29 de dezembro de 2009

Portugal: um sabor que nunca esquecerei

É com grande pesar que o Marido Sanduíche vem a público comunicar que está deixando Portugal após um ano. No próximo dia 08 de Janeiro estou desembarcando na minha cidade natal Porto Alegre, onde, o percurso do blog Marido Sanduíche terá sua continuidade, e espero que mantenha o mesmo sucesso obtido em terras lusitanas.


Como todos sabem o Marido Sanduíche surgiu em Agosto de 2009 para compartilhar com as pessoas minhas aventuras gastronômicas pela Europa. Quero assegurar aos meus leitores a garantia que no Brasil o blog continuará sendo abastecido de receitas, curiosidade, dicas e locais bacanas para comer. Em cada local que eu for, em cada cidade, em cada restaurante, bar, boteco, lá estarei com um bloquinho na mão e uma máquina fotográfica, registrando tudo para depois repassar para você leitor.

Bem, vamos ao que interessa e como este blog tem por objetivo falar de culinária e tudo que envolve o mundo gastronômico vou falar de alguns pratos que ficarão na minha memória.

Quero começar falando do que mais vou sentir falta, claro que só podia ser ele, o bacalhau. Aprendi muito com o bacalhau aqui em Portugal. Nossa, mas ele vai voltar e ir direto para o analista, pensam vocês. Ai, mas será que ninguém me entende? É que vivenciando a importância que os portugueses dão ao “Rei” dos peixes, deu para perceber a relação de tradição que Portugal tem com o bacalhau. Por exemplo, existem datas festivas que só se come bacalhau. Então para relembrar alguns pratos que comi vou destacar alguns: Bacalhau na brasa, assado, à moda do Porto, a Braz, com natas, com grão de bico, à moda do zé do pipo, espiritual, os pasteis......etc.etc.etc.etc.


A sardinha claro não poderia faltar, quando vi a primeira sardinha achei que era uma tainha pelo tamanho, claro é um exagero meu, mas sem dúvidas eles dão ração especial para as sardinhas, pois são enormes. A cena que não sairá da minha cabeça serão as festividades de Santo Antônio. Nesta festa Lisboa ficou debaixo de fumaça das churrasqueiras assando sardinha. Umas das festas mais magníficas que já presenciei, tanto em termos de festa quanto em termos de gastronomia.


As sobremesas não poderiam faltar, com todos os doces conventuais a base de ovos, que realmente são os melhores doces que já comi, isto para quem gosta de doces de ovos. Posso destacar alguns, mas já estarei cometendo injustiças, pois para mim todos são maravilhosos. Doce de ovos moles, travesseirinho da periquita, ovos queimados, toucinho do céu, fradinho.....hummmmm


Vou destacar outro doce que posteriormente terá uma postagem exclusiva porque este é sem dúvida a maior tradição de Lisboa, que são os Pastéis de Belém. São divinos, espetaculares, irresistíveis e impossível comer só um. Mas os únicos pastéis que podem ser chamados de Belém são os da confeitaria que leva o nome do Bairro. Os pastéis são feitos com uma massinha folhada e muito crocante e recheados com um creme de ovos e baunilha, nossa é só o que posso dizer.


Por fim não me esquecerei dos cafés de Portugal, um dos melhores cafés que já tomei. Ir até a confeitaria Brasileira e tomar uma bica no fim de tarde de sol, é um programa maravilhoso.

Poderia ficar horas e horas escrevendo das minhas experiências aqui em Portugal, mas vou acabar cometendo grandes injustiças com toda vasta gastronomia lusitana, então termino meu texto agradecendo a cidade de Lisboa pelo acolhimento e por ter me dado oportunidades de conhecer, viver e principalmente plantar uma semente que é o Marido Sanduíche.

Ficarei por volta de duas semanas sem escrever devido a minha volta ao Brasil, então neste período espero que todos os leitores me aguardem com grandes novidades para 2010. Desejo um ótimo ano novo, com muita saúde e paz.

Um grande abraço do Marido Sanduíche.

24 de dezembro de 2009

Pizza italiana a melhor do mundo

Hoje pretendo desmistificar algumas das maiores lendas que existem sobre as pizzas italianas. Fui o brigado a comer as mais diversas formas de pizza que vi pela frente, pois esse sacrifício é pensando em você leitor. Não é nada fácil ser o Marido Sanduíche!

Muitas pessoas que viajam para a Itália se decepcionam com as pizzas italianas, mas um dos meus lemas é estar sempre aberto aos verdadeiros sabores e não carregar comigo os sabores que tenho como padrão. O respeito à tradição e principalmente a cultura contribuem para aceitar a essência dos sabores locais. Posso dizer a vocês que a melhor pizza do mundo é a italiana. Se alguém disser a vocês que a pizza italiana não é boa, não acreditem. Se falarem que não tem queijo, bem, essa é a maior razão para não dar ouvidos aos falatórios.

Tive a oportunidade de experimentar todos os tipos de pizza, da massa fina a grossa, a redonda, a quadrada e a enrolada. Todas com muito queijo e muito molho de tomate como base, mas os recheios dependem da região onde você vai comer, comecei em Veneza, depois Florença até chegar a Roma.


 

Em Veneza encontrei uma pizzaria muito pequena, que só tinha lugares para consumir a pizza em pé, era uma pizzaria muito bacana. Havia uma vitrine expondo todos os tipos e sabores de pizzas que ali estavam para consumo. Você escolhe sua pizza, o atendente pega sua fatia e leva ao forno para esquentar. Comi uma com recheio de molho de tomate, queijo, ricota e espinafre e outra fatia de molho de tomate, queijo e muito fungui....hummm. A pizza era crocante com muito queijo uma delícia, maravilhosa.

Em Florença comi pizza em diversos pizzarias, mas privilegiei as pizzas quadradas. Os recheios foram diversos, mas destaco a de molho de tomate, queijo e copa, e a molho de tomate, queijo e salame uma loucura de boa. Essas pizzas quadradas possuem uma massa mais grossa, mas sempre crocantes. Tanto em Veneza quanto em Florença paga-se pelas fatias das pizzas um preço muito acessível em termos italianos, vi fatias de pizza por 1,5 euro.

Em Roma as pizzas são vendidas a quilo, é o maior festival de pizzas que você pode encontrar no mundo sem dúvidas. Em Roma privilegiei as pizzas com sabor marguerita, que não é a mesma que comemos no Brasil. E com um molho de tomate muito grosso e queijo muito queijo.

O mais incrível é que em cada esquina, a cada metro que você caminha encontra-se uma pizzaria, do restaurante mais renomado ao mais simples oferecem a opção de pizza em seus menus. Acho que certamente a partir de hoje as pizzas que eu fizer serão muito melhores das que eu fazia com uma quantidade infinita de ingredientes. Aprendi que as pizzas devem ter molho de tomate muito grosso e bem feito, queijo em abundância e algum outro complemento que combine com pizza. Nunca mais pizza de coração de galinha, ou estrogonofe, ou milho, ou algo desse gênero.
Espero que tenham gostado deste post.

Aproveito para desejar um Feliz Natal a todos e aproveitem à ceia!!! Para quem ainda não sabe o que comer, passem no blog das Avassaladoras Rio para darem uma olhada na minha coluna Planeta Miojo com uma dica fácil para a ceia de Natal.
Um grande abraço do Marido Sanduiche.




21 de dezembro de 2009

Vitrines Italianas

Uma das maiores surpresas na viagem à Itália foram as vitrines que encontrei. Meu Deus do céu, lá vem o Marido Sanduíche me confundindo novamente. Mas esse blog não é sobre gastronomia? Fiquem calmos meus leitores, não virei estilista, muito menos consultor de moda! Mas a Itália é tão chique e eles são tão gastronômicos que nos dão o privilégio de comer com os olhos através das vitrines dos restaurantes, das confeitarias ou das lojas especializadas em produtos de gastronomia.

A sensação que tive era que sempre estava com fome, ai as pessoas que me conhecem podem proferir em coro “mas tu ta sempre com fome”. Não espalhem pra ninguém, mas eu diria que é verdade, estou sempre com fome, ou pelo menos pensando em comida. O mais impressionante era que mesmo já tendo feito uma refeição, ao passar em frente a uma dessas vitrines lá vinha a vontade de comer novamente. É incrível a capacidade e a alegria com que os italianos tratam da comida.

A idéia não é fazer com que fiquem com ódio de mim ou que queiram me linchar na minha chegada ao Brasil, mas quero simplesmente que vocês possam ter um pouco da sensação que tive por lá, então vou descrever e apresentar as fotos que retratam um pouco essa relação entre as vitrines e a fome constante que desperta nas pessoas.

Começarei a falar das vitrines de pizza que encontramos por todos os lados em todas as formas, essas vem acompanhada com um cheirinho de lenha e de queijo. Basta começar a passear pelas ruas na Itália para ver que todo imaginário formado sobre as pizzas italianas ficam concretizadas na sua memória. Imagine uns 10 discos de pizza expostos em uma vitrine com uma apresentação de dar água na boca, claro você entra e come todas que agüentar. As pizzas terão um post exclusivo para elas.


Agora os chocólatras de plantão, o que falar de todas as variedades de chocolate que encontrei? Vou especificar somente um pouco e deixar vocês se deliciarem com as fotos. As trufas cobertas com cacau em pó, os chocolates com avelãs e amêndoas, os de 100% cacau, de frutas, em barras, bombons, enfim uma enormidade de variações sobre o mesmo tema. Só de escrever e me lembrar já dá saudade.


Existem as vitrines que deixam você literalmente vesgo, pois não sabemos para onde olhar, com tamanha variedade de produtos que estão expostos. Panetones, marrom glacês, chocolates, torrones, doces, frutas secas e cristalizadas. Nossa tudo em seu devido lugar, harmonizando um visual incrível, e é claro que neste momento já estou ficando com fome.

Para finalizar, as lojas especializadas em massas e produtos a fins. Estas são sem dúvidas as mais cheirosas, pois os temperos para massas e risotos fazem delas as mais enlouquecedoras para o olfato. O perfume de mangericão, pimentão seco e pimentas, dá aos lugares um destaque impressionante para o aumento da sensação de fome.


A conclusão que cheguei é que quero me tornar italiano..hehehehe. Brincadeira a parte, mas a quantidade destas lojinhas que vendem os mais diversos produtos é o sonho de qualquer pessoa que goste de cozinhar ou somente comer, no meu caso são os dois. Aproveitem as fotos para salivarem um pouquinho e não me roguem nenhuma praga, por favor...hehehehe.

Amanhã começo a postar sobre a saga da desmistificação das comidas italianas. Como primeiro post as melhores pizzas do mundo realmente são italianas.

Um grande abraço do Marido Sanduíche.



10 de dezembro de 2009

Rumo à Itália

Como escrever um post sem ter ido à Itália? Bem este post é para avisar que estarei indo para a Itália nesta sexta-feira dia 11 de dezembro. Não, ainda não sou o Jaime Oliver, mas vou com certeza desbravar todos os sabores que cercam a gastronomia italiana.

Procurarei experimentar as verdadeiras Pizzas italianas com muito molho de tomate e queijo e por cima um ótimo azeite de oliva hummmm já estou me babando.Estou com uma grande expectativa referente as pizzas, pois as que comemos no Brasil são totalmente descaracterizadas com uma montanha de ingredientes que não combinam com o verdadeiro sabor de uma pizza. Esperem que quando voltar darei relatos descrevendo tudo, mas tudo sobre o mundo maravilhoso das pizzas.

Outra grande expectativa que nutro é em relação às pastas italianas, pois onde o verdadeiro prato é com muito pouco molho privilegiando o grande sabor da pasta, que claro deverá estar ao dente hummmm. Pois pasta não deve ser comido tipo sopa, ou seja, boiando no molho.

E os risotos, nossa já posso até sentir o sabor, com o arroz durinho envolvido em manteiga e parmesão finamente ralado, que loucura. Os risotos são outro prato que deverei provar, pois adoro risoto e a tradição italiana é incrível em relação a este prato.

Por último os mais famosos gelados do mundo, de todas as formas e sabores, mesmo no frio serei obrigado a comer uns para relatar posteriormente aos meus leitores. Como faço sacrifícios pensando em vocês leitores.

Bem, portanto durante toda a próxima semana estarei em terras italianas primeiro Veneza, depois Florença e por último Roma. Não teremos nossos posts diários, mas será por uma ótima causa. Podem aguardar que no meu retorno teremos grandes posts para apresentar todos os sabores que encontrar pela Itália.

Um abraço a todos do Marido Sanduíche.



9 de dezembro de 2009

Batatas criativas

Sabe aquele dia que você vai ao supermercado faz um grande compra, chega em casa guarda tudo no armário e quando vai pensar na janta nada do que você comprou agrada. Um dia desses aconteceu isto comigo. Confesso que estava querendo fazer algo diferente, não queria ter muito trabalho, mas ao mesmo tempo queria alguma coisa saborosa, com uma cara de elaborado, pois sou adepto das invenções e experimentações na cozinha.

Não poderia fazer nada que demorasse, pois estava cansado, já era demasiado tarde e, principalmente, eu já estava com muita fome, que confesso que é quando saem as idéias mais malucas na minha cabeça. Pensei em fazer um prato parecido com o ratotuille, mas me faltavam alguns ingredientes e claro tempo para realizar a receita completa. Então pensei porque não fazer uma releitura deste prato utilizando ingredientes parecidos, mas inovando para dar dinâmica e rapidez ao prato.

Eu tinha comprado um saco grande de batatas então peguei umas cinco descasquei em meia lua e reservei em um pirex, depois peguei duas cebolas descasquei e cortei em meia lua também e coloquei junto às batatas. Havia uma lata de cogumelos na dispensa abri e coloquei com caldo por cima de tudo. Descasquei quatro dentes de alho e coloquei inteiro no pirex, cortei tomates cerejas ao meio e também coloquei junto aos outros ingredientes. Por último reguei tudo com azeite e lascas de manteiga, sal a gosto e pimenta do reino. Deixei no forno médio por volta de 35 min. O resultado foi magnífico, ficou extremamente saborosa, uma verdadeira delícia.



O perfume que ficou a cozinha foi incrível, pois a mistura da cebola, alho e cogumelos deram um toque fantástico ao prato e claro as batata absorveram todos estes sabores. O caldo que se formou a partir do azeite foi fundamental para o sucesso do prato.

O bacana destas experimentações na cozinha é a liberdade que se tem, pois a partir desta idéia pode-se enlouquecer e cada um dar seu toque pessoal. Como utilizar mais vegetais, colocar um vinho branco, alguma especiaria diferente, bem fica a critério de quem for fazer a receita. O importante é que não existem regras, só uma idéia base. Portanto quem quiser uma comidinha rápida, saborosa, e com uma cara de elaborada pode ter a certeza que este prato que apresentei aqui cumpre todos os requisitos. Este prato pode ser principal ou um belo acompanhamento. Então o que está esperando, mãos-a-obra!

Um abraço a todos do Marido Sanduíche.

7 de dezembro de 2009

Portugal: O mundo maravilhoso dos doces de ovos

O Marido Sanduíche adverte: Quem gosta de doces de ovos, deve ler o post com moderação. As descrições a seguir levarão você simplesmente à loucura! Convido a todos para entrar no mundo maravilhoso dos doces de ovos!

Mas antes de falar dos doces, tenho que fazer um breve comentário da diferença dos ovos daqui de Portugal para os que se consomem no Brasil. A gema aqui é de cor extremamente laranja dando um toque e sabor inigualável aos pratos. É um dos grandes diferenciais para o sucesso das receitas de doces portugueses.

A tradição portuguesa de doces de ovos remonta aos conventos, pois as freiras engomavam suas roupas com as claras dos ovos, logo sobravam as gemas, então as freiras foram desenvolvendo várias receitas dos doces de ovos a base de gema. Estes doces são chamados de doces conventuais.

Neste final de semana estive em Aveiro, a Veneza portuguesa, como é por aqui conhecida. A cidade de Aveiro tem uma Ria (canal com água do mar), que corta a cidade dando um charme especial a malha urbana local, uma bela cidadezinha do interior de Portugal. Quem tiver a oportunidade de viajar por Portugal dê uma passada por lá, nem que seja só para ir comer os tradicionais ovos moles, não irão se arrepender.

A cidade é repleta de Pastelarias (uma espécie de confeitaria), por cada rua que você caminha existe uma pastelaria. Eu sabia que a região era famosa pelos seus doces a base de ovos, mesmo sabendo desta tradição, foi incrível o que encontrei por lá. Sabe todo imaginário que nutrimos em relação aos doces portugueses? Podem continuar a nutrir esse imaginário, pois em Aveiro ele se materializa de uma forma muito saborosa e claro estética, tamanha beleza da apresentação dos doces.

O carro chefe destes doces são os ovos moles, vendidos em potinhos de diferentes tamanhos, podem vir em embalagens personalizadas de madeira ou em pratinho servidos na hora. Os doces de ovos moles ficam em grandes tachos que ficam nos balcões das Pastelarias, claro que são os mais requisitados de todos os doces que estão à venda. Os ovos moles é um creme laranja a base de gema e calda de açúcar, fica com uma textura aveludada e um perfume incrível. Mas dentro das inúmeras variedades de doces destaco os barquinhos de ovos, uma massinha folhada crocante recheada com os ovos moles, uma incrível combinação. As tortas são de pão-de-ló recheadas com ovos moles e cobertas de lascas de amêndoas, nossa sem palavras. E os pastéis de vouzelas são feitos com uma massa muito fina e enrolados com os ovos moles, lembra os pastéis de santa clara. Poderia ficar descrevendo o dia inteiro as variedades de doces que vi e experimentei por lá, mas infelizmente não posso.


 

Bem espero que todos tenham conseguido chegar ao final do post sem ter tido uma produção excessiva de saliva, ou um grande surto de vontade de comer doces portugueses. Espero que todos tenham gostado da dica de hoje.

Um grande abraço a todos do Marido Sanduíche.




4 de dezembro de 2009

Salada de Bacalhau e Grão de Bico

Já fazia um tempinho que não postava sobre meu peixe preferido, o bacalhau. Não sei se já estou ficando nostálgico com aproximação da data de retorno ao Brasil, mas o certo é que as saudades já estão batendo em relação a minha vida aqui em Portugal. Mas ainda falta um pouquinho, um pouco mais de um mês para o meu retorno, então vamos deixar a choradeira de lado e aproveitar até o último minuto.

Hoje vou apresentar uma salada de bacalhau com grão de bico, que fica incrível para ser apreciada com um bom vinho verde geladinho.
Vamos precisar de umas 300g de bacalhau demolhado e desfiado. Eu utilizo um vidro de grão de bico já pronto, mas recomendo cozer o grão para ter um melhor sabor no prato. Eu utilizo o grão de bico pronto pela falta de panela de pressão aqui na minha casa em Portugal. Vamos precisar de uma lata de cogumelos, ou podem ser frescos, também ficam ótimos.

Junta-se o bacalhau ao gão de bico e aos cogumelos e deixa-se na geladeira até ficar fresco. Separadamente prepara-se um molinho de azeite, alho amassado, pimenta do reino, e suco de um limão. Eu misturo tudo no pilão. Depois do molho pronto e da salada gelada, acrescento o molho e misturo bem para que o molho fique incorporado na salada.



O sabor que fica é incrível, pois o bacalhau e o grão de bico ficam harmonicamente perfeitos e o cogumelo dá o toque final e requintado do prato. Experimente adicionar aspargos também, ficam incríveis com esta combinação. Você pode servir como prato principal ou como entrada.

Pronto, como dizem os meus amigos portugueses, é só colocar em prática e se deliciar com esta explosão de sabores.

Um grande abraço do Marido Sanduíche.



3 de dezembro de 2009

Tortinha de batata recheada com queijo e cebola caramelada

Muitas pessoas dizem que sou um aficionado por televisão, mas não é verdade, ou melhor, não totalmente mentira. Só porque vejo todos os programas de gastronomia não quer dizer que seja um viciado em televisão, vocês não acham? Hum, pensando bem acho que até pode ser, mas não tem problema.

Estou passando por certa abstinência em relação a programas de gastronomia aqui em Portugal, pois é raro encontrar algum programa em canal aberto. Mas não tem problema, pois assim fico tentando aprimorar receitas que aprendi com meus amigos apresentadores. Ops! Agora com toda certeza vocês vão afirmar como assim, amigos apresentadores? Calma explico, é que como vejo muitos programas crio todo uma intimidade com os chefes ou gourmet. Pois ai quando vou realizar uma receita logo falo é do meu amigo Jaime Oliver, vai ver que é por isso que todos acham que estou ficando louco na cozinha.

Mas não vamos alongar muito esta conversa, pois hoje vou apresentar uma receita que aprendi em um programa chamado “Volta ao mundo em 80 Sabores”. Claro dei uma modificada, para ficar mais fácil e rápida de preparar.

Primeiro necessitamos de aproximadamente 4 batatas médias, queijo fatiado (pode ser mais de um tente mesclar um mais forte com um mais suave, fica incrível). Uma cebola média, azeite, sal, pimenta do reino, açúcar.

Descasque as batatas, lave-as e com a parte mais fina do ralador, você deve ralar todas as batatas. Depois de ralada pegue um pano limpo, abra e coloque as batatas raladas ali e torça o pano até sair praticamente todo o líquido que havia. Reserve.

Corte as cebolas em rodelas bem finas. Em um frigideira coloque azeite e deixe aquecer, quando estiver quente coloque a cebola e deixe dourar bem, depois coloque 2 colheres de sopa de açúcar e deixe até ficarem carameladas. Reserve.

Pegue uma frigideira e antes de colocar ao fogo besunte com azeite, divida as batatas raladas em dois e faça uma camada espessa no fundo da frigideira com as batatas raladas, polvilhe com sal a gosto, e com a pimenta do reino. Coloque os queijos por cima e as cebolas carameladas por cima do queijo. Com o restante das batatas, cubra tudo isto e leve ao fogo brando até a parte de baixo se desgrudar da frigideira, ai você vira e vá dando o ponto que você achar melhor. O importante é ir virando para cozer as batatas por completo.



Esta é uma receita muito rápida de ser feita e principalmente saborosa. Você pode usar sua imaginação com os recheios, basta ser criativo.
Espero que todos tenham gostado desta receitinha.


1 de dezembro de 2009

Barcelona – Desvendando o Mercat La Boqueria

Sou um aficionado por mercados públicos, pois considero verdadeiros templos de sociabilidade e principalmente templos gastronômicos. A sociabilidade está ligada a conversa e trocas de experiências que estes mercados propiciam aos seus freqüentadores, pois conversar com os atendentes das bancas considero uma enriquecedora experiência. Observar o movimento do mercado público, a forma como as pessoas se deslumbram e se fascinam com os alimentos é outro exercício ótimo que gosto de experimentar. Uma outra característica marcante dos mercados são seus cheiros, dos mais diversos se misturando harmonicamente entre temperos, presuntos, frutas, peixes. Impossível não ficar encantado com este universo gastronômico que os mercados públicos nos proporcionam.

Claro, mas a parte que mais gosto é observar os alimentos, as guloseimas que os mercados proporcionam. Tive o privilégio de ir conhecer o mercado público em Barcelona – Espanha, que se chama Mercat La Boqueria, confesso que não foi muito possível observar a sociabilidade do local, pois haviam centenas de turistas se acotovelando para poder comprar e observar as bancas que lá vendem os mais diversos produtos gastronômicos. O mercado está situado em uma das avenidas mais famosas de Barcelona a Rambla, por ali milhares de turistas passam diariamente e uma das paragens obrigatórias é o La Boqueria.

Composto por dezenas de bancas das mais diversas, o La Boqueria tem desde banca de frutos do mar vendendo camarões, lagostas, peixes, tudo muito fresco e com uma apresentação invejável.
Existem bancas especializadas em cogumelos, isto sim é fantástico, pois existem variedades incríveis destes cogumelos, que são verdadeiras iguarias a serem contempladas e principalmente degustadas.



As bancas de frutas não menos importantes são coloridas e com frutas diferenciadas, nestas bancas geralmente são vendidas saladas de frutas em pequenos potinhos com frutas da época. Posso dizer que vendem muito destas saladas, fresquinhas e com ótimo aspecto.
Outras bancas que fazem o maior sucesso são as dos frutos secos, do damasco a tâmara, dos figos as ameixas, muitas nozes e avelãs um mar de variedades de deixar qualquer um maluco.
Os vegetais e legumes como os aspargos brancos e verdes, tomates dos mais variados tamanhos e vagens, rúculas, rabanetes tudo esteticamente bem determinado nas bancas.



Esta é para os chocólatras de plantão, uma banca inteirinha com chocolates artesanais, incrível o perfume e o visual destes chocolates, confesso que classifiquei esta banca entre as melhores. Isso que não sou um chocólatra inveterado, mas a banca era fantástica, claro que era a mais concorrida das bancas, mesmo com seus preços astronômicos para tristeza da Marina, minha chocólatra preferida.



Bem existem muitas matérias na internet em relação ao mercado, quem gostou de post de hoje pode se esbaldar procurando notícias e fotos sobre o La Boqueria.

Abraço a todos do Marido Sanduíche.