18 de setembro de 2009

Bacalhau em Portugal!

Quando se pensa em alguma comida tipicamente portuguesa no que você imagina? Claro o famoso e saboroso e delicioso bacalhau! Não me canso de escrever sobre este prato, nem do comer também. Existem muitos tipos de pratos com este peixe seco com aspecto estranho e com um perfume que não é lá muito agradável, mas para completar o bacalhau envolve grandes mistérios em sua existência. O mais clássico é: Alguém já viu cabeça de bacalhau? Todos juntos em coro diriam que não! Mas se existe bochecha de bacalhau é porque saiu da cabeça certo? Certíssimo, pois a bochecha do bacalhau é uma das partes mais saborosas e caras do bacalhau, logo é uma iguaria requintada que poucas pessoas conhecem, mas que se encontra em supermercados aqui.

Umas das especialidades dos portugueses é o Bacalhau a Braz, uma harmonia perfeita entre os seus ingredientes contemplando o sabor com a simplicidade. São iscas de bacalhau envolto em cebola bem fritinha e com um sabor adocicado, misturado a ovos batidos e uma porção de batatas fritas, finalizando com azeite de oliva e azeitonas pretas hummmmm!!!!! Uma delícia de prato.

Um outro prato clássico é o bacalhau à moda do Porto, esse sim a majestade o imperador, o rei dos pratos portugueses, imaginem um lombo de bacalhau grande e bem branquinho, assado no forno ou grelhado no carvão, este meu preferido claro, coberto com muito azeite de oliva cebolas assadas e batatinhas igualmente assadas.


Existem ainda diversos pratos feitos com o bacalhau como o com natas, que é o preferido da Marina. Este infelizmente não detenho fotos, mas não será uma tarefa difícil consegui-las hehehehe! É um bacalhau desfiado temperado com cebola, alho e misturado com nata e levado ao forno até gratinar por completo. Existe ainda o bacalhau espiritual com cenoura, o bacalhau com espinafre etc, etc, etc, etc, etc, etc e tal!!!!!!

A partir do próximo domingo dia 20 chegará a Lisboa a grande malta do Brasil. Malta aqui em Portugal significa “galera” hehehe!A malta que vai chegar começa pelo meu irmão Xandi e minha cunhada Carla, meu grande amigo Maroca (para reforçar a embaixada gremista na Europa) e sua esposa Michele. Na terça-feira a malta fica completa com meus padrinhos Lula e Mirian. Lisboa vai tremer!!!! Vai ser ótimo ter todos conhecendo um pouquinho de onde moro e matando a saudade, além de comendo todos esses tipos de bacalhau que descrevi.

Por motivos de força maior estarei junto a eles pesquisando mais profundamente os sabores portugueses. Isto significa que provavelmente não irei postar meus escritos diariamente, mas será por uma boa causa.


Um ótimo final de semana a todos!



16 de setembro de 2009

Lombo de Pescada em cama de aspargos. Ou simplesmente uma declaração de amor!

No último dia 30 de agosto tive o privilégio de comemorar meu primeiro ano de casado. Nossa que orgulho! Muito mais do que festejar um ano de casamento eu comemoro e celebro a mulher que amo. Resolvi fazer um prato para celebrar esta data.

O que fazer de especial para a pessoa mais especial que conheço? Bem não foi fácil. O prato teria que ser como ela, uma mulher delicada, inteligente e linda! Logo eu pensei: delicado somente o sabor de um peixe me daria isto, inteligente seria unir o sabor do limão com o do mel e linda seria a apresentação do prato. Não foi fácil, mas uma tarefa muito boa. Acredito que tenha conseguido, pois minha degustadora oficial aprovou com louvor.

Com tudo isto, quero declarar o quanto me orgulho de estar casado com uma pessoa tão especial e claro poder proporcionar pratos para ela. Não sou nenhum chefe de cozinha, longe disso, mas tenho o principal para continuar cozinhando que é o amor que recebo da Marina. Por ser muito feliz quero compartilhar com todos os leitores esta receita.


4 Postas de lombo de pescada (ou qualquer peixe mais rígido que agüente ser grelhado)

1 vidro de aspargos

2 limões Sicilianos

Azeite

Sal

Alcaparras

Pimenta do reino

2 Colheres de Mel

1 copo de água quente


Rale um limão. Tempere o pescado com sal, pimenta do reino e as raspas de limão e reserve. Em uma frigideira pré-aquecida grelhar o peixe dos dois lados até ficarem dourados. Após grelhados coloque-os em um refratário e ponha por 15 minutos no forno a 180º.


Molho

Esprema os limões e faça um suco. Na mesma frigideira que você dourou os peixes, coloque o suco de limão e deixe dar uma reduzida, após coloque as duas colheres de mel mexa sem parar, regulando com um pouco de água quente. Acrescente uma pitada de sal e as alcaparras.


Montagem

Faça em um prato uma caminha com os aspargos e disponha o peixe grelhado por cima. Acrescente o molho por sobre o peixe. Pronto!

Pode acompanhar com arroz branco ou batatas no vapor!

15 de setembro de 2009

Cervejas da República Tcheca!

Hoje escreverei sobre as cervejas que bebi na República Tcheca que realmente são ótimas e saborosas.

Já ouviram aquela expressão “aquele povo bebe cerveja como se fosse água” olha que a pessoa que proferiu este ditado estava mais do que correta. Nunca vi um povo beber tanto quanto os tchecos e olha que os portugueses bebem muito também por aqui. Não tem hora para beber pode-se começar as 9 horas da manhã em alguma barraquinha e terminar lá pelas 2 horas da madrugada. As cervejas são servidas em copos de 500 ml. Em média um copo de cerveja é mais barato que água, pelo menos nos lugares para turista.

A cerveja da República Tcheca é muito forte seu teor alcoólico chega a medir em algumas cervejas 13º, 15º, 16º de álcool. A cerveja tem um sabor muito forte e que ultrapassa nossas cervejas mais famosas como Boêmia e Serra Malte, estas ficam fraquinhas perto das cervejas da República Tcheca. O duro vai ser que encarar na volta uma Polar, só de lembrar já sinto saudades das cervejas tchecas.

Acredito que o sucesso de suas cervejas estão ligadas as suas riquezas minerais, pois a Republica Tcheca é famosa pelas reservas de águas minerais que fazem toda a diferença para a produção das cervejas.

Fui obrigado a beber muito por lá, mas não porque queria, mas resignado a conhecer os sabores destas cervejas para posteriormente poder informar meus leitores, uma dura tarefa em prol de vocês.

Pude observar no supermercado as mais diferentes variedades de cervejas com os mais variados tamanhos de garrafas. Uma coisa maluca foi encontrar uma garrafa pet de cerveja com 2 litros.

Algumas pessoas devem estar pensando nossa que informações mais vagas, mas é que não sou mestre cervejeiro hehehehehe! Não posso dar informações técnicas e muito menos aventurar-me a fazer isto, não sou louco!

Segue as fotos das marcas das cervejas mais vendidas por lá!


Bem por hoje era isto!

Amanhã apresento mais uma receita. Medalhão de pescado com alcaparras em cama de aspargos! Hummmm ficou ótima esta receita aguardem!

11 de setembro de 2009

Pizza Frita!!!!l

Não quero que meus leitores imaginem que começarei esta postagem dizendo que a melhor pizza do mundo é a de Praga, ou ainda, o melhor bacalhau que já comi fica na França e o melhor espaguete na Espanha, e por fim o melhor joelho de porco em Portugal. Claro que não cometerei essas heresias gastronômicas neste blog, até porque isso seria desrespeitar a essência cultural destes países.

Hoje vou escrever sobre a pizza que comi em Praga, seguindo as postagens de comidas de rua na República Tcheca. Na mesma praça onde comi as lingüiças assadas na brasa, existiam algumas outras barraquinhas vendendo comidas, eis que encontro uma de pizza, até ai tudo bem. A surpresa foi quando percebi que essa pizza era frita, mas como assim? Então era pastel aberto! Essa é uma pergunta de nosso mascote Maridinho Sanduíche, através da voz da Marina. Vou explicar para todos agora.

Imaginem um pizzaiolo abrindo uma massa de pizza, na minha frente, fico observando e procurando o forno claro, mas não encontro. Este rapaz pega a massa e coloca em óleo bem quente e frita, fico achando que enlouqueci. Mas ai, eu e Marina resolvemos encarar pelo cheirinho que vinha da barraquinha. Nossa essa vida de blogueiro de gastronomia é realmente estafante, ter que ficar comendo e experimentando tudo, não é fácil. Pedimos uma pizza para cada, a pizza tem cerca de 30 cm de diâmetro, a pessoa que serve faz tudo na hora. Pega essa massa frita, depois de pronta, coloca uma pasta de alho em toda a pizza, molho vermelho e queijo por cima e serve, nada de forno para derreter o queijo, ele derrete com o calor da massa. Incrível um pizza deliciosa, crocante e com sabor realmente de pizza! Nunca imaginei que daria certo esta combinação de pizza frita, mas deu. Ah, lembram do alho? O alho é muito forte, tenho a certeza que estou exalando até agora, coitadinha da Marina, mas também estou imune da gripe A pelos próximos 5 anos.

Amanhã finalmente as cervejas!!!! Cervejeiros de plantão aguardem as descrições!!!!

Uma ótima sexta-feira!



9 de setembro de 2009

Especialidades de Praga!!

Como havia dito na postagem anterior hoje começo a escrever sobre as comidas que tive oportunidade de experimentar em Praga, ou seja, hoje vocês saberão por que tenho apelido de incinerador hehehehe!

Uma das atrações gastronômicas de Praga são suas comidas de rua, onde podemos encontrar diversas barraquinhas vendendo comidas. Encontrei comida judaica, pizza frita (que terá uma postagem especial para esta iguaria), churrasco de porco e as famosas lingüiças. Nunca imaginei encontrar tantas variedades de lingüiça em Praga, pois sabia que tinha, mas não com tantas opções, realmente foi uma verdadeira surpresa. No supermercado existe um balcão enorme com um açougueiro só para servir as mais diversas formas deste embutido, é incrível a quantidade que tive a oportunidade de ver.

O consumo das lingüiças e das salsichas se dá a qualquer hora. Eu e Marina saíamos cedo para caminhar por volta das 9h30min já estávamos passeando, foi quando observamos que havia um tumulto de pessoas, chegamos perto e para nossa surpresa era uma barraquinha de cachorro quente, na qual os Tchecos estavam comendo àquela hora, virei pra Marina e disse: Meus Mestres!!!!!!!! Ficamos impressionados com o consumo de lingüiça e salsicha que se come por lá. Mas não é muito difícil saber por que se consome tanto embutido, realmente eles são especialistas no assunto.

Comecei light minhas aventuras com os cachorros quentes Tchecos, mesmo sabendo e confiando em meu potencial, comi um que tinha uma lingüiça mais leve, pouca pimenta, pouco alho. As lingüiças são assadas em uma churrasqueira e o fogo é feito com lenha, dando um saboroso ar defumado a estas lingüiças. O pão fica ao lado deste fogo somente pegando o calor, por conseqüência fica crocante e com gostinho de churrasco.

Imaginem um pão que parecia uma baguete com aproximadamente 20 cm e uma lingüiça maior ainda que saía pelas laterais do pão. Mas como não posso negar a fama, parti para o sacrifício sem medo de ser feliz, nossa uma delícia de dar água na boca só de lembrar huuuuuummmmm! Um componente obrigatório para estes cachorros quentes são as mostradas escuras, muito saborosa e nada picante, uma união perfeita de sabor.

Como havia iniciado com um cachorro light, resolvi no outro dia pegar mais pesado, em outro tipo de barraquinha que existe em Praga, uma espécie de quiosque muito limpo como todos as outras, diga se de passagem, resolvi experimentar uma versão mais local dos cachorros quentes. Vocês devem estar com medo, não é? E devem mesmo, pois realmente peguei pesado! Nestes quiosques existe uma variedade muito maior de lingüiça e salsicha do que as barraquinhas onde comi o primeiro cachorro. Aqui as lingüiças são feitas na chapa e não na brasa. Parti para o ataque sem medo e sem piedade, sabiam quais seriam as conseqüências, mas para quem é acostumado comer na saída do jogo de futebol encara qualquer coisa. Havia uma espécie de buffet de lingüiças de todos os tamanhos e tipos.

Pedi a lingüiça mais cara, com um aspecto escuro, lembrava uma morcela preta, sem imaginar o que viria pela frente. Pedi para colocar mostarda, a moça que me atendia já estava me entregando quando pedi os complementos, ela me olhou com um ar de descrédito, mas eu banquei! Quero as cebolas e o chucrute, nossa quase fui aplaudido em pleno calçadão da avenida mais movimentada de Praga!! Como um turista encara uma iguaria típica Tcheca e ainda com nossos preciosos elementos distintivos, deve ter pensado a vendedora. Imagino que isso seja uma barreira entre turistas e locais, mas ela não tinha a menor idéia que eu era o Marido Sanduíche, o homem destemido. A primeira mordida senti uma espécie de calor e calafrio em todo o corpo, comecei a suar na testa, acho que foi nesta hora que rolou a primeira lágrima. A lingüiça era feita, acredito eu, de pimenta e alho, com um leve toque de porco, mais bem no fundo, pois minhas papilas degustativas queimaram na hora de distinguir se havia porco mesmo hehehehe.

Tirando a brincadeira era uma combinação perfeita dos ingredientes, realmente uma delícia, um sabor incrível. Há não posso esquecer, na noite deste dia, houve um clarão muito forte na cidade que iluminou toda Praga! O que deve ter acontecido? Hehehehehe.

Uma ótima quarta-feira!

8 de setembro de 2009

Comidas de rua em Praga – República Tcheca.

Na semana passada eu e a Marina fomos comemorar nosso primeiro ano de casados em Praga, pouco chique!!!!! Escolhemos este país por sua história e por sua cultura. Estudamos muito sobre a capital da República Tcheca, mas apesar de termos buscado muitas informações, a surpresa foi muito grande com o que encontramos por lá! Uma das cidades mais fantásticas que já conhecemos.

É uma cidade romântica, linda, iluminada, colorida, cultural e principalmente gastronômica. Iniciarei hoje uma série de postagens contando histórias sobre as comidas e das cervejas de Praga, mas especificamente das comidas de rua que foram nosso prato principal.

Chegamos a Praga no sábado dia 29 de agosto pela noite, fomos direto para o nosso Hostel descansar. No dia seguinte já descansados, saímos para explorar a cidade de Praga. Foi amor à primeira vista! Entramos em uma das principais avenidas da cidade chamada Naródine (lá tudo é Naródine, que significa República) uma rua com muito comércio e um imenso calçadão. Mas eu não tinha a menor idéia do que estava por vir, seguimos nosso passeio, conhecemos umas das portas da cidade velha com uma bela torre que fica ao lado da prefeitura de Praga. Continuamos nossa caminhada passando por essa porta, ficamos estarrecidos com as informações nas placas turísticas, pois não entendíamos nada, mais nada mesmo do que estava escrito nelas, na verdade eu acredito que nem os Tchecos entendam de verdade essa língua, cá pra nós eles devem fingir só para deixar os turistas perdidos hehehehe.

Bem, mas o mais chocante não foi as placas mais o que encontraríamos diante dos nossos olhos na praça principal da cidade velha em Praga!!! Imaginem eu e a Marina chegando nessa praça, paramos boquiabertos, ficamos alguns segundos observando como se estivéssemos perante uma obra de arte, paralisados, nós olhamos e falamos: Meu Deus do céuuuuuuuuuuuuu! Vocês devem estar pensando, nossa devia ser realmente linda a praça. Claro a praça era fantástica, mas o que realmente nos paralisou foi a fumaça que saia do entorno da praça. Como assim? Bem é muito fácil de deduzir agora, havia uma dúzia de barraquinhas fazendo churrasco de lingüiça e para nossa surpresa com lenha. Aquela fumaça parecia uma sinfônica muito bem orquestrada por um maestro Tcheco, o perfume que saia parecia francês da melhor qualidade, como poderíamos nós imaginar que o pampa gaúcho estava personificado nas praças de Praga, através de barraquinhas de madeira com churrasqueiras em suas fachadas.

Ali me deu vontade de sentar e chorar muito!!!!! Falei a Marina que queria pedir asilo político, pedir nacionalidade tcheca, mesmo nunca tido ninguém na minha família que tivesse sequer um mísero DNA tcheco. Senti-me em casa, integrado, mesmo que a língua fosse um empecilho, nada que uns 10 ou 15 anos não me fizesse estar integrado com esse pormenor.

Nessas barraquinhas no estilo acampamento farroupilha, são feitas as mais diversas variedades de lingüiças e salsichas sobre um braseiro de lenha, assim como pernil de porco inteiro no rolete, uma coisa incrível, maravilhosa. Posso dizer que comi o melhor e mais saboroso “salchipão” da minha vida rsrsrsrsr!

Bem amanhã conto como são essas lingüiças os sabores e seus acompanhamentos.

Que todos tenham um ótimo dia!

7 de setembro de 2009

Resultado da eleição do Maridinho Sanduíche!

Olá a todos, espero que estejam com saudades do blog ativo, pois estive afastado por motivos de recesso de viagem, que vida dura!!! Mas não pensem que fui viajar e não pensei em todos os leitores deste blog, trabalho duro para poder informar a todos sobre tudo. Imagine ter que comer coisas novas, experimentar comidas diferentes, beber cerveja gelada, nossa não é fácil, praticamente é um sacrifício que faço pensando nos leitores. Estive fazendo pesquisa de novos sabores e curiosidades para o blog. Durante essa semana estarei escrevendo sobre os sabores que encontrei na República Tcheca, assim como suas famosas cervejas.

Mas hoje dedico a postagem exclusivamente para apresentar os resultados das eleições do nosso mascote. Após um final de semana fazendo o escrutínio das urnas eleitorais, contando e recontando os 145 votos, com uma dura fiscalização eleitoral, eis que temos o nosso novo mascote Maridinho Sanduíche. Com 70 votos o vencedor foi o número 3. A partir de hoje o Maridinho Sanduíche irá estar presente em todas as postagens do blog, no final de cada texto. Ele será o representante máximo do nosso blog, podendo opinar, criticar e elogiar o andamento do blog, que coisa, será que estou ficando esquizofrênico, já não sei mais quem sou hehehehehe!

Bem espero que todos retomem as leituras das postagens.