31 de março de 2010

Festival de receitas de bacalhau

Olá amig@s leitores. Sei o quanto estou devendo meus posts, mas estou correndo um monte para melhor informar vocês. Hoje vou disponibilizar algumas receitas para todos que irão comer bacalhau na Sexta-Feira Santa possam se inspirar.

Quando pensei em pesquisar receitas de bacalhau, logo pensei em dar alguma coisa não tão comum quanto estamos acostumados a consumir aqui no Brasil. Nossa primeira receita é um bacalhau chamado Zé do Pipo muito consumido em Portugal; depois o tradicional bacalhau ao forno; ainda apresento o bacalhau com natas, um verdadeiro manjar dos deuses; por último o bacalhau à Gomes de Sá, muito consumido no Brasil, porém acredito que esta receita é fantástica.

Bem, hoje o principal não é meu texto, mas sim as receitas que estou disponibilizando. Que todos tenham uma ótima Páscoa, muito bacalhau, muito chocolate e, principalmente, muito amor.


Bacalhau à Zé do Pipo

Ingredientes:
1 kg de Lombo de bacalhau
2 cebolas médias
1 litro de leite
750 g de purê de batata
4 colheres de sopa de azeite
1 xícara de maionese
1 folha de louro
Azeitonas pretas
Pimenta do reino
Sal

Preparo:
Depois de demolhado, corte o bacalhau em postas e coza-o em leite. Descasque e pique as cebolas. Ponha uma frigideira com azeite no fogo e refogue a cebola. Junte o louro e um pouco de leite do cozimento do bacalhau. Tempere com sal e pimenta. Escorra o bacalhau e coloque as postas em uma forma refratária. Despeje a cebola e cubra completamente com maionese. Ponha o purê de batata e leve ao forno para gratinar. Quando estiver dourado, retire do forno, enfeite com as azeitonas pretas e sirva.



Bacalhau no forno

Ingredientes:
4 postas de bacalhau
1/2 L leite
2 dentes de alho
Azeite
Pão ralado

Preparo:
Demolhe o bacalhau no leite durante uma noite.
Passe o bacalhau por pão ralado e disponha-o num pirex com o azeite fervido com os alhos. Leve ao forno a 180º durante cerca de 25 minutos.



Bacalhau com natas

Ingredientes:
Bacalhau demolhado: 500 g
Batata: 2 kg
Nata: 200 ml
Leite: 200 ml
Queijo mozzarella: 200 g
Ovo: 4
Sal: a gosto

Preparo:
Numa panela cozinhar o bacalhau já demolhado; na mesma água cozinhe as batatas descascadas, depois se desfia o bacalhau e esmagam-se as batatas com a ajuda de um garfo; à parte batem-se as natas em conjunto com as gemas e uma pitada de sal; depois de batidas as natas, acrescente o leite. Num recipiente apropriado misturam-se as batatas esmagadas, o bacalhau desfiado e as natas já batidas; depois de misturados os ingredientes, colocam-se em um refratário e cubra com o queijo mozzarella ralado, leve ao forno até gratinar.



Bacalhau à Gomes de Sá

Bacalhau: 750 g
Azeite
Batata: 500 g
Cebola média: 3
Louro: 1 folha
Ovo: 2
Salsa: 1 ramo
Alho: 2 dentes
Sal
Azeitona

Preparo:
Cozinhar as batatas com pele, aferventa-se o bacalhau depois de demolhado e desfaz-se em pequenas lascas. Numa panela coloque bastante azeite, as cebolas cortadas em rodelas, os dentes de alho e louro; leva-se ao fogo a cebola e doure acrescente o bacalhau e as batatas cortadas grosseiramente, deixando saltear. Retire do fogo, coloca-se numa travessa que possa ir ao forno, onde fica cerca de 10 minutos. A travessa deve ser larga para tostar tudo por igual. Servir com rodelas de ovos cozidos, azeitonas e salsa picada.



Um grande abraço do Marido Sanduíche

16 de março de 2010

Peixe com legumes

Meus amig@s leitores, o curso de gastronomia está a pleno vapor. O curso ainda esta somente na parte teórica que, particularmente, considero fundamental para quando formos para a prática. Tivemos até agora disciplinas de relações interpessoais, serviço de restaurante e boas práticas, estou aprendendo muito com todo este mundo novo que é a gastronomia.

Marido Sanduíche você não está fazendo um curso de gastronomia? Não deveria estar com a mão na massa, literalmente? Sim, mas quem disse que teoria e prática andam em lugares diferentes. Para que uma formação seja completa ela deve ter teoria para que posteriormente venha dar sustentação à prática. Ah, e claro que quando estivermos tendo as aulas práticas na cozinha também serão teóricas.

