31 de maio de 2010

Tortinha de ganache

Olá a tod@s, hoje vou apresentar uma dica de uma sobremesa para ser feita já pensando nos dias dos namorados. Tenho certeza que vocês vão dizer: Nossa como o Marido Sanduíche é adiantado. Mas não é uma questão de ser ou não ser adiantado minhas amigas(os) é que quero sugerir até o dia dos namorados um cardápio completo. 

Portanto porque não começar pelo fim, ou para muitos que amam doces pelo início, tudo isto é uma questão de olhar. Mas minha intenção é sugerir até a semana dos namorados a sobremesa, prato principal e a entrada, o que vocês acham não é uma ótima idéia. 

Por isso quero que vocês possam agradar a pessoa ama, com um serviço completinho, e claro para quem ainda não tem um(a) namorado(da) vai poder fisgar a pessoa pela boca, ou seja, tenho certeza que todos irão se apaixonar por esta receita que irei sugerir.

Mas para deixar bem claro porque estou iniciando pela sobremesa é que nesta semana tive um intensivo de confeitaria no curso de cozinheiro, ainda bem que não sou diabético, pois almocei doce todos os dias. Então nada melhor que começar invertido esta sugestão para o dia dos namorados. 

Nossa receita de hoje é uma tortinha de ganache, muito fácil de ser feita e que causa uma bela impressão em sua apresentação, além de ser uma delícia de sobremesa. Será a minha sobremesa para o dia 12 de Junho com toda certeza, pois minha esposa é uma chocólatra inveterada, então nada melhor que agradá-la.

Vamos a nossa receita.
Ingredientes para a massa.
250g de farinha de trigo
100g manteiga gelada em cubos
100g de açúcar
1 un de ovo
1 pitada de sal
10ml de água

Preparo: Peneirar a farinha, o açúcar e o sal. Fazer uma cova na farinha, e no centro, colocar a manteiga, o ovo, a água. Usando a ponta dos dedos, trabalhe os ingredientes até ficarem como migalhas ou com consistência de farofa. Adicionar água se necessário, para ajustar a consistência. Não sovar ou trabalhar a massa em demasia. Comprimir com firmeza para formar uma bola, envolver com plástico filme e refrigerar por 30 minutos. Depois abrir a massa em uma forma com o fundo removível e assar por 35 minutos em um fogo de 200 graus.

Cobertura de ganache.
300g nata
150g de chocolate meio amargo

Preparo: esquentar a nata sem deixar ferver. Juntar o chocolate picado. Misturar com uma espátula até obter um creme homogêneo. Adicione o preparo na massa já pronta e leve para a refrigeração por cerca de 1 hora.

Espero que tenham gostado da dica desta dica de hoje.
Um grande abraço do Marido Sanduíche.


17 de maio de 2010

De dar água na boca.

Olá a todos os leitores do Marido Sanduíche, hoje vou mostrar alguns dos pratos que a turma de cozinheiro básico está realizando no curso. O Marido Sanduíche adverte as fotos que estarão postadas a seguir podem causar fome imediata.

A cada semana que passa as receitas estão mais elaboradas e mais difíceis de serem executadas, pois o grau de dificuldade aumenta conforme os dias passam. Mas é incrível quanto mais difícil é a receita, mas você sente vontade de realizá-la. 

Não quero ser o causador de nenhuma salivação excessiva, mas já passamos pela semana da carne, peixes, aves, massas, caldos (fundos de peixe, carne, aves). Não sei, mas acho que já engordei alguns quilos com tantas receitas já feitas.

O Marido Sanduíche vai ter que confessar que realmente não entendia nada, mas absolutamente nada de cozinha, e confesso que para conseguir dominar a arte da gastronomia ainda vai demorar um bom tempo. 

Como a gastronomia é de “domínio público”, ou seja, todo mundo acha que sabe cozinhar, no qual estou me incluindo, quando você deixa de ser um senso comum dentro de determinado conhecimento você tem a grande surpresa. Surpresa esta que faz você criar uma humildade para adquirir conhecimento específico. Não quero dizer aqui que para cozinhar é necessário freqüentar determinado tipo de curso, mas o que quero realmente dizer é que a cozinha é feita de técnicas, regras, e conhecimentos específicos determinantes para o fazer gastronômico de alto padrão. 

Estou somente no início de uma longa, mas prazerosa jornada em um campo de conhecimento ainda desconhecido para mim, mas com muito estudo, leitura, pesquisa, cultura tenho a certeza que atingirei meus objetivos que são realmente de me tornar um cozinheiro capaz de executar e criar na gastronomia. 

O meu grande objetivo é fazer que quem coma minha comida possa sonhar, salivar, se emocionar, pois quando isto acontecer daqui uns 20 ou 30 anos eu possa realmente dizer, acho que sou um cozinheiro capaz. Hoje ainda estou buscando aprender a engatinhar, e pelos próximos anos pretendo conseguir dar meus primeiros passos, para quem sabe no futuro caminhar, sempre com um passo depois do outro. 

Bem chega de filosofar hehehe, agora vou apresentar algumas fotos de pratos executados no curso de cozinheiro. As fotos a seguir têm o crédito de todos os alunos da turma 2868 do curso de cozinheiro básico do SENACRS. 



Espero que todos tenham gostado. Um grande abraço do Marido Sanduíche.

3 de maio de 2010

Jantar italiano: Risoto e Brusqueta

Olá amig@s, já sei que tem muitos leitores reclamando da minha ausência, mas é por uma boa causa garanto a todos. A correria anda grande e os conhecimentos que estou adquirindo no curso aos poucos estão sendo assimilados. Estou adorando o curso de gastronomia do SENAC, mas este terá um post especial mostrando algumas fotos de pratos que estão sendo produzidos pela turma da manhã de cozinheiro do SENAC.

Hoje vou apresentar uma receita muito fácil de fazer e que fica fantástico apreciar como entrada ou tira gosto. Durante o ano passado com minha residência fixada em terras lusitanas tive a oportunidade de ir para a Itália em uma viagem inesquecível. Lá entrei em êxtase com a gastronomia, muitas lojas, armazéns, butiques, enfim muitos estabelecimentos especializados em venda de temperos, massas, embutidos etc, etc, etc, etc. Foi em Veneza que comprei vários temperos para massa e um pacote de preparo para risoto, este era chamado de milanês. Uma combinação de cogumelos secos, abobrinha, cebola tudo seco e temperado.

Algumas curiosidades cercam esta viagem, pois eu e Marina iríamos passar 10 dias na Itália, eu já com a perspectiva de comprar temperos levei roupas que poderiam ir ficando pelo trajeto, chegaríamos por Veneza depois iríamos para Florença e terminaríamos em Roma. Bem para resumir a história quando chegou o final da viagem no dia de ir embora deixei praticamente todas as roupas em Roma e acondicionei meus temperos dentro da mochila, então vocês podem imaginar o quanto de tempero comprei.

Chegando novamente em casa em Lisboa resolvi não fazer o risoto que havia comprado, pois deixaria para fazer em minha terra natal Porto Alegre. Chegamos ao Brasil e não tive oportunidade de fazer o risoto. Mas agora, passados três meses da nossa chegada ao Brasil resolvi fazer uma janta para meu irmão e minha cunhada. Nada melhor que fazer um risoto trazido diretamente da Itália.

Mas como o risoto era seco, ou melhor, desidratado, resolvi fazer de entrada umas brusquetas para acompanhar. Então vou apresentar a receita de brusqueta que fiz, já que para fazer o risoto foi só seguir as instruções da embalagem, claro que o Marido Sanduíche precisou de uma assessoria da minha cunhada que tem nacionalidade italiana.



Então vamos à receita de brusquetas. O ideal para fazer as brusquetas é um pão italiano, mas se você não encontrar assim como eu, pode ser uma baguete. Cortamos a baguete em diagonal e reservamos. Iremos precisar de tomates maduros, sem pele e sem semente. Corte o tomate em cubos e reserve. Precisamos de folhas de manjericão e queijo parmesão ralado na hora. Ainda necessitaremos de dentes de alho.

Em uma frigideira aquecida torramos o pão, depois dele torrado passamos o dente de alho cortado ao meio. Coloca-se os tomates por cima e rala-se o queijo parmesão na brusqueta, coloque uma ou mais folinhas de manjericão e regue com azeite.



Pronto uma receita rápida, fácil e simplesmente saborosa. Você ainda pode colocar outros ingredientes do seu gosto como um combinado de folhas verdes, pode ir ser feito com anchovas em conserva, bem ai fica a critério de cada um.

Um grande abraço do Marido Sanduiche e até a próxima com mais novidades, receitas, curiosidades.