13 de abril de 2010

Salmão

Olá a tod@s, vocês devem estar se perguntado por que o Marido Sanduíche não está escrevendo com tanta freqüência? Bem amig@s leitores, explico é que não tenho tido lá muito tempo, nossa que desculpa mais esfarrapada hem! É verdade, não posso mais deixar vocês na mão.

Hoje vou apresentar uma receita que li no jornal, é uma delícia e muito simples de fazer. Vou postar uma receita de salmão com molho de amoras. Totalmente copiado e aprovado.

Eu vinha fazendo salmão, mas estava errando no ponto, ficava com um sabor muito forte da gordura que ele desprende na sua cocção. Foi quando lá no curso que estou fazendo, um dos professores citou que o salmão deve ser servido mal passado. Nossa sempre fazia o salmão bem passadinho.

Resolvi colocar em prática esta dica. Sabem o que aconteceu? Fiz o salmão mal passado e ficou dos deuses. Realçou todo o sabor que possui o peixe, incrível, não ficou nem um pouco com aquele sabor forte que o salmão tem. Aconselho a todos experimentarem o salmão mal passado.

Para ressaltar o sabor comecei grelhando o salmão pela parte da pele, deixei bem crocante e depois só dei uma viradinha rápida para que o peixe ficasse assadinho por fora e mal passado por dentro. Isto leva alguns minutos, nada mais que isso.


Nossa tenho certeza que se vocês leit@res colocarem em prática esta receita, vou receber vários comentário elogiando. Fica lançado aqui o desafio, quem fizer a receita e ficar boa pode deixar um comentário elogiando, e se alguém não gostar, a culpa não é minha, pois peguei a receita de um jornal de grande circulação aqui de Porto Alegre. Brincadeirinha! Espero que todos tenham sucesso com esta receita.

Caso alguém não goste do peixe mais mal passado pode sem problemas deixar mais tempo grelhando, aqui o Marido Sanduíche não é rígido, mas um conselheiro hehehe. Podem fazer mal passado que não vão se arrepender.


* Ingredientes:

250g de filé de salmão
150ml de espumante
120g de geléia de amora e amoras frescas
1 colher (sopa) de cebola ralada
1 colher (sopa) de manteiga
sal e pimenta-do-reino

Modo do preparo

Tempere o filé de salmão com sal e pimenta-do-reino. Grelhe o salmão na manteiga dos 2 lados. Doure a cebola na manteiga por 1 min. Acrescente o espumante. Acrescente a geléia de amora e as amoras e deixe reduzir em fogo baixo por 10 min. Sirva o salmão regado com o molho.

*Receita retirada do caderno de gastronomia do jornal Zero Hora do dia 26 de março de 2010.

Aproveitem!
Um grande abraço do Marido Sanduíche.

7 de abril de 2010

Turma 2868 SENAC – Cozinheiro Básico

Olá a tod@s os leitores, hoje vou apresentar as mais novas promessas da culinária do Rio Grande do Sul ou até mesmo do Brasil. Muitos vão pensar, nossa como o Marido Sanduíche está petulante. Não car@s leitores é que a turma 2868 de cozinheiro básico do SENAC promete muito.

No início do curso éramos 32 pessoas na turma da manhã. Na primeira semana fomos divididos em duas de 16 alunos. No decorrer dos dias fomos aos poucos, nos conhecendo e criando grandes vínculos de amizade. A turma está como diria “azeitada”, claro alguém já deve ter feito uma piadinha do tipo: claro é um curso de cozinheiro só podem estar azeitado. Ai se não é o Marido Sanduíche ficar explicando tudo aqui fica complicado manter um diálogo hehehehe!

Acontece que a turma é muito especial, companheira, batalhadora, e principalmente amiga. Sabe que já transitei por diversos grupos, nos mais diversos meios sociais, mas pessoas tão companheiras e amigas, confesso que é difícil encontrar. É muito motivador encontrar um grupo assim, pois estimula o crescimento dos demais, estou aprendendo a cada dia, cada manhã que passo no SENAC tenho o privilégio de dividir a cozinha com outros 15 amigos que fiz.

No curso tivemos uma disciplina de relações interpessoais, com a professora Adriana formada em psicologia. Em sua disciplina ela alertou para os possíveis desgastes que poderiam acontecer dentro da cozinha. Crises poderiam surgir, rivalidades, brigas. Mas de uma coisa eu posso ter certeza, a turma 2868 de cozinheiro básico vai marcar história no SENAC. Pode ser que não venhamos a nos tornar grandes chefes ou cozinheiros, mas de uma coisa tenho certeza, do curso vão sair 16 amigos, com uma tarefa bem realizada, o companheirismo e o espírito de grupo.

Nossas aulas de cozinha serão orientadas pelos chefes Marcos Monteiro e Mamadou Sène. Será feito um sistema de rodízio entre os chefes, cada semana um orienta as aulas. Esta semana as aulas foram orientadas pelo chefe Marcos Monteiro, um profissional de alto gabarito e com um conhecimento fantástico. Estamos todos aprendendo com o chefe, o pouco tempo que tivemos em cozinha já deu para perceber o conhecimento que iremos adquirir através de suas aulas.

Bem chega de escrever, vou apresentar a turma a tod@s os leitores, com a devida permissão dos direitos de imagem cedidos pela turma.



Estes são os alunos da turma 2868 de cozinheiro básico do SENAC: Adriane, André, André, Antônio, Francisco, Janaína, Júlia, Leonardo (Marido Sanduíche), Lucas, Luciano, Márcia, Marta, Mateus, Moroni, Sandra, Sirlei.

Ah! Quem não está na foto, sinta-se incluído.

Um grande abraço do Marido Sanduíche