28 de julho de 2010

PROMOÇÃO CULTURAL: SAGGIO LEVA VOCÊ A ITÁLIA

O Marido Sanduíche tem o prazer de informar que entre vários blogs no Brasil foi selecionado para divulgar a promoção da SAGGIO LEVA VOCÊ PARA A ITÁLIA. A SAGGIO está promovendo um concurso para levar uma pessoa para passar 11 dias na Itália. O Marido Sanduíche foi um dos blogs escolhidos para fazer esta divulgação para a SAGGIO. 

Para participar basta acessar o link na barra lateral do blog SUA COZINHA TODA SAGGIO. É muito simples participar. Basta criar uma frase sobre a SAGGIO e se cadastrar no link.

O Marido Sanduíche deseja boa sorte a todos os concorrentes! E espero que o vencedor seja leitor do Marido Sanduíche.

Um grande abraço a todos do Marido Sanduíche.

25 de julho de 2010

Carré de Cordeiro com Molho de Bergamota

O Marido Sanduíche está em ritmo frenético. Tudo isto porque estou trabalhando em uma das cozinhas mais famosas de Porto Alegre. Minha primeira experiência como cozinheiro está sendo fantástica.

O aprendizado que estou tendo na cozinha do restaurante onde estou trabalhando é sem dúvidas uma escola. Para quem há um ano era sociólogo e não tinha a menor idéia de como funcionava uma cozinha profissional, até que estou me dando bem. Ainda estou desvendando um universo totalmente novo, mas certamente o Marido Sanduíche vai dar o que falar. 

Não o Marido Sanduíche não está sendo arrogante ou prepotente, vocês já me conhecem e sabem que não sou assim. Mas é que quando descobrimos a nossa real vocação isto dá força e faz acreditar em um ótimo futuro na cozinha. Com tudo isto só queria dizer que estou realizado na cozinha.

Mas vamos deixar de lado toda esta conversa e vamos falar de receita. O Marido Sanduíche hoje vai apresentar, conforme o prometido, uma receita que demorou um mês para ficar pronta. Mas como assim? Mas estava demorando para o Marido Sanduíche escrever suas loucuras! Não! Não, é loucura. Na verdade é que a receita de hoje é um carré de cordeiro com molho de bergamota (mixirica).

Esta receita foi tema do meu trabalho de conclusão de curso no Senacrs. Quando propus esta receita não sabia do desafio que estava criando, pois até chegar no ponto perfeito do molho, olha levou certamente um mês. Na primeira vez que fui fazer o molho, nossa ficou extremamente estranho hehehe! Na segunda vez ficou ácido, na terceira ralo, na quarta gorduroso etc. 

Até que lá pela sétima vez deu certo, mas ai, também, ficou fantástico! O molho se casou perfeitamente com o cordeiro. Nunca comprei tanta bergamota (mixirica) na minha vida inteira, como nas últimas semanas, para testar este molho. Mas confiem no Marido Sanduíche, pois vale muito fazer a receita.


Participem da promoção SUA COZINHA TODA SAGGIO, basta acessar o link ao lado e concorra a uma viagem a Itália. Amanhã um post exclusivo da promoção!

Então sem mais demoras vamos à receita!

Ingredientes:
2 kg Carré de cordeiro
2 uni suco de limão
4 dentes de alho
Sal
Alecrim
Zimbro
Louro
Pimenta do Reino

Modo de preparo:
Fracione o carré. Coloque em marinada com sal, alho picado, alecrim, louro, zimbro, as pimentas e suco de limão. Deixe descansar por 24 horas. Polvilhe sal nos pedaços após retirar da marinada e leve ao forno até estar no ponto.

Molho:
600 ml de suco de bergamota (mixirica)
100 ml vinho branco
300 ml de caldo de carne
30 g de manteiga gelada
30 g farinha de trigo
70 g açúcar
Sal
Pimenta do reino
Alecrim

Modo de preparo:
Em uma panela faça um caramelo. Adicione o suco da bergamota e o vinho branco e deixe ferver por alguns minutos. Adicione o alecrim. Acrescente o caldo de carne e deixe ferver por mais alguns minutos. Com a manteiga e a rarinha você vai misturar uma na outra e depois colocar no molho para engrossar. Finalize com o sal e a pimenta.

Um grande abraço do Marido Sanduíche!

18 de julho de 2010

Mini-Moranga recheada com charque

Olá a tod@s, esta semana o Marido Sanduíche viveu um turbilhão de emoções. Na segunda-feira passada comecei meu estágio no mais renomado restaurante francês de Porto Alegre, o Chez Felippe. Estou aprendendo muito com esta experiência.

Como o Marido Sanduíche ainda não tinha a noção de como funcionava uma cozinha profissional, foi sem dúvida um momento de grande adrenalina. Acredito que será uma ótima complementação ao meu curso de cozinheiro. Aprendo muitas novidades principalmente com a possibilidade de estar ao lado de um dos grandes chefs da gastronomia.

Uma outra novidade nesta semana que passou foi a apresentação do meu trabalho de final de curso, culminando com uma banca para a degustação de um cardápio tipicamente regional. Foi de extrema dificuldade a banca que eu e meu grupo passamos, pois estavam somente chefs de cozinha do mais alto nível. Meu orientador disse que foi uma das bancas mais qualificadas dos últimos anos. 

Escolhemos como tema de trabalho o Rio Grande do Sul, pois a valorização da cultura local com o privilégio de produtos regionais é uma demanda na gastronomia atual. Buscar desenvolver pratos que possam dar uma identidade regional a partir dos produtos locais.

Bem, mas o Marido Sanduíche sobreviveu a esta banca e ainda aguarda o resultado final da nota. Mas como a voz do povo é a voz de Deus, eu quero a opinião de todos os leitores, portanto, vou apresentar a partir de hoje os pratos que fizeram parte do meu trabalho final. 

Começaremos com a entrada que é uma mini-moranga recheada com charque, mas para quem não encontrar em sua região o charque, pode utilizar a carne de sol, ou a carne seca. Na próxima semana será apresentada a receita de carré de cordeiro com molho de bergamota e paçoca de pinhão. E para finalizar este cardápio uma sobremesa bem exótica cuca com purê de caqui e sorvete de doce de leite.



Vamos a nossa receita de hoje, mini-moranga recheada com charque, ou carne de sol, ou carne seca.

Ingredientes:
4 Mini-Morangas
400g Charque
1 cebola média picada
3 dentes de alho picado
20g de manteiga
Azeite
½ Salsa
Sal
Pimenta do Reino

Modo de Preparo
Abra uma tampa na moranga e retire as sementes. Cubra com papel laminado e leve ao forno até a polpa ficar macia. Deixe esfriar um pouco e com o auxílio de uma colher, retire a polpa tomando o cuidado para não deixar a casca muito fina. Faça um purê com a polpa e acrescente a manteiga, o sal e a pimenta. Corte a carne em cubos e ferva até ficar macia. Deixe esfriar e desfie. Refogue a carne com azeite, cebola e alho numa panela. Tempere com salsa, sal e pimenta do reino e reserve. Recheie a moranga com o purê, a carne seca refogada e cubra com mais um pouco de salsa. Tampe e leve ao forno por 10 minutos. Sirva em seguida.

Um grande abraço do Marido Sanduíche



11 de julho de 2010

Mil folhas de salmão defumado e siri

Olá a todos, o Marido Sanduíche está um pouco saudosista, pois meu curso de cozinheiro já está chegando ao fim. Mas não estou triste e sim já com saudades de tudo que eu vivi nesses meses. 

Sou uma pessoa que valoriza muito o ato de aprender, de adquirir conhecimento e, principalmente, viver novas experiências. Esta semana tenho meu trabalho de conclusão. Eu que me formei como sociólogo e defendi minha monografia com 120 páginas é muito estranho produzir um trabalho de conclusão e ter que o comer depois hehehehe. 

O trabalho final do curso é fazer um menu completo com couvert, entrada, prato principal e sobremesa. Eu e meu grupo escolhemos como tema deste trabalho o Rio Grande do Sul. Buscamos desenvolver um cardápio com produtos regionais, como o cordeiro, o pinhão, a cuca, entre outros produtos. Prometo que na próxima semana irei colocar as receitas e as fotos do trabalho. 

Bem, mas minha vida profissional como cozinheiro está apenas começando, esta semana também começo meu estágio em uma das cozinhas mais importantes aqui do Rio Grande do Sul. O restaurante é muito reconhecido e pelo 10º ano consecutivo, ganha como melhor restaurante francês. Sei que é só o primeiro passo, um primeiro estágio, mas o entusiasmo é muito grande.

As coisas estão acontecendo muito rápidas depois que decidi deixar a sociologia e me dedicar à cozinha, estou até assustado com essa velocidade. Espero que no futuro possa ser um bom cozinheiro e vocês possam comer algum prato feito por mim.

Hoje vou apresentar uma receita criada pelo meu professor o Chef Mamadou, é uma entrada fantástica e muito saborosa. Para quem gosta de frutos do mar esta é uma verdadeira maravilha. O nome desta receita chama-se mil folhas de salmão defumado e siri.


Então neste momento vou deixar cada um de vocês com água na boca, pois aqui vai nossa receita de hoje.

Ingredientes:
100g Salmão defumado
80 gramas de siri
1 molho de manjericão
1 molho de ciboulette
30g de cebola picada finamente
80ml de azeite extra virgem
30ml suco de limão
Sal
Pimenta do reino

Modo de preparo:
Cortar 9 discos de salmão e picar os retalhos restantes. Misturar os retalhos com o siri, as ervas picadas, o azeite de oliva, o suco de limão, o sal e a pimenta. Montar em camadas um disco de salmão, o recheio e outros discos por cima, repita o processo no mínimo mais 2 vezes.
Espero que todas(os) tenham gostado de nossa receita de hoje. Garanto que é muito boa e, além disso, impressiona bela beleza do prato depois de montado. Use sua criatividade para fazer a decoração.

Um grande abraço do Marido Sanduíche.