Bem como ainda não entrei nas aulas práticas, ou melhor, passei longe da cozinha até aqui, vou postar uma receita ainda da minha cozinha de casa. Aquelas receitas do Marido Sanduíche, que você já se acostumou. Mas que vergonha, como assim leitores acostumados? Quero que vocês me contestem, critiquem, elogiem às vezes, mas quero leitores muito críticos, então nada de estar acostumado hem.

Brincadeira querid@s leitores. Vocês devem achar que o Marido Sanduíche não sabe mais escrever né! Só escreve com arroba, é que estou politicamente correto agora, para falar em gênero, que chique fiquei, mas isto é uma das vantagens que a internet nos proporciona.

Chega de rodeio se não vocês me matam. Vou apresentar um prato que fiz no final de semana, um peixe grelhado em cama de vegetais acompanhado de arroz com açafrão. Hum, que delícia. Garanto a tod@s que ficou muito bom, e claro recomendo que façam.



Nesta receita utilizo um molho de pesto por cima do peixe. O que eu utilizei é seco, somente hidrato com azeite. Não posso recomendar este, pois trouxe da Itália, mas você pode comprar o pesto já pronto, ou fazer com manjericão fresco, fica a critério de quem for fazer a receita.

Ingredientes

Para o peixe:
4 filés de abroteá
1 limão siciliano
1 dente de algo
Farinha de trigo
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Azeite

Para os legumes:
3 cenouras
2 beringelas
Azeite
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Orégano

Para o arroz:
1 xícara de arroz
2 xícaras de água
1 colher de sopa de óleo
Sal a gosto
1 colher de cafezinho de açafrão

Modo de Preparo do Peixe:
Temperar o peixe com suco de limão, o dente de alho ralado, sal e pimenta do reino a gosto. Deixar descansar por 15 minutos. Depois dos 15 minutos, dê uma secada no peixe com um papel toalha e envolva o peixe na farinha de trigo bem de leve. Imediatamente aqueça uma frigideira e com um fio de azeite grelhe o peixe. Doure dos dois lados e reserve.

Modo de Preparo dos Legumes:
Corte a cenoura em cubos, repita o processo com a berinjela. Em uma panela coloque azeite para aquecer e primeiro coloque as cenouras em cubo e frite, depois acrescente a berinjela. Quando a berinjela refogar, acrescente o sal e a pimenta do reino a gosto. Desligue o fogo e acrescente o orégano para que possa somente perfumar seu refogado. Reserve.

Modo de Preparo do Arroz:
Em uma panela aqueça 1 colher de óleo e dê uma fritada no arroz, acrescente duas xícaras de água revendo. Coloque o sal, e 1 colher de cafezinho de açafrão. Cozinhe aproximadamente por 20 minutos em fogo bem baixo.

Montagem do Prato:
Em um prato faça uma cama com os legumes e coloque o peixe em cima desta cama. Por cima do peixe coloque o molho de pesto.

Ou use sua imaginação e monte o prato a seu gosto. Espero que tenham gostado desta receita, pois é muito fácil e saborosa de ser feita.

Ainda esta semana, mais uma dica de livro e mais uma receita para vocês.
Um grande abraço do Marido Sanduíche.



9 de março de 2010

Gastronomia é cultura

Olá amig@s leitor@s, hoje vou dar uma dica de leitura, muito interessante, sobre a história da gastronomia. Este livro que estarei indicando é de duas especialistas no mundo da gastronomia.

O livro é que tem o título “Gastronomia no Brasil e no mundo” é escrito pela historiadora Dolores Freixa, professora universitária e guia de turismo cultural, e pela Guta Chaves jornalista gastronômica. Ambas buscam traçar uma linha histórica a partir da gastronomia. Partem de uma conceitualização da cultura gastronômica, passando pela pré-história, Europa medieval, a Renascença, as Expansões Marítimas, até chegar à influência da gastronomia francesa e a gastronomia de hoje. Chegam, também, ao Brasil – Colônia – Império – Século XX – Cozinha típica e regional. A finalização do livro é sobre a globalização.

Podemos literalmente viajar a través da linha do tempo com o livro e descobrir literalmente a gastronomia. O texto é leve, mas o conteúdo é denso, é bem escrito e claro com muitas curiosidades que aguçam o leitor. Além do projeto gráfico que é lindo! Fiquei fascinado com esta leitura e recomendo a todos os meus leitores que se possível dêem uma lida neste livro (estarei disponibilizando a bibliografia completa do livro no final do post).

Muitos devem estar pensando, mas como o Marido Sanduíche me sugere um livro que se refere à história da gastronomia e não um livro de receitas. Já vou esclarecer as dúvidas. Sugiro livros que você possa conhecer culturas relacionadas à gastronomia, pois cozinha também é conhecimento e, claro, cultura.

Você também pode utilizar a internet como fonte de pesquisa, aguçar sua curiosidade, para saber origens dos pratos, dos temperos, em que contexto cultural surge determinadas culturas gastronômicas. Assim quando for fazer uma jantar ou um almoço para amigos, família, você poderá iniciar um ritual de explicação e embasamento do seu prato, explicar para estas pessoas como surgiu a receita, de onde são oriundos os temperos.

Posso dizer que é muito bacana ter a possibilidade de viajar pela história, por suas culturas através da gastronomia. Existe uma infinidade de títulos de livros, revistas e jornais especializados em gastronomia.

Mas como vou ler e pesquisar se você, Marido Sanduíche, não parou de escrever? Ah então não seja por isso, boa pesquisa e uma ótima leitura. Na próxima semana estarei novamente dando mais uma dica bacana de livro.

Bibliografia de hoje:
FREIXA, Dolores; CHAVES, Guta. Gastronomia no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro: SENAC Nacional, 2008.

Um grande abraço do Marido Sanduíche.

4 de março de 2010

Ainda uma simples panqueca

Atenção! Atenção! Atenção! Nossa, mas o Marido Sanduíche deve ter enlouquecido mais uma vez? Não meus caros leitores, mas cai na realidade com o início das aulas de gastronomia.

Meu primeiro dia de aula no SENACRS foi uma aula inaugural com quatro dos melhores chefes que tem no Rio Grande do Sul, o chefe Felippe Sica, chefe Floriano Spiess, chefe Marcelo Schambeck e o chefe Gérard Durant, e quem coordenou essa conversa foi a Bete Duarte chefe de redação do caderno gastronomia do jornal Zero Hora. Para os leitores fora do Brasil este é o maior jornal do Sul do Brasil.

A dinâmica funcionou de uma forma muito descontraída, poderia resumir que foi um bate papo muito enriquecedor. Claro que saí com fome desta primeira aula, até ai nenhuma novidade para o Marido Sanduíche. Mas fora a brincadeira, tivemos a oportunidade de conhecer e ter dicas de grandes chefes de cozinha. Confesso que saí muito entusiasmado com o desafio que virá pela frente na carreira de cozinheiro. Tenho a consciência que será um caminho muito duro, mas que com muita dedicação, tesão, trabalho, humildade e principalmente respeitando minhas limitações chegarei a ser um cozinheiro no futuro.

Como sempre deixei claro para todos os meus leitores, eu não possuo nenhuma técnica e muito menos, grandes conhecimentos teóricos da gastronomia. Para compensar esta falta de conhecimento teórico estou lendo muito sobre gastronomia e principalmente sobre a história da gastronomia no mundo e no Brasil. No próximo post prometo que será dedicado a falar de alguns livros que tenho lido.

A experiência de estar ali na frente desses grandes chefes foi fantástica, tirei grandes lições para meu futuro. Bem minha grande meta agora é fazer um trabalho de campo. Para quem não conhece este termo, esclareço com prazer: é ir direto na sua fonte de pesquisa. Assim só me resta uma alternativa que é ir ao restaurante dos chefes e experimentar o que de melhor existe na gastronomia do Rio Grande do Sul.

Agora vamos a nossa receita. Quem não gosta de panquecas que jogue a primeira pedra.
Hum, não deveria ter feito essa pergunta! Mas todo caso lá vai.


Ingredientes

2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de leite
2 ovos
2 colheres de chá de óleo
Sal

Leve todos os líquidos ao liquidificador e depois acrescente a farinha e os ovos, coloque sal a gosto e bata tudo. Deixe descansar por cerca de 30 minutos.
Coloque aproximadamente uma concha na frigideira antiaderente e frite-as dos dois lados.

Recheio.

400g de carne moída
2 dentes de alho
½ cebola picada
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
1 colher de sopa de manteiga
Azeite

Modo de preparo

Derreta a manteiga e coloque um fio de azeite para que não queime. Acrescente a carne moída e frite até ficar bem sequinha. Coloque a cebola e o alho e continue fritando, quando a cebola e o alho ficarem transparentes, acrescente o sal a gosto e a pimenta do reino a gosto. Pronto, agora recheia as panquecas e coloque em um refratário. Cubra com queijo parmesão e leve ao forno médio pré-aquecido até que o queijo gratine.
Acompanhe com sua salada preferida.

Um grande abraço do Marido Sanduíche.