homogêneo. Cubra com filme plástico e deixe crescer em local aquecido por 30 minutos. Em seguida, peneire a farinha e o açúcar restantes com o sal e adicione aos poucos à massa crescida. Acrescente a manteiga e os ovos. Amasse bem e transfira a massa para uma superfície enfarinhada. Sove-a por 10 minutos. Volte a massa para o bowl e cubra com filme plástico. Deixe crescer por mais 30 minutos em local aquecido. Unte a assadeira, abra a massa sobre ela. Para a farofa peneire a farinha com o açúcar e misture a manteiga derretida. Mexa com a ponta dos dedos até obter uma farofa e espalhe sobre a massa. Asse (180ºC) por 45 minutos. Deixe esfriar e desinforme.

Purê de caqui
6 caqui
70 Conhaque
60 Açucar
2 Cravos
1 pau de canela
1 anis estrelado

Retire a polpa das frutas e ponha em uma panela com o conhaque, o açúcar cristal, o cravo e a canela. Cozinhe até obter um caldo mais ou menos homogêneo, mexendo de vez em quando. Coe numa peneira grossa.

Sorvete de doce de Leite
500 Leite
300 g Doce de leite
6 Gemas
75 g Açúcar
350 Nata

Crocante para o sorvete
50 g Açúcar
150 g Castanha de caju

Colocar o leite para ferver. Depois do leite fervido acrescente o doce de leite. Fazer uma gemada com gemas e açúcar. Adicionar aos poucos o leite na gemada, misturar bem e voltar ao fogo médio para fazer creme. Reservar. Bater a nata até ponto de chantilly. Incorporar o creme reservado e congelar. Retirar do congelador após três horas, bater até ficar cremoso e congelar de novo. Repetir o processo três vezes.
Para o crocante leve ao fogo o açúcar até derreter levemente, junte as castanhas trituradas e deixe por mais cinco minutos, até obter um caramelo duro. Despeje sobre uma bancada de mármore ou granito untada e deixe esfriar. Em seguida, passe o rolo para que o crocante fique quebrado. Adicione no sorvete após a última batida.

Se deliciem com a receita e um grande abraço do Marido Sanduíche